11/27/2018 11:21:59 AM

Progressive Web Apps: desburocratizando o desenvolvimento mobile

Tecnologia progressive web apps

Entenda o que é PWA e como essa tecnologia pode contribuir para o seu negócio!

No Brasil, de acordo com a Pesquisa TIC Domicílios (2017), 49% da população que possui acesso à internet navega na web apenas através de dispositivos móveis. A proporção de usuários que utilizam a internet em ambos os dispositivos, desktop e mobile, está em 47%. Esse dado confirma uma tendência crescente no nosso país e no mundo: a navegação via dispositivos móveis veio para ficar!

Imagino que essa percepção não seja novidade para você, certo? Por acaso aí na sua empresa alguém já pensou em desenvolver um aplicativo mobile para engajar clientes e prospects? Frente a essa tendência tão expressiva, as empresas realmente precisam entender como tirar proveito desse formato de comunicação e engajamento. Mas, será que a criação de um aplicativo é a melhor opção? Muitas vezes o custo-benefício para a criação dessa aplicação não se justifica. E é aqui que entra a desburocratização do desenvolvimento mobile, através de PWA: Progressive Web Apps.

Desenvolvimento de apps mobile

O que acontece é que empresas de desenvolvimento de software, quando criam um app, precisam formar times com profissionais que contemplem diferentes habilidades técnicas, que entendam de desenvolvimento mobile em profundidade, além de compreenderem o fluxo de criação de um app para chegar até a loja (Google Play Store, Apple App Store, Windows Store, etc). Além dessas competências esses profissionais precisam ainda dispor de recursos como um MacBook e um iPhone, quando precisam testar o app.

Definição de Progressive Web Apps

Com PWA podemos criar aplicações web progressivas (que não são híbridas, mas sim um site). Essas aplicações se comportam como um app nativo/ híbrido nos diferentes tipos de dispositivos, rodando diretamente nos navegadores mobile.

Depois dessa definição você pode imaginar que Progressive Web Apps são apenas sites responsivos. Mas essa tecnologia vai muito além! Hoje já podemos acessar recursos nativos do celular através do navegador, enviar notificações push (gerando engajamento do usuário), criar aplicações que funcionem independente da conexão com a internet, além de projetá-las para visualmente parecer com um app nativo.

Vantagens

Se você está se questionando sobre a razão para explorar PWA para suas soluções mobile não se preocupe, separei aqui algumas vantagens dessa solução:

  • Redução de custos para a criação de aplicação;
  • Agilidade no processo de distribuição. Pois não depende dos prazos de aprovação das lojas (Apple App Store, Windows Store, Google Play Store, etc);
  • A empresa não precisa contar com 2 profissionais para desenvolver a aplicação (para desenvolvimento IOS ou Android);
  • Não há necessidade de pagamento para as lojas, para distribuição da aplicação;
  • É mais fácil de encontrar profissionais para desenvolvimento (ex.: Dev Frontend).

Já para o usuário da aplicação a grande vantagem é utilizar a memória do aparelho conforme demanda, pois esse tipo de aplicação não depende de instalação prévia no celular.

Para concluir esse tema, fica o desafio da nossa busca contínua pelas melhores maneiras de desenvolvermos aplicações, contemplando a melhor experiência para o usuário e a otimização de recursos para as empresas. Compartilhe esse artigo e espelhe conhecimento! :)

 

Compartilhe: