3/27/2019 10:00:43 PM

A contratação de um ateliê de software na gestão pública

Público ateliê de software gestão pública

Entenda o que é um ateliê de software e suas vantagens para a gestão de projetos de desenvolvimento na gestão pública

Hoje queremos compartilhar com você um conteúdo sobre uma temática muito importante: a contratação de um ateliê de software para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Essa contratação ocorreu com o objetivo de implementar um processo de transformação digital na educação paulistana, e através do processo de licitação a AMcom foi a empresa escolhida para operacionalizar esse projeto.

A transformação digital não é mais uma tendência, e sim uma realidade! A  cada dia que passa as empresas estão buscando novas formas de automatizar processos e obter ganhos estratégicos com a digitalização do negócio. No meio público não seria diferente!

No setor público a transformação digital é cada vez mais necessária para dar conta dos desafios de implementação de políticas eficazes em grande escala e atender às demandas da população por mais participação, transparência e eficiência do Estado.

Na AMcom nós acreditamos muito na transformação digital como ferramenta de mudança e evolução, por isso é um prazer para toda a nossa equipe poder participar de um projeto tão desafiador e transformador!

E aqui quero compartilhar com você detalhes sobre como esse processo aconteceu e, por que a SME – SP optou pelo formato de ateliê de software para alavancar sua iniciativa de transformação digital

Todos que já entraram em contato com unidades de tecnologia de governo no Brasil sabem das dificuldades da maioria delas em trabalhar com qualidade, utilizando métodos ágeis e tecnologias abertas.

A contratação de desenvolvimento e operação de sistemas no modelo de ateliê de software na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi uma tentativa de alterar esse quadro. Com o contrato assinado, a secretaria poderá investir cerca de R$ 10 milhões de reais por ano em softwares em código aberto no âmbito da estratégia de transformação digital, o Pátio Digital.
 

1. O QUE É UM ATELIÊ DE SOFTWARE?

O ateliê de software representa uma mudança de paradigma na contratação de serviços de desenvolvimento e operação de sistemas no setor público. O modelo de fábrica, que é comumente utilizado, é baseado no processo de trabalho linear, com divisão funcional das atividades, para a produção em massa de produtos padronizados. Esse formato, entretanto, não é o mais apropriado para a produção de software.

O ateliê de software é, portanto, um modelo de contratação de sistemas que especifica o método de trabalho desejado para a produção de soluções de tecnologia.
 

2. POR QUE CONTRATAR UM ATELIÊ DE SOFTWARE?

A implementação de políticas públicas eficazes está estreitamente ligada à capacidade dos órgãos públicos em utilizar tecnologias para o estabelecimento de rotinas de trabalho eficientes e que garantam a entrega de resultados para os cidadãos.

O modo tradicional de desenvolver soluções tecnológicas na administração pública é lento, tem dificuldade de se adaptar às mudanças da realidade e tem baixa capacidade de gerar soluções criativas.

O modelo de contratação de ateliê de software, por outro lado, busca desenvolver tecnologias de forma mais flexível, com maior capacidade de adaptação a mudanças, com entregas constantes e que sejam testadas com os usuários. A mudança do modelo de organização do trabalho, por meio de equipes multidisciplinares, também é uma vantagem já que busca promover a motivação intrínseca das equipes.

A AMcom está participando desse movimento de transformação digital na SME, com equipes de trabalho alocadas em São Paulo, atuando no formato de ateliê de software para a construção de soluções tecnológicas que impactem positivamente o dia a dia da educação pública paulista.

Participar desse processo e contribuir para a transformação digital na nossa sociedade é fazer acontecer, e faz parte de quem somos.

Compartilhe: