11/23/2018 8:09:40 PM

Data science aplicada ao seu negócio

Tecnologia data science machine learning deep learning inteligência artificial

Entenda como aplicar as tecnologias de datas sience na sua empresa.

Nos últimos anos estamos presenciando o avanço exponencial da inteligência artificial e todas as tecnologias que norteiam esse tipo de solução. Como estamos sempre preocupados em aplicar a tecnologia no seu negócio para fazer acontecer, hoje quero conversar um pouco com você sobre as temáticas de data science, deep learning, machine learning e por fim, inteligência artificial.

Para iniciarmos esse papo, vamos falar sobre conceitos? Você conhece a diferença entre cada uma dessas tecnologias? Se ainda há alguma dúvida a respeito do que cada uma representa, acompanhe abaixo essas definições:

Data science:

Ou ciência de dados. É a área responsável pelo estudo dos dados do negócio. Ela engloba o deep learning, machine learning e inteligência artificial. Para a execução dessas funções ela utiliza técnicas matemáticas e estatísticas, através de tecnologias avançadas, sempre com o objetivo de solucionar problemas do negócio e otimizar rotinas.

Inteligência artificial:

Criação de sistemas inteligentes que simulam o pensamento humano, através do aprendizado de dados. Também fornece a possibilidade da criação de rotinas e ações automatizadas.

Machine learning:

Ou aprendizado de máquina. É a capacidade que o computador tem de aprender funções e tendências através dos dados. Esse aprendizado pode ser supervisionado - com intervenção humana - ou não supervisionado.

Deep learning:

Ou aprendizagem profunda. É composta por algoritmos de redes neurais, que também são capazes de aprender funções e tendências baseados em dados. Esta é uma subcategoria do aprendizado de máquina, que diz respeito aos aprendizados mais aprofundados, como por exemplo: o reconhecimento de fala, visão computacional, análise de vídeos, processamento de linguagem, entre outras aplicações.

Abaixo confira uma ilustração da relação entre esses conceitos:

Com esses conceitos claros, vamos entender mais a fundo as aplicações práticas dessas tecnologias, que atuam de forma integrada e complementar.

O primeiro passo para aplicarmos as soluções que a data science proporciona nos nossos negócios é entender a sua importância.

Afinal, por que utilizar a inteligência artificial e os seus desdobramentos nas nossas empresas? A resposta se encontra no volume de dados produzidos nas organizações. Hoje, as informações circulam de forma muito mais organizada, e são armazenadas com mais eficiência e segurança. Dessa forma, os negócios podem se beneficiar na avaliação inteligente desses dados, seja para analisar o passado e prever o futuro, como também para executar ações repetitivas, otimizando a atuação humana e gerando mais produtividade para a organização.

Imagino que entendendo o conceito e importância de data science você esteja se perguntando como aplicar de forma prática essa tecnologia no seu negócio, estou certo? Isso tudo pode parecer muito distante da sua realidade, porém, podemos aplicar data science em diversas soluções para otimizar processos e análises nas nossas organizações. Confira algumas aplicações práticas:

  • Redução de churn – aplicando data science podemos criar algoritmos capazes de identificar comportamentos, e por consequência, a probabilidade do seu cliente deixar a sua carteira. Uma ferramenta essencial para antecipar ações, consolidar o relacionamento com seus clientes e efetivamente minimizar o churn.
  • Previsão de demandas – analisar o passado e prever o futuro é uma tarefa árdua, porém imprescindível para todos os tipos de negócio. Com a aplicação de soluções de data science podemos analisar esses dados com muito mais rapidez e eficiência, gerando uma projeção de futuro confiável, que identifica diferentes comportamentos, métricas e tendências.
  • Reconhecimento facial – já é utilizado no nosso dia a dia, e muitas vezes nem percebemos! A tecnologia que permite o reconhecimento dos rostos dos seus amigos nas fotos que você publica no seu Facebook é desenvolvida a partir de deep learning! No mundo dos negócios existem infinitas possibilidades para essa aplicação: identificação de suspeitos e foragidos (já utilizada na China), identificação de pessoas desaparecidas (já utilizada pela Microsoft), entre outras opções.
  • Assistentes virtuais e chatbot – também já estão se tornando comuns no nosso dia a dia. Essas tecnologias utilizam o machine learning para compreender e atender cada vez mais nossas necessidades. A aplicação dessa tecnologia possibilita um atendimento mais eficaz, cada vez mais humanizado, e permite a otimização do agente humano para tarefas que não são repetitivas ou burocráticas, partindo assim para o nível estratégico.
  • Detecção de fraudes em imagens – as redes neurais do deep learning nos permitem avaliações e comparações de imagens. Essa tecnologia pode ser aplicada para otimizar a avaliação e detecção de todos os tipos de fraudes ou alterações realizadas em fotos e imagens diversas. Uma aplicação prática que torna o processo de auditoria mais eficiente e rápido.

Essas são só algumas das aplicações e possibilidades que podemos listar para as tecnologias relacionadas a data science. Alguma delas faz sentido para o seu negócio? Que tal estudar um pouco mais sobre esse assunto e planejar um 2019 mais inovador e com soluções cada vez mais inteligentes? O time da AMcom está disponível para te ajudar nessa tarefa, conte com a gente.

Para encerrarmos esse papo, deixo com você o desafio de compartilhar esse conteúdo com seus colegas e amigos. Assim podemos juntos disseminar cada vez mais as soluções tecnológicas que podem contribuir para a inovação e sucesso dos nossos negócios!

Compartilhe: