O mercado brasileiro de energia passa por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças regulatórias. E a digitalização, impulsionada pelo uso estratégico de dados, automação e inteligência artificial, está remodelando a forma como as empresas operam, promovem a eficiência e interagem com seus clientes.
Neste cenário, Data & Analytics, soluções personalizadas de IA e serviços de Application Management Services (AMS) despontam como pilares estratégicos para a competitividade dos negócios. Neste post você confere um panorama do atual cenário do setor energético no país e as oportunidades que a tecnologia traz para impulsionar os negócios. Confira!
O Brasil é uma grande referência global em termos de geração de energia, especialmente porque cerca de 78% da matriz energética do país vem de fonte renovável. Nos últimos anos, além da já tradicional geração através de usinas hidrelétricas, ganhou destaque a energia solar. Esse mercado deve gerar 64,7 GW até o fim de 2025, um crescimento de 25% em relação a 2024. Além disso, esse modelo de geração impulsionou novas formas de comercialização e contribuiu para a abertura do chamado mercado livre de energia.
Com um crescimento anual de 50% até agosto de 2024, o mercado livre de energia permite que o consumidor escolha de quem comprar sua energia. Esse novo modelo trouxe não só desafios regulatórios, mas operacionais. Agora, as empresas possuem mais concorrência e precisam se atentar ainda mais a questões como competitividade, eficiência operacional e relacionamento com o cliente.
A digitalização desempenha um papel importantíssimo nessa mudança. Empresas que investem em tecnologia conseguem prever demandas com maior precisão, reduzir desperdícios e otimizar seus processos.
A grande quantidade de dados gerados diariamente no setor energético representa uma oportunidade valiosa para as empresas que sabem como utilizá-los estrategicamente. Por meio de Data & Analytics, é possível:
Empresas que adotam soluções avançadas de Data & Analytics conseguem transformar informações dispersas em insights valiosos, melhorando a tomada de decisão e fortalecendo sua posição no mercado. Além disso, a gestão estratégia de dados, através da integração de sistemas de gestão e de análise preditiva, traz às empresas novas possibilidades de relacionamento com o consumidor.
O consumidor de energia mudou. Hoje, ele busca mais do que apenas o fornecimento de eletricidade: espera transparência, personalização e eficiência no atendimento. Com o mercado livre e opções de energia solar com geração própria, as experiências foram ampliadas e as companhias devem estar atentas a elas, para manter e conquistar novos consumidores. A transformação digital possibilita melhorias significativas na experiência do cliente, como:
A personalização e a transparência no relacionamento são diferenciais para conquistar e fidelizar clientes, tornando a experiência mais fluida e intuitiva.
Com a digitalização do setor energético, serviços especializados tornam-se fundamentais para garantir eficiência e inovação. A AMcom atua diretamente nesse processo, mantendo, desenvolvendo e evoluindo soluções personalizadas que atendem às principais demandas do mercado. Entre os serviços destacam-se:
O setor de energia está em constante evolução e a digitalização será um fator determinante para a competitividade das empresas. E a AMcom se posiciona como uma parceira essencial para empresas do setor energético que desejam transformar desafios em oportunidades e preparar-se para um futuro mais sustentável e digital. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos impulsionar a operação da sua empresa!