RPA: seus processos são automatizáveis?

RPA: Meus processos são automatizáveis?

O uso de tecnologias como o RPA deverá apoiar negócios que buscam conquistar redução de custo e aumento de produtividade por meio da automação, como falamos muito nesse artigo aqui!

Mas hoje, queremos focar em um ponto que gera muitas dúvidas: como saber se meus processos são automatizáveis?

Primeiramente, a principal diferença entre uma organização automatizada para uma empresa tradicional é a abordagem dela quanto ao uso da automação. A primeira, adota uma abordagem proativa, enquanto a segunda é reativa.

Nitidamente, empresas com abordagens proativas colocam a automação em primeiro lugar porque sabem que os benefícios podem ser muitos:

  1. Reduzir a possibilidade de erros humanos;
  2. Aumentar a produtividade das equipes e tarefas;
  3. Prover qualidade nos dados gerados;
  4. Aumentar a satisfação do usuário com redução/eliminação de trabalho repetitivo;
  5. Priorizar atividades de alto valor ao negócio;
  6. Aumentar a disponibilidade das empresas;
  7. Melhorar a comunicação (Ex. Controlar agenda e de contatos com clientes e enviar, mensagens automáticas, oferecendo produtos ou alertando sobre promoções);
  8. Aumentar a valorização do colaborador.

Mas por que você deve automatizar seus processos?

Os motivos são muitos, mas podemos pensar em pelo menos três indicadores de sucesso que podem te ajudar a tomar essa decisão:

  1. FTE Saving; comparação das horas trabalhadas vs. a jornada esperada
  2. ROI: percentual de retorno do investimento em relação aos custos iniciais

Com isso em mente, confira como auxiliamos a Urbano Alimentos a garantir 192,59% de ROI nos primeiros dois anos de parceria!

Agora vamos ao que interessa: como saber se o processo em mente é robotizável?

Primeiramente, é preciso ter em mente o que um robô (RPA) é capaz ou não de executar de maneira eficaz. Algumas atividades podem ser:

  • Tarefas repetitivas em geral
  • Alimentação de sistemas de clientes e fornecedores
  • Integração de sistemas
  • Extração de informações de sistemas externos para abastecimento do sistema interno
  • Navegação em sistemas web
  • Gerenciamento de eventos
  • Envio e recebimento de e-mails
  • Captura de documentos para posterior transformação em dados estruturados

E essas são apenas algumas atividades que um RPA pode executar. Segundo a McKinsey 30% das tarefas executadas atualmente nas organizações são operacionais e então poderiam ser automatizadas. Em concordância, o Gartner aponta que até 2021 (já estamos no segundo semestre hein?!) 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo apoiado por RPAs.

Assim, separamos alguns insights para ter em mente quando em dúvida sobre se o seu processo é realmente automatizável:

  • Este processo é escalável, ou irá ajudar na escalabilidade geral do seu negócio?
    Se sim, com o uso de ferramentas de RPA, será possível escalar o seu negócio sem precisar aumentar a sua equipe.
  • Esse processo poderia acontecer de maneira contínua (24/7)?
    Se a resposta for sim, aposte na automação! Afinal, robôs conseguem trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ou seja: já pensou que ao deixar a extração de informações necessárias para um relatório sendo processadas durante a noite, ao chegar de manhã, seu analista pode se concentrar em analisar e buscar estratégias em cima dos dados, ao invés de trabalhar em planilhas!
  • Você precisa reduzir os custos de um determinado processo?
    É possível sim reduzir custos ao automatizar certos processos. Afinal, a eliminação do erro humano e a possibilidade de trabalho 24/7 são alguns indícios de economia que podem ser alcançados com o uso de RPA.
  • O processo tem um alto volume de dados e diferentes aplicações?
    Realizar atividades complexas com alto volume de dados de forma eficaz não é algo simples. Os colaboradores acabam desmotivados e em determinando momento, o resultado pode cair. Assim, esse seria mais um caso para empregar o RPA, garantindo que as atividades serão realizadas simultaneamente em alta velocidade e com a possibilidade de erro humano descartado.
  • Acredita que poderia otimizar o uso dos seus colaboradores para tarefas analíticas e criativas?
    Esse é um ponto fundamental para equipes que desejam ter seus processos automatizados. Isso porque, muitas vezes, as pessoas acreditam que a robotização virá para tirar pessoas do mercado de trabalho. Muito pelo contrário as automatizações vêm para dar espaço para que as pessoas tenham tempo de se dedicar e atuar nas atividades estratégicas, analíticas e criativas, que são as mais nobres para a aceleração do seu negócio.

Então se você está buscando por esse tipo de otimização para o seu time, a automatização de processos é o caminho.

Um estudo global da Protiviti/ESI ThoughtLab demonstrou que 22% dos respondentes acreditam que o principal benefício da automatização é trazer maior produtividade para os colaboradores e que, inclusive, a implementação de RPA pode trazer ainda mais velocidade para o processo comercial, aumento as receitas da organização.

E talvez você esteja se perguntando: em que áreas posso utilizar a automação de processos?

A boa notícia? Em todas! O RPA tem sido utilizado nos mais diversos setores. Com certeza você tem contato com algum tipo de bot e nem percebe. Por isso separamos as áreas que mais tem atuado com a automatização de processos:

  • Fiscal e Financeiro;
  • Crédito e Cobrança;
  • Contas a Pagar;
  • Tributário;
  • Facilities;
  • Transporte e Logística;
  • Jurídico;
  • Hospitais e Laboratórios;
  • RH – Recursos Humanos;
  • Back Office;
  • CSC e BPO;
  • Viagem.

E agora? Por onde começar?

Antes de prosseguir com a automatização, é necessário entender em qual nível de maturidade de automatização a sua empresa se encontra. Assim, é essencial contar com uma parceria que te apoie nesse momento.

Aqui na AMcom, o desafio do cliente é o nosso produto. Desta forma, os seus desafios estão no centro de todas as interações, do início à entrega. Os resultados que temos gerado em nossos clientes são prova disso: desde a otimização de custos, o aumento da produtividade e receitas e a melhora da experiência dos usuários internos ou externos até a geração de uma significativa contribuição para a inovação contínua.

Estamos há 24 anos, conectando pessoas à tecnologia para transformar vidas. Assim, atuamos do core ao digital, para entregar a agilidade e competitividade que os negócios precisam para navegar neste mundo digital, gerando escalabilidade estratégica e tecnológica.

E é claro que fazemos isso ajudando nosso cliente a definir e planejar soluções tecnológicas para o seu negócio, criando e implementando aplicações customizadas, integradas e multi-tecnológicas. Afinal, sabemos que é assim que se ganha escala e para acelerar e gerar ganhos rápidos nos projetos mais estratégicos, mantendo e evoluindo sistemas essenciais, com foco na experiência do usuário.

E não paramos por aí! Somos uma consultoria estratégica em RPA, especializada em escalar operações, com experiência em implementação, suporte e governança. Confira um pouco do que podemos fazer por negócios que buscam a digitalização por meio da automação:

automação amcom

A importância das pessoas no processo de automatização:

Pessoas, processos e resultados! A visão da AMcom sobre a hiperautomação está diretamente ligada ao aumento de produtividade, diminuição de custos e melhoria do engajamento dos colaboradores.

Isso porque quando as pessoas estão concentradas em atividades inerentemente humanas, criativas e analíticas, tendem a se sentir verdadeiramente contribuindo com o propósito organizacional, do seu time ou da sua área. Os processos, por sua vez, quando automatizados, liberam as pessoas daquilo que mais tomam seu tempo e menos geram valor: tarefas repetitivas. E, como resultados, o RPA entrega uma série de benefícios ao seu time.

Entre em contato conosco e saiba como levar esses resultados e benefícios para os seus times!

Deixe seu comentário

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.