8/16/2018 1:20:25 PM

Maturidade em Inteligência de Negócios - Business Intelligence

Tecnologia BI Business Intellignece

Uma tecnologia fundamental para apoiar o gestor em tomadas de decisões eficazes e no desenvolvimento do planejamento estratégico é o Business Intelligence, também conhecido como BI.

O mercado atual exige que gestores utilizem ferramentas cada vez mais poderosas e confiáveis para apoiar o processo de tomada de decisão em todos os níveis de gestão da empresa (estratégico, gerencial e operacional), com o objetivo de mantê-las ainda mais competitivas.

Uma tecnologia fundamental para apoiar o gestor em tomadas de decisões eficazes e no desenvolvimento do planejamento estratégico é o Business Intelligence, também conhecido como Inteligência de Negócios, Inteligência de Mercado ou como é popularmente conhecido: BI.

O BI tem a capacidade de fornecer informações com visões macro e micro detalhados da empresa, através de indicadores, além de identificar tendências através de análises preditivas e evidenciar problemas operacionais e gerenciais até então ocultos.

Porém, para a empresa passar a interpretar as informações fornecidas pelo BI, vários conceitos e processos precisam estar bem definidos e disseminados na rotina da empresa. Cada passo dos processos de negócio precisa estar desenhado, os indicadores de desempenho definidos, e as tecnologias precisam suportar a extração de dados de diferentes fontes, ou seja, planilhas, arquivos de texto, múltiplos banco de dados relacionais e não-relacionais, páginas web, arquivos remotos, etc.

Após a implantação do BI na empresa e da incorporação da leitura dos seus indicadores na rotina diária dos seus gestores, fica evidente a importância desta ferramenta e o ganho significativo nos resultados financeiros e operacionais.

 

Resultados reais para o seu negócio

Dentre as inúmeras vantagens que o Business Intelligence pode trazer para um negócio, podemos destacar:
  • Coleta, análise e interpretação de dados de forma rápida, segura e automatizada. 
  • Integração de relatórios diretamente com diferentes Bancos de Dados.
  • Aumento da produtividade de análise com a geração automática de painéis.
  • Mobilidade: Consulta dos dados através de dispositivos móveis.
  • Análises detalhadas, amparando ações ágeis, pontuais e corretivas, visando o planejamento estratégico da empresa.
  • Previsibilidade: Verificação de tendências para ações assertivas com base na sua inteligência de mercado.
  • Identificação de problemas operacionais e de gestão.


Quer evoluir no gráfico de desempenho? Podemos lhe ajudar a construir os KPI’s (indicadores), realizar a análise de processos operacionais, definir a melhor ferramenta de ETL e “sem levantar bandeiras”, escolher a melhor ferramenta de Business Intelligence para o seu negócio (ex.: Qlik Sense, Qlik View, Power BI, etc.), além de realizar todo o mapeamento de como deve ser construído até a implantação, treinamento e acompanhamento do uso pelos gestores. Clique aqui e entre em contato agora mesmo para performar o seu negócio.

Por: Urair De Oliveira – Analista de Business Intelligence

Compartilhe: