10/29/2019 10:57:38 PM

Como vencer diante das transformações

gartner symposium tendências tecnologia negócios Gartner transformação

Participamos do Gartner Symposium 2019, e trouxemos para você esse conteúdo riquíssimo, compartilhado diretamente pela nossa CEO Andréia Rengel.

Já se passaram 50 anos desde que a primeira mensagem foi enviada pela ARPANET, a antecessora da internet atual. E de lá para cá o que mudou?  O mundo vive uma mudança significativa e o mercado de TI será o grande percursor desta mudança para os próximos 50 anos.

Mas como fazer esta transformação na prática? Como inovar em um mercado com problemas econômicos, onde encontramos gigantes na concorrência, e ainda com desafios de Geopolitica?

Incertezas dos CIOs

Hoje, no Gartner Symposium, assisti à uma palestra que trouxe uma visão dos desafios que vamos enfrentar nessa transformação. Como conteúdo dessa palestra e para ajudar a clarificar as ações que estão sendo feitas neste âmbito, o Gartner realizou uma pesquisa com CIOs onde eles trouxeram essas 3 grandes incertezas em relação a transformação:

  1. Geopolítica:  com as mudanças de governo e impostos o relacionamento que temos hoje com a nuvem vai mudar.
  2. Economia: aqui se trata da virada da economia. Se os especialistas estiverem certos o crescimento está perdendo velocidade, o que faz com que as empresas retenham seus gastos e diminuam seus custos.
  3. Gigantes digitais: aqui estamos falando de Amazon, Google, Netflix, Apple, Facebook dentre outras, aqui a preocupação esta ligada em como atingir essa digitalização comparando seus negócios a estes gigantes.


TECHQuilibrium

Então o caminho é achar o equilíbrio, e o nome chamado para esta transição das empresas é o TECHQuilibrium, pensem aqui em como vocês podem criar uma proposta de valor entre o modelo tradicional ou atual para o modelo Digital.

Sua empresa precisar mudar para ser digital, mas até que ponto? Em quanto tempo? A resposta é: até o ponto que seu cliente conseguir absorver, quando acontecer isso você achou o TECHQuilibrium.

Na média as empresas tem levado 7 anos para chegar neste ponto. Mas depende muito de cada negócio. Porque demora tanto? As empresas que mais demoram têm como limitação o desafio do retorno do investimento e também o desafio da mudança de cultura organizacional.

Produtos digitais

Em 2021, pelo menos 40% das grandes organizações de TI concluirão a implementação de uma abordagem centrada em produtos. Para atender a esta abordagem precisamos criar equipes ágeis.

E falando em equipe você já ouviu falar em BizTechOps?  É assim que são chamados as equipes que trabalham com produtos digitais.

Para que toda essa mudança seja feita o CMO terá que trabalhar muito próximo ao CIO, os dois juntos vão estruturar todas as mudanças e o lançamento desses produtos digitais. E toda comunicação de valor de seus produtos estão pautadas em um conjunto de três itens: receita, custos e riscos. Se você conseguir se comunicar, tanto internamente para sua equipe, quanto para seu cliente pautados nestes itens, ficara mais fácil chegar nos resultados.

Multiexperiência

E um dos desafios que também fará parte dessa transformação é a criação de produtos digitais com multiexperiência: até 2028 a experiencia do usuário passará por uma mudança significativa na maneira como os usuários percebem o mundo digital. Já pensaram em pedir pizza pela TV? É disso que estamos falando, a interação tecnológica das pessoas mudou e precisamos pensar em produtos tem tenham multiexperiências  e que ajudem a atingir resultados mais rápidos aos seus negócios.

Compartilhe: