Portal do uniforme e material escolar

Desafio

A Secretaria Municipal da Educação da Cidade de São Paulo (SME) é nosso cliente desde 2018 e, ao longo desses cinco anos de parceria, já realizamos inúmeros projetos para a SME. 

Um dos desafios foi garantir que os estudantes da rede municipal da cidade de São Paulo recebessem os kits de material escolar e uniforme antes do início das aulas. Afinal, o bom desempenho escolar das crianças e adolescentes é determinado pela combinação de vários aspectos, incluindo, inclusive, o acesso a materiais escolares e roupas para frequentar as aulas.  

Até então, os estudantes recebiam kits fornecidos por confecções e distribuidores escolhidos por meio de licitação. Contudo, por conta de problemas relacionados aos produtos fornecidos pelas empresas que participavam da concorrência pública e dos atrasos na entrega dos kits, a Prefeitura de São Paulo suspendeu a licitação para compra de uniformes escolares em 2020.  

Foi nesse momento que a SME, em posicionamento empático às famílias e visualizando o bem-estar das crianças, decidiu adotar o esquema de cessão de créditos às famílias dos estudantes regularmente matriculados em uma escola da rede municipal da cidade de São Paulo. A partir daí, cada família recebeu um cartão exclusivo para uso nas lojas credenciadas para comprar vestuário, calçados e materiais escolares, dando autonomia para as famílias adquirirem os itens que realmente precisam e com o tamanho certo, no caso dos uniformes. 

Solução

O projeto do Portal do Uniforme foi iniciado em janeiro de 2020, com um time de 8 pessoas da AMcom, que contribuiu para o desenvolvimento da solução, que envolveu as tecnologias Python e React. Depois da entrega do Portal do Uniforme, desenvolvemos solução similar para o Portal do Material Escolar.  

Como funciona? 

Ao acessar os portais, as famílias têm acesso à Área de Estudantes/Família, onde podem consultar e atualizar seus cadastros. Além disso, os portais têm a função de pesquisa e informações, tudo para facilitar a usabilidade das famílias. As listas de materiais de cada etapa de ensino são disponibilizadas no Portal do Material Escolar, e os pais podem fazer uma busca otimizada para encontrar as lojas fornecedoras credenciadas mais próximas, privilegiando o acesso. Além disso, é possível realizar a comparação de preços entre as lojas credenciadas e filtrar a busca por menor preço, otimizando o custo para as famílias. As mesmas funcionalidades estão disponíveis no Portal do Uniforme.   

No módulo Área de Fornecedores, as lojas podem realizar o credenciamento para a venda de uniformes e material escolar, desde que atendam às especificações técnicas estabelecidas pela SME. 

 


Resultados

A solução, que uniu propósito, processo, tecnologia e inovação, permite que as famílias realizem a compra diretamente nas lojas credenciadas. Atualmente, a iniciativa beneficia mais de 1 milhão de estudantes, que podem adquirir os kits de forma mais rápida, atendendo critérios de qualidade e as preferências dos estudantes e famílias, conforme sugestão de itens necessários para cada etapa de ensino. E também garante a aquisição de peças do uniforme e calçados no tamanho adequado para cada criança. 

O sistema também fomenta o comércio da cidade, já que, antes, toda a produção era concentrada em uma única empresa licitada. Hoje, são mais de 300 lojas credenciadas, desde pequenos negócios até redes maiores.  

Em 2022, os projetos do Portal do Uniforme e Portal do Material Escolar foram considerados iniciativas inovadoras e premiados na categoria Políticas Públicas do Premia Sampa, uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT) e da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), que reconhece os servidores públicos que, a partir de projetos em grupo, fomentam a cidadania e a cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo. 

  

– Mais de 1 milhão de estudantes beneficiados. 

– Movimenta a economia do comércio local (mais de 300 lojas credenciadas). 

– Compra de materiais escolares que o estudante realmente necessita. 

– Aquisição de uniformes e calçados no tamanho adequado ao estudante. 

– Garantia de que os estudantes terão uniformes e materiais logo no início do ano letivo. 

Deixe seu comentário

Tags

Transformação digital e hiperautomação

Tecnologia

phyton
React

Indústria

Public Services

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.