Eficácia na geração de valor para o cliente: Como mapear o seu fluxo de valor?
Diariamente me deparo com processos de desenvolvimento de software ou administrativos, onde ambos buscam garantir que um determinado trabalho seja executado. Todos estes processos têm um objetivo em comum, que é a entrega de valor à um determinado cliente, seja ele um cliente interno (colaboradores de outras áreas da mesma instituição) ou externo (cliente, fornecedor, organizações etc.). Mas você deve estar se perguntando o que é fluxo de valor e como podemos mapeá-lo para entregá-lo para o cliente? E é sobre isso que vamos conversar hoje! Primeiramente, todo processo é um fluxo que busca entregar valor ao final de sua execução.
Valor é:
- Algo que contribui para a forma, características ou função do produto/serviço
- Deve ser algo que o cliente está disposto a pagar para ter, ou seja, cliente precisa da entrega para realizar outras atividades e obter benefícios.
A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.Dessa forma, para ter certeza de que um processo é eficaz, precisamos analisar o seu fluxo de valor identificando assim, possíveis desperdícios. Então para estarmos todos na mesma página, vou definir também o que é desperdício nesse caso.
Desperdício é:
- Qualquer atividade que consome recursos sem fornecer valor;
- Algo que o cliente não está disposto a pagar, ou que não faz diferença na entrega;
- Algumas atividades que não entregam valor, mas que podem vir a ser necessárias, como: requisitos regulatórios e atividades necessárias para execução de outras atividades de valor agregado.
Vejamos abaixo um exemplo:

- Tempo de Valor Agregado (Tempo do Ciclo)
- Tempo Total (Tempo de Ciclo + Tempo de Espera)
- PCE (Process Cycle Efficiency – Eficiência do Ciclo do Processo)
Vejamos um segundo exemplo:

Então o que podemos entender dessa análise?
Do tempo gasto para a resolução do problema proposto, temos somente um aproveitamento de 18,91%. Isso nos faz refletir que, nesse processo, gastou-se pouco tempo nas execuções das tarefas, mas muito tempo na espera entre etapas. Normalmente, este valor sempre estará abaixo de 100%, pois haverá tempos de espera nos processos. Assim, o que precisa ser feito é analisar como podemos reduzir estes tempos de espera, impactando positivamente no nosso PCE. De forma geral, o mapeamento de fluxo de valor não diz os problemas que existem no fluxo, mas os deixam mais claros e intensificam os desperdícios através de números. E aqui está a riqueza de se passar por esse processo de análise, uma vez que ele possibilitará a geração de planos de ações com soluções para corrigir estas falhas processuais. Em tempo, aproveito para citar algumas dicas que podem auxiliar na identificação de possíveis desperdícios:- Verificar se todas as atividades são realmente necessárias;
- Eliminar atividades desnecessárias ou redundantes;
- Verificar se é possível executar determinadas atividades em um menor tempo;
- Reduzir o tempo de espera;
- Verificar se algumas das atividades podem ser automatizadas (executadas por Robôs, como por exemplo, RPA);
Estas dicas podem facilmente ajudar a sua empresa a reduzir o tempo total do processo.
Ainda assim, o mais recomendável é que o time faça uma análise do seu fluxo de valor, e confira todos estes pontos. Inclusive, uma recomendação é analisar a ponto de refletir se fluxo atual faz sentido em sua execução, e caso não faça, desenhar um novo fluxo com o time. Inclusive, recentemente nosso time de marketing passou por esse processo, e após muito analisar seus projetos, hoje se tornou um time de alta performance, utilizando práticas ágeis. Aqui na AMcom, estamos sempre preparados para auxiliar times e organizações a desempenharem o seu melhor, sempre buscando aumentar a produtividade e diminuir os custos dos processos. Então se você ficou curioso para saber como isso poderia ser aplicado na sua empresa, entre em contato conosco! Podemos auxiliar a sua organização trazendo muita inovação para dentro do seu negócio, com a redução de custos e recursos sempre em mente! Gostou do artigo? Então deixe seu comentário, que em breve compartilharei mais sobre o tema. Até porque, a AMcom já trabalha com as metodologias ágeis há algum tempo, uma vez que identificamos que são nessas práticas que está o caminho para a produtividade das nossas equipes. Inclusive, ao passar do tempo, acabamos criando a nossa própria forma de “fazer agile“, onde estruturamos um processo exclusivo. Nos últimos tempos, muitos clientes e parceiros veem nos pedindo mais conteúdos e informações sobre agilidade e também sobre a nossa forma de trabalho. Por isso, lançamos uma trilha de conteúdos específicos sobre o tema para impulsionar a adoção nas empresas. Então não perca e inscreva-se para receber todos os conteúdos exclusivos do ano, sempre em primeira mão. Até a próxima!
Posts relacionados
Antes de analisar os desafios que o setor...
3 min de leitura
Com a aprovação de projeto de lei para...
4 min de leitura
A sustentação de sistemas, também conhecida como manutenção,...
13 min de leitura