Central Sicoob Unicoob tem apoio na gestão de recursos destinadas às agências

Atuando sob o maior sistema cooperativo do Brasil, o Sicoob Unicoob é um sistema cooperativo de crédito. Presente em 140 municípios do Paraná, Santa Catarina, Pará e Amapá. São 19 cooperativas financeiras, 237 pontos de atendimento e mais de 3 mil colaboradores

Para suportar a gestão do seu fundo de recursos dedicado à abertura e à manutenção de Pontos de Atendimento (PA) de cooperativas filiadas, a Central Sicoob Unicoob decidiu automatizar seus processos para garantir sua estratégia de expansão, que é pautada na abertura de agências.

Objetivos

O principal objetivo do projeto foi a criação de um sistema que disponibilizasse as funcionalidades necessárias para gerenciamento e controle do FAP Sicoob Unicoob com: 

  • Automatização dos procedimentos operacionais do FAP
  • Gerenciar liberações de aportes (subsídio), reembolsos e devoluções através de uma ferramenta automatizada.

O FAP – (Fundo de Abertura de Ponto de Atendimento) tem como objetivo fomentar a abertura e manutenção de Pontos de Atendimento (PA) das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Unicoob, disponibilizando recursos financeiros para suporte das despesas administrativas. Ou seja, o FAP é o sistema que permite a gestão de cadastro e demanda de novas unidades cooperadas a Sicoob Unicoob.


Desafios

Um dos principais desafios foi transformar foto o conhecimento de processos e negócios sobre o FAP que era gerido de forma manual, utilizando planilhas em Excel e sistemas não integrados. Por se tratar de um processo manual, a gestão era morosa e susceptível a falhas.
 

Exigências

Além das várias atividades, por tratar de informações estratégicas de expansão o novo sistema deveria garantir a integridade das informações tratadas e agilizar o acesso às informações gerenciais, auxiliando a gestão do fundo na tomada de decisões. 
 

Resultados

O principal resultado do projeto FAP foi garantir a gestão eficiente dos aportes e reembolsos do fundo de abertura de ponto de atendimento.
 

Benefícios Estratégicos

Com um sistema robusto e integrado os principais benefícios estratégicos alcançados pelo FAP foram o aumento no indicador de projetos entregues no prazo e a extração de dados mais eficaz para o BI FAP.
 

Lado a Lado

A Equipe AMcom direcionou o time de análise por mais de 03 dias in loco na estrutura da Sicoob Unicoob  para validação de todos os resquisitos que garantiram o sucesso do projeto. Além da realização presencial do kick-off.
 

Departamento de TI Estruturado

Todo o processo para a realização do projeto FAP foi agilizado por uma equipe de TI interna muito dedicada, especializada e estruturada. Todas as informações enviadas para levantamento do projeto foram extremamente detalhadas, facilitando em muito o entendimento.
 

40% Mais Agilidade

O projeto garantiu um salto de 40% na agilidade de administração do FAP




CONFIRA OS OUTROS PROJETOS