Uma empresa de tecnologia global que gerencia multicloud, especialmente de aplicações de missão crítica, buscava melhorar a forma de monitoramento da capacidade de armazenamento e organização de dados dos clientes, que por sua vez seriam impactados com uma melhor visualização do serviço contratado.
Ou seja, de um lado havia uma equipe de aproximadamente 40 pessoas responsáveis por monitorar essas clouds com o objetivo de garantir o pleno funcionamento operacional, implementar soluções e sugerir inovação contínua para os clientes.
Do outro, estavam esses cerca de 850 clientes que precisavam ter uma visão gerencial das suas clouds, visando uma governança de dados para tomadas de decisões estratégicas, principalmente sobre a contratação ou não de mais espaço.
Participando ativamente da área de Pesquisa e Desenvolvimento desta empresa, a fim de encontrar soluções que dão suporte no controle de multicloud, a AMcom identificou a oportunidade de desenvolver a modernização desse sistema de monitoramento. Conheça os detalhes desse projeto:
Modernizar o sistema de controle (back-end) das clouds de uma empresa com mais de 10 data centers espalhados pelo mundo e melhorar a usabilidade (front-end) dos clientes.
Ainda que colaboradores e os respectivos clientes já conseguissem visualizar os seus servidores, os dois grupos se deparavam com uma navegabilidade lenta e dificuldade na leitura de dados. Isso acontecia tanto no sistema de monitoramento (back-end) quanto no dashboard utilizado pelos clientes (front-end). Com a solução sugerida e desenvolvida pela AMcom, uma nova interface foi construída, com menu, indicadores, filtros, favoritos, etc. Tudo para que colaboradores e clientes possam visualizar melhor os detalhes de armazenamento de cada uma das clouds com mais velocidade e usabilidade, além de garantir mais segurança e disponibilidade do sistema, que ficava fora do ar com frequência.
O projeto segue em andamento, em busca de melhorias e inovação contínua. Tanto que a expectativa é tornar a navegabilidade da ferramenta tão simples para mais que dobrar o número de operadores especialistas em controlar os ambientes dos clientes dentro da nuvem, passando dos atuais 40 para 100.