O novo portal web contribui para melhorar relacionamento com mais de 450 fornecedores, otimizando o tempo dos usuários em 87%. Tornar seu processo de logística e armazenagem mais ágil e inteligente era o desafio da StudioZ.
Com quatro Centros de Distribuição (CD) espalhados pelo Brasil, a varejista precisava atualizar seu portal de agendamentos e recebimentos de entregas, com objetivo de proporcionar agilidade para usuários internos e externos.
Buscando melhorar continuamente seus processos internos, para proporcionar mais agilidade ao negócio e rápida disponibilidade de produtos ao consumidor final, a Studio Z entendeu a necessidade de atualizar seu sistema interno de agendamentos de entregas e recebimento de mercadorias.
A solução que era utilizada pela empresa atendia usuários internos – profissionais que operacionalizam o recebimento nos centros de distribuição da marca – e usuários externos: seus mais de 450 fornecedores de calçados e acessórios.
O principal desafio era proporcionar mais agilidade ao negócio, tanto para os fornecedores, que precisam agendar suas entregas de acordo com a capacidade de estoque dos CDs, quanto para as equipes que recebem as mercadorias. Para atingir esse objetivo seria preciso melhorar muito a performance da solução e sua navegação. Criando um portal com melhor usabilidade, mais rápido e inteligente, que contasse com alta disponibilidade para períodos de muitas de vendas e entregas, como a black friday, o dia das mães e as festas de final de ano.
Para atender a esse desafio os times da AMcom e da StudioZ se uniram formando uma squad ágil. Essa squad atuou em todas as etapas do projeto, inicialmente entendendo as demandas dos usuários e os processos de negócio em uma design sprint, envolvendo pessoas dos setores administrativo, logística, projetos, além de fornecedores que utilizam a solução, posteriormente esse time desenvolveu a plataforma tecnológica para atender essas demandas.
A equipe trabalhou de forma integrada durante toda a execução do projeto, utilizando práticas ágeis, e principalmente o framework scrum para gerenciar as atividades do time. Com essa integração e gerenciamento o MVP da solução foi entregue em três meses de trabalho, e o software completo, integrado com o ERP (SAP) da Studio Z, estava homologado e entregue após mais dois meses de projeto.
O novo portal recebe hoje uma média de 3.500 pedidos por mês, que são agendados pelos fornecedores da Studio Z de forma muito mais rápida e inteligente, graças ao novo processo, que foi modelado para proporcionar agilidade aos usuários, e à ferramenta em si, que foi desenvolvida com foco em performance, conferindo velocidade à execução das rotinas. Após o lançamento da nova ferramenta os usuários experimentaram uma redução de 87% no tempo de realização de operações no portal.
Temos muito orgulho de ter participado da construção dessa solução, que aumentou a satisfação para os usuários da ferramenta, dentro e fora da Studio Z. Confira agora alguns comentários dos usuários quando perguntados “Quais são os pontos positivos do novo portal?”:
Conectar pessoas à tecnologia para transformar vidas é nosso propósito, é o que fazemos, é o jeito AMcom!
Pedidos por mês
De redução de tempo da realização de operações no portal