10/30/2018 12:45:53 PM

Os principais insights do Gartner Symposium para 2019

Tecnologia gartner symposium tendências tecnologia negócios

Confira as principais tendências apresentadas no Gartner Symposium para 2019!

Na última semana participamos do Gartner Symposium, o mais importante encontro de CIOs e executivos de TI do mundo. O evento aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018, em São Paulo, e a equipe AMcom esteve presente para identificar tendências e insigths sobre o universo de TI para aplicação em nossos projetos e clientes.

Visando impulsionar a transformação digital, o Gartner Symposium promove painéis e debates sobre as principais tendências emergentes para o mundo dos negócios, tecnologia e inovação.

Como estamos sempre preocupados em fomentar soluções inovadoras para nossos clientes, não poderíamos deixar esse evento referência passar despercebido pelo nosso radar.

Confira o depoimento de Agostinho Arthur Schnaider, nosso diretor comercial, sobre esse evento:

Se o objetivo do Gartner no primeiro dia do evento era provocar, deu certo. Estamos numa equipe de 5 pessoas do primeiro escalão da AMCOM e nos dividimos para cobrir ao máximo os conteúdos que interessam pra nossa empresa. Todas as apresentações se dedicaram muito mais às ansiedades do que nos caminhos da Transformação Digital. Apresentada invariavelmente com bem-vinda e inevitável a Transformação Digital é um caminho sem volta.

E para você, que também deseja explorar e conhecer as principais tendências do universo de TI no mundo, preparamos um apanhado geral sobre esse evento, confira:
 

Insight #1 – Uma perspectiva sobre o horizonte de serviços bancários digitais: cenários para você e seu setor

Como em todos os mercados, a transformação digital chegou também aos serviços bancários. Nessa perspectiva, cabem aos CIOs dos bancos liderar esse movimento de transformação.

Dentro dessa perspectiva as soluções e conexões de inteligência artificial e algoritmos devem ser usados com foco nas pessoas.

Desafios e oportunidades:

  • Mudança de cultura
    A cultura organizacional dos bancos se mostrou a principal barreira quanto à aderência da transformação digital. Essa mudança de cultura será encabeçada pelos CIOs, com atuação estratégica no planejamento dos negócios.
  • Propagar o conhecimento na instituição
    Promover sessões de educação e planejamento estratégico para todo o negócio, com objetivo de toda a camada de liderança compreender as especificidades desse processo.
 

Insight #2 – As coisas e os algoritmos dos negócios digitais podem mudar os modelos de negócio para a manufatura?

A indústria de manufatura se relaciona com o mercado através de contatos B2B e B2B2C, porém com o avanço dos negócios digitais as coisas e algoritmos também começaram a fazer parte dessas interações e relacionamentos, seja para com consumidores ou stakeholders.

Esse processo leva o setor a estabelecer novos modelos de negócio, e é tarefa dos CIOs entender quais são esses novos modelos, e como a TI pode contribuir para otimizar e inovar essa cadeia de relacionamentos e processos.

Desafios e oportunidades:

  • Entender a nova cadeia de relações que está evoluindo através dos negócios digitais.
  • Adaptar as formas de geração de valor para o negócio, usando as tecnologias disponíveis nesse processo.
  • Entender que a transformação digital pode afetar seu modelo de negócio, tornando-o mais competitivo e eficiente.
  • Decidir se você está criando um novo produto digital, ou se está criando um novo modelo de negócio para um produto existente.
 

Insight #3 – Varejo 4.0: como escalar a experiência do cliente digital

A experiência do cliente é hoje a chave para o sucesso dos negócios digitais. Mais do que uma compra ou entrega, o cliente avaliará a experiência de consumo como um todo.

O mercado de varejo já explorou e testou os conceitos de integração de canais, porém chegou a hora de escalar estratégias de omnichannel, você está pronto?

Durante o Gartner Symposium pudemos entender como acelerar a digitalização do varejo, afim de explorar novas oportunidades de negócio de forma ágil e segura.

Desafios e oportunidades:

  • Priorizar a mobilidade
    O fluxo de dados móveis aumentará 7x até 2021. O varejo deve desenvolver e otimizar aplicações mobile para convergir com essa tendência. Sempre com foco em facilitar processos e promover uma experiência de consumo diferenciada.
  • IoT já é realidade
    Estamos vivendo numa era onde praticamente tudo o que interagimos está conectado à internet. Os negócios de varejo podem se beneficiar dessa realidade para realizar o cruzamento de informações, sempre buscando a segurança e privacidade do cliente.
  • Segurança
    Com o avanço das conexões digitais, os negócios precisam focar também na construção e manutenção de soluções de segurança. A prevenção contra vazamento de informações e o gerenciamento da entrada e saída de dados são campos que ainda possuem muito potencial para serem explorados.
 

Insight #4 – Estudo de caso Fiat Chrysler: transformação digital na Fiat Chrysler Brasil: a TI como agente de mudança

O Grupo FCA no Brasil (FIAT, Dodge, Jeep, entre outros) promoveu um processo de preparação interna para a transformação digital, e durante um dos painéis do Gartner Symposium pudemos conhecer esse estudo de caso mais a fundo.

A transformação digital na FCA atuou em 4 pilares:

  • Transformação do negócio
  • Pessoas: skills and capabilities, cultura organizacional, engajamento e empoderamento, conhecimento de aplicações e tecnologias, mudança para mindset digital
  • Tecnologias digitais
  • Ambiente de trabalho

Nesse processo foi necessário e fundamental trazer o negócio para dentro da TI, afim de promover o engajamento e apoio para as mudanças provocadas pelo processo de transformação digital.

Desafios e oportunidades:

  • Indústria 4.0
    Aliada à transformação digital, já está impactando os processos atuais de manufatura e gestão industrial.
  • Vendas
    Todos os mercados estão se adaptando para serviços conectados, mobilidade compartilhada, vendas na internet, diferentes modelos de distribuição e etc.
  • Evolução da TI
    Analytics, e IA (promovendo saving e otimização de processos)
    UX (não apenas como user experience, mas como custumer experience).
  • Cibersecurity:
    Investimentos são necessários para aumentar a segurança em todos os níveis de atuação da transformação digital nos negócios.

Vários desafios e oportunidades pela frente, não é mesmo?

Mas não paramos por ai! No Gartner Symposium participamos de um painel que antecipa e apresenta as 10 principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Com esse conteúdo riquíssimo em mãos preparamos pra você um infográfico que lista essas tendências, te ajudando a se antecipar para o futuro, e levantar oportunidades de fazer acontecer através das novas tecnologias.

Receba o infográfico no seu e-mail:

 

Compartilhe: