11/5/2019 12:16:56 PM

Como criar uma estratégia de negócios para ecossistemas digitais

gartner symposium tendências tecnologia negócios Gartner transformação

O ecossistema digital está mudando, e como preparar o seu negócio? Confira aqui esse conteúdo que trouxemos diretamente do Garter Symposium 2019.

Neste pequeno artigo, pretendemos responder segundo o Gartner, as seguintes questões:

  1. Porque você precisa de uma nova lente ou novo olhar para “ecossistemas digitais”?
  2. Como você molda sua estratégia de negócios sobre este novo prisma?
  3. Como você pode começar a aplicar este modelo?

Bom, sendo já direto e objetivo, uma primeira resposta para o item 01 é que o modelo de negócios descreve como o negócio é configurado para gerar valor, mas não descreve como o “ecossistema” precisa ser configurado para gerar valor.

O Gartner apresenta de uma forma “resumida” como evoluir de uma visão para a outra, veja abaixo:


 

Figura 01 – Business Model para Ecossistema Digital

Um CIO precisa conseguir identificar seu ecossistema digital (ou de seus clientes), identificando os prismas abaixo:


 

Figura 02 – Identificação dos itens que compõem o ecossistema digital

Então, a recomendação é que se defina ou identifique um Ecossistema Digital e então aplique sobre esta visão um modelo de negócios, ou seja, algo que considere seu ecossistema e então consiga modelar o negócio para atender seu cliente dentro do ecossistema ao qual este está envolvido e não o contrário, pois definindo o modelo de negócios e depois o ecossistema digital, haverá uma limitação do ecossistema por uma pré definição do modelo de negócios (“ego sistema”), trazendo uma visão “pra dentro” da companhia, perdendo oportunidades e também limitando a satisfação das necessidades de negócios de seus clientes.

Então, o que ou como fazer pra mudar isso? Segundo o Gartner, você deve:



 

Figura 03 – Os 3 “S” para criar sua visão do Ecossistema Digital

 Assim, de acordo com a Figura 01, o CIO deve dominar e conseguir responder as seguintes perguntas para conseguir iniciar seu processo de criação de um “Ecossistema Digital”:

  1. Quais clientes irão se “transformar” em “participantes”?
  2. Quais os recursos que você precisa para “modelar” o Ecossistema?
  3. Quais capacidades do seu “core business” você mudará para “capacidades compartilhadas”?
  4. Qual é a proposta de valor que você mudará para definir um resultado compartilhado?

É importante salientar que as coisas não mudarão de uma hora para a outra, de um modelo para outro, então, a recomendação é que neste momento o CIO exercite olhar sob as duas óticas para conseguir identificar claramente as duas e então iniciar o processo de mudança e equilibrar as duas visões.

Quer saber um pouco mais sobre este assunto, como iniciar um modelo de visão diferenciada e quais ações deve planejar para a próxima semana, próximos 90 dias e próximos 12 meses?

Pergunte para a AMcom e nós podemos compartilhar com você como traçar estratégias para ter sucesso junto ao seu Ecossistema Digital.

Compartilhe: