2/28/2019 2:43:23 PM

O que é PLM? E por que ele é importante?

Têxtil plm processo produtivo indústrias

Otimização de recursos, controle de processos, gestão da informação. Conheça o conceito e importância do PLM para a produção inteligente nas indústrias.

Em todos os tipos de negócios a otimização de recursos se faz essencial para a manutenção da competitividade da empresa.

Os recursos que precisam ser potencializados englobam a esfera de: pessoas, ativos, informações, processos e etc. Nesse âmbito a tecnologia se torna uma ferramenta estratégica para operacionalizar essas melhorias, promovendo ganhos de tempo e/ou redução de custos.

Dentro desse cenário, empresas com processos produtivos têm buscado formas de compreender melhor o mercado consumidor, assimilando informações internas e externas para gerar inteligência de mercado para o negócio. E nessa perspectiva o PLM (Product Lifecycle Management) vem ganhando relevância dentro de grandes indústrias.

Hoje queremos apresentar aqui o conceito de PLM, reforçando a importância desse conjunto de soluções para contribuir na inovação de processos e efetividade produtiva dentro de grandes indústrias, a era da produção inteligente já chegou!

Afinal, o que é PLM?

Em tradução literal Product Lifecycle Management significa: Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto. Esse conceito consiste na centralização e gerenciamento de todas as informações e documentações relacionadas a um produto; desde a sua concepção – planejamento, projeto, design – até a sua entrega ao cliente.

O PLM não é especificamente “apenas” um software, porém para sua abrangência e aplicação total, um sistema unificado se faz necessário. Dentro da abordagem conceitual do PLM todas as etapas do ciclo produtivo são importantes, e com o acesso unificado às informações de cada uma dessas etapas todos os envolvidos no processo recebem uma visão ampla e completa sobre as variáveis envolvidas na produção.

 

Por que utilizar PLM?

O Gartner pontua que gerenciar o ciclo de vida dos produtos, do início ao fim, permanece uma tarefa-chave e responsabilidade crítica dos líderes. A implicação das decisões tomadas a partir desse processo podem impactar substancialmente a marca e o caixa do negócio

Isso acontece pois sabemos que dentro de qualquer negócio os dados são recursos valiosos. Numa estrutura organizacional que conta com processos produtivos complexos, a importância desses dados é ainda maior, pois como saber se aquela ideia é viável? Como o mercado aceitará o produto? O que mudar nele? Como manter os produtos no mercado? Quais são os custos em cada etapa? Há viabilidade para produção? São inúmeras perguntas que precisam ter a resposta na hora certa.

Nesse cenário, após a implementação do PLM a empresa contará com a integração de diferentes sistemas e centralização de todas as informações e documentos sobre o produto num único repositório de dados. Essa abordagem representa ganhos expressivos em:

  • Produtividade;
  • Efetividade no atendimento de demandas;
  • Redução de custos;
  • Redução do tempo de produção;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Melhorias contínuas no processo produtivo;
  • Aumento do potencial competitivo.

Empresas que gerenciam o ciclo de vida de seus produtos também experimentam ganhos estratégicos, contando com uma maior compreensão sobre seus pontos fortes e fracos, sejam relacionados aos recursos internos, como também no relacionamento com seus stakeholders.

A AMcom participou de um grande projeto de PLM dentro da Hering, indústria têxtil brasileira com mais de 130 anos de história, mais de 7 mil colaboradores, 800 lojas no Brasil e 8 unidades produtivas.

A participação da Amcom já foi concluída, as etapas do projeto já foram finalizadas, e você pode conferir o case de sucesso aqui. Em parceria com os times da Hering pudemos mergulhar profundamente no processo produtivo da companhia, estruturando as informações e documentos do PLM.

Dentro da Hering a AMcom atuou com consultoria de processos, alocação de profissionais e desenvolvimento de sistemas, customizando e realizando melhorias no software de PLM existente. Já entregamos mais de 80 mil horas de projeto, com 70 pessoas envolvidas e mais de 2.000 impactadas.

Se a sua empresa conta com um processo produtivo, e deseja ganhar inteligência de mercado e agilidade nos processos o PLM pode ser o caminho ideal para se alcançar mais competitividade e eficiência produtiva. Estamos na era da indústria 4.0, onde o controle sistematizado dos processos produtivos, de ponta a ponta, se fazem necessários para a tomada de decisões no dia a dia, o acompanhamento das mudanças comportamentais do mercado que, consequentemente, levam a mudanças nos seus produtos.

O acompanhamento dos seus produtos, desde a idealização, passando por prototipagens, avaliações dos custos, avaliação de aceitação do mercado, elaboração dos mostruários, produção, controle da integração das áreas até o desenvolvimento, entre outros, tudo para garantir uma produção inteligente! 

Compartilhe: