Reformulação de um aplicativo legado | Coamo

Cenário

Coamo é uma grande cooperativa brasileira, que atua há 50 anos no Agronegócio e figura entre as 40 maiores empresas do país. Em 2020, a empresa foi responsável por 3,1% da produção de grãos e fibras do país, promovendo desenvolvimento e transformação para seus mais de 29 mil cooperados, com a missão de gerar renda a eles desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Como uma cooperativa, a Coamo tem o importante papel de disseminar e fortalecer a comunicação dos seus agrônomos com os cooperados.

 

Tarefa essa, que não é nada fácil, mas com apoio tecnológico para ser mais eficaz em sua área de ação em mais de 71 municípios, alcançando mais de 110 unidades.

Em 2020, nossa parceria com a Coamo foi iniciada para reformulação de um aplicativo legado, construído há alguns anos e que passou a não ser mais suportado nas versões atuais do Android. Isso fez com que o APP fosse impossibilitado de ser atualizado ou baixado em celulares com sistemas operacionais recentes.

Desafio do negócio

Dessa forma, tínhamos um grande desafio! Os agrônomos e veterinários estavam impedidos de utilizar o aplicativo pela incompatibilidade com as novas versões de Android dos novos smartphonesuma vez que não conseguiam atualizá-lo e/ou baixá-lo. O sistema estava obsoleto por limitação tecnológica, sem melhorias e suporte.  Consequentemente, isso levou a perda de agilidade na atualização e no repasse de informações estratégicas para a Coamo em seu relacionamento e serviços prestados com os produtores cooperados.

Solução

Iniciamos o desenvolvimento do projeto em setembro de 2020 e trabalhamos com metodologias híbridas, mesclando a gestão tradicional com o nosso processo de Scrum.

A Coamo requisitou que desenvolvêssemos a aplicação em React Native e nós topamos o desafio, uma vez que precisávamos de uma tecnologia moderna e avançada que permitisse um longo período de suporte e atualizações do Android. Além disso, a tecnologia requerida permite uma evolução do aplicativo em uma visão de longo prazo, trazendo inovação contínua para dentro da TI da Coamo.

Por meio da nova estrutura customizada, foi possível eliminar custos anuais de R$ 104 mil com subscrição de software, além de evitar investimento em infraestrutura na ordem de 3 milhões de reais.

Assim, esse primeiro projeto foi a preparação para inovar continuamente no aplicativo. Inclusive, a Coamo já está com um roadmap formado pra evolução desse produto.

Resultados

E os resultados são incríveis! juntamente com o cliente fizemos acontecer, levando mais modernização digital para o agro!

O aplicativo está 100% entregue e em uso por aproximadamente 300 agrônomos e veterinários da Coamo. E os benefícios percebidos são diversos:

  • Maior agilidade, controle e segurança para os agrônomos;
  • Não necessita de internet (a sincronização pode ser feita posteriormente ao atendimento, não necessitando de conexão no momento do atendimento, driblando a carência brasileira de internet no campo)
  • Estrutura robusta que possibilita a evolução do produto, que antes não era possível, para atender melhor os cooperados.
  • Entrega ágil de informações estratégicas para as áreas de negócio.

75%

Sincronização automática mais rápida! 

Sincronização sem necessidade de internet 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.