RPA: Meus processos são automatizáveis?
O uso de tecnologias como o RPA deverá apoiar negócios que buscam conquistar redução de custo e aumento de produtividade por meio da automação, como falamos muito nesse artigo aqui!
Mas hoje, queremos focar em um ponto que gera muitas dúvidas: como saber se meus processos são automatizáveis?
Primeiramente, a principal diferença entre uma organização automatizada para uma empresa tradicional é a abordagem dela quanto ao uso da automação. A primeira, adota uma abordagem proativa, enquanto a segunda é reativa.
Nitidamente, empresas com abordagens proativas colocam a automação em primeiro lugar porque sabem que os benefícios podem ser muitos:
- Reduzir a possibilidade de erros humanos;
- Aumentar a produtividade das equipes e tarefas;
- Prover qualidade nos dados gerados;
- Aumentar a satisfação do usuário com redução/eliminação de trabalho repetitivo;
- Priorizar atividades de alto valor ao negócio;
- Aumentar a disponibilidade das empresas;
- Melhorar a comunicação (Ex. Controlar agenda e de contatos com clientes e enviar, mensagens automáticas, oferecendo produtos ou alertando sobre promoções);
- Aumentar a valorização do colaborador.
Mas por que você deve automatizar seus processos?
Os motivos são muitos, mas podemos pensar em pelo menos três indicadores de sucesso que podem te ajudar a tomar essa decisão:
- FTE Saving; comparação das horas trabalhadas vs. a jornada esperada
- ROI: percentual de retorno do investimento em relação aos custos iniciais
Com isso em mente, confira como auxiliamos a Urbano Alimentos a garantir 192,59% de ROI nos primeiros dois anos de parceria!
Agora vamos ao que interessa: como saber se o processo em mente é robotizável?
Primeiramente, é preciso ter em mente o que um robô (RPA) é capaz ou não de executar de maneira eficaz. Algumas atividades podem ser:
- Tarefas repetitivas em geral
- Alimentação de sistemas de clientes e fornecedores
- Integração de sistemas
- Extração de informações de sistemas externos para abastecimento do sistema interno
- Navegação em sistemas web
- Gerenciamento de eventos
- Envio e recebimento de e-mails
- Captura de documentos para posterior transformação em dados estruturados
E essas são apenas algumas atividades que um RPA pode executar. Segundo a McKinsey 30% das tarefas executadas atualmente nas organizações são operacionais e então poderiam ser automatizadas. Em concordância, o Gartner aponta que até 2021 (já estamos no segundo semestre hein?!) 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo apoiado por RPAs.
Assim, separamos alguns insights para ter em mente quando em dúvida sobre se o seu processo é realmente automatizável:
- Este processo é escalável, ou irá ajudar na escalabilidade geral do seu negócio?
Se sim, com o uso de ferramentas de RPA, será possível escalar o seu negócio sem precisar aumentar a sua equipe. - Esse processo poderia acontecer de maneira contínua (24/7)?
Se a resposta for sim, aposte na automação! Afinal, robôs conseguem trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ou seja: já pensou que ao deixar a extração de informações necessárias para um relatório sendo processadas durante a noite, ao chegar de manhã, seu analista pode se concentrar em analisar e buscar estratégias em cima dos dados, ao invés de trabalhar em planilhas! - Você precisa reduzir os custos de um determinado processo?
É possível sim reduzir custos ao automatizar certos processos. Afinal, a eliminação do erro humano e a possibilidade de trabalho 24/7 são alguns indícios de economia que podem ser alcançados com o uso de RPA. - O processo tem um alto volume de dados e diferentes aplicações?
Realizar atividades complexas com alto volume de dados de forma eficaz não é algo simples. Os colaboradores acabam desmotivados e em determinando momento, o resultado pode cair. Assim, esse seria mais um caso para empregar o RPA, garantindo que as atividades serão realizadas simultaneamente em alta velocidade e com a possibilidade de erro humano descartado. - Acredita que poderia otimizar o uso dos seus colaboradores para tarefas analíticas e criativas?
Esse é um ponto fundamental para equipes que desejam ter seus processos automatizados. Isso porque, muitas vezes, as pessoas acreditam que a robotização virá para tirar pessoas do mercado de trabalho. Muito pelo contrário as automatizações vêm para dar espaço para que as pessoas tenham tempo de se dedicar e atuar nas atividades estratégicas, analíticas e criativas, que são as mais nobres para a aceleração do seu negócio.
Então se você está buscando por esse tipo de otimização para o seu time, a automatização de processos é o caminho.
Um estudo global da Protiviti/ESI ThoughtLab demonstrou que 22% dos respondentes acreditam que o principal benefício da automatização é trazer maior produtividade para os colaboradores e que, inclusive, a implementação de RPA pode trazer ainda mais velocidade para o processo comercial, aumento as receitas da organização.
E talvez você esteja se perguntando: em que áreas posso utilizar a automação de processos?
A boa notícia? Em todas! O RPA tem sido utilizado nos mais diversos setores. Com certeza você tem contato com algum tipo de bot e nem percebe. Por isso separamos as áreas que mais tem atuado com a automatização de processos:
- Fiscal e Financeiro;
- Crédito e Cobrança;
- Contas a Pagar;
- Tributário;
- Facilities;
- Transporte e Logística;
- Jurídico;
- Hospitais e Laboratórios;
- RH – Recursos Humanos;
- Back Office;
- CSC e BPO;
- Viagem.
E agora? Por onde começar?
Antes de prosseguir com a automatização, é necessário entender em qual nível de maturidade de automatização a sua empresa se encontra. Assim, é essencial contar com uma parceria que te apoie nesse momento.
Aqui na AMcom, o desafio do cliente é o nosso produto. Desta forma, os seus desafios estão no centro de todas as interações, do início à entrega. Os resultados que temos gerado em nossos clientes são prova disso: desde a otimização de custos, o aumento da produtividade e receitas e a melhora da experiência dos usuários internos ou externos até a geração de uma significativa contribuição para a inovação contínua.
Estamos há 24 anos, conectando pessoas à tecnologia para transformar vidas. Assim, atuamos do core ao digital, para entregar a agilidade e competitividade que os negócios precisam para navegar neste mundo digital, gerando escalabilidade estratégica e tecnológica.
E é claro que fazemos isso ajudando nosso cliente a definir e planejar soluções tecnológicas para o seu negócio, criando e implementando aplicações customizadas, integradas e multi-tecnológicas. Afinal, sabemos que é assim que se ganha escala e para acelerar e gerar ganhos rápidos nos projetos mais estratégicos, mantendo e evoluindo sistemas essenciais, com foco na experiência do usuário.
E não paramos por aí! Somos uma consultoria estratégica em RPA, especializada em escalar operações, com experiência em implementação, suporte e governança. Confira um pouco do que podemos fazer por negócios que buscam a digitalização por meio da automação:
A importância das pessoas no processo de automatização:
Pessoas, processos e resultados! A visão da AMcom sobre a hiperautomação está diretamente ligada ao aumento de produtividade, diminuição de custos e melhoria do engajamento dos colaboradores.
Isso porque quando as pessoas estão concentradas em atividades inerentemente humanas, criativas e analíticas, tendem a se sentir verdadeiramente contribuindo com o propósito organizacional, do seu time ou da sua área. Os processos, por sua vez, quando automatizados, liberam as pessoas daquilo que mais tomam seu tempo e menos geram valor: tarefas repetitivas. E, como resultados, o RPA entrega uma série de benefícios ao seu time.