7/10/2018 8:14:48 PM

Por que vale a pena investir na revolução DevOps

Technology Desenvolvimento Customizado

DevOps é um dos termos mais falados em TI atualmente. Ainda assim, há confusão em relação ao que realmente significa e os resultados que traz para adotar esta nova abordagem.

DevOps é um dos termos mais falados em TI atualmente. Ainda assim, há confusão em relação ao que realmente significa e os resultados que traz para adotar esta nova abordagem. Pra colaborar com este tema, abaixo cito três grandes benefícios que você PRECISA saber sobre DevOps.

1.    Ser mais rápido
DevOps é uma combinação entre desenvolvimento e operações. O principal objetivo do time de DevOps do seu departamento de TI é mudar os processos para que os desenvolvedores de software e os profissionais de TI que administram sua infraestrutura trabalhem mais integrados. O Guia do Smart Person para DevOps da TechRepublic reforça que foco do DevOps é criar um ambiente de trabalho no qual a construção, o teste e a implantação de software possam ocorrer com rapidez, frequência e confiabilidade.

2.    Segurança de informação
Como a abordagem de DevOps permite que a TI direcione as alterações mais rapidamente, um dos maiores benefícios é a segurança. Ao detectar e corrigir vulnerabilidades mais rapidamente e implantar atualizações de segurança e patches com mais frequência, pode-se reduzir significativamente os riscos de ameaças de segurança, como invasões, vazamento de dados e ransomware.

3.    Quebrar silos organizacionais
Profissionais altamente produtivos podem ver na colaboração e reuniões um uso ineficiente de tempo. Cabe aos líderes mostrar que o trabalho de uma equipe multifuncional pode ajudar todos a alcançarem seus objetivos e a levar a organização para frente com maior velocidade.

Um estudo realizado pelo site TechRepublic e ZDNet mostra que 77% dos profissionais reduziram o tempo entre deployments – o processo de disponibilização de um software para o usuário final; 69% notaram aumento nos níveis de produtividade e colaboração entre departamentos, enquanto que 59% afirmaram ter menos problemas com os softwares já em funcionamento.

Globalmente, estima-se que 40% das empresas adotaram completamente a filosofia DevOps, muitas delas optam por adotar somente uma parte da metodologia devido a importância dessas mudanças no funcionamento das corporações. Exemplo disso é a automação sendo utilizada para o aumento da escalabilidade e a redução dos custos.

A revolução DevOps já é uma realidade, está em constante melhoria e em uma velocidade inimaginável. Precisamos ainda refletir sobre o nível de maturidade das práticas DevOps que foram alcançadas em diversas organizações para ver que ainda temos um longo caminho a percorrer. E para mostrar que vale a pena, basta comprovar a eficiência da adoção das praticas DevOps evidenciando o ganho de valor em produtividade em projetos e, consequentemente, nos resultados de negócio.

Por: André C. Buchmann, Analista de suporte / DevOps

Compartilhe: