11/19/2019 5:36:21 PM

O desafio da transformação digital: como achar o TechQuilibrium?

Technology techquilibrium gartner digital transformação indústrias ia iot

Durante o Gartner IT Symposium / Xpo 2019 em São Paulo analistas do Gartner apresentam dicas para obter sucesso na transição do tradicional para o digital

Para a real transformação do negócio é necessário que as organizações repensem seus processos e formas de trabalhar. O mundo está em constante mudança e tornando-se cada vez mais digital. Para passar por essa transição com sucesso as empresas precisam, de acordo com o Gartner, encontrar o TechQuilibrium: um ponto de equilíbrio tecnológico que define como a empresa será digital.

A força de trabalho pode se tornar um dos principais impulsionadores da vantagem competitiva sustentada ou o elo mais fraco de uma estratégia de transformação digital. Desta forma, as mudanças ocorrerão de maneira rápida e eficaz.  Abaixo listei as principais visões que o Gartner trouxe sobre o tema durante o Gartner IT Symposium:

A maioria das indústrias será remasterizada digitalmente na próxima década através da aplicação de tecnologias e recursos digitais a produtos, serviços e modelos de negócios.
 

Os participantes totalmente digitais interromperão inicialmente os operadores históricos, que dependem de ativos e capacidades convencionais. Mas com o tempo, os dois lados evoluirão misturando o digital ao tradicional.
 

As indústrias se estabilizarão, alcançando o equilíbrio técnico do mercado em algum momento futuro, à medida que as capacidades e os ativos forem copiados e comercializados, e a assimetria da capacidade digital diminuir.
 

Os líderes do setor serão aqueles que combinam de maneira ideal os recursos digitais e tradicionais.
 

Outros participantes do setor podem se especializar para evitar essa transformação digital profunda, mas todos precisarão de alguns recursos digitais, como o preço de entrada em futuros ecossistemas do setor.
 

Toda empresa chegará ao seu próprio equilíbrio técnico da empresa. Cada mistura e a rota para ela serão únicas devido ao seu ponto de partida competitivo. Não existe um modelo padrão.
 

O desafio executivo é estabelecer o ritmo e a sequência certos de percurso ao longo da linha de equilíbrio entre os negócios tradicionais e os digitais.

 

"O TechQuilibrium pode ajudar a criar equilíbrio entre as complexas interrupções e muitos extremos que as organizações estão enfrentando hoje. Os CIOs devem fazer parceria com suas equipes executivas para projetar uma proposta de valor que conduza a combinação certa de negócios tradicionais e digitais. Ao atingir esse ponto de equilíbrio, você alcançou seu TechQuilibrium. Empresas individuais e indústrias inteiras terão pontos diferentes do TechQuilibrium. Nem todo setor precisa ser digital da mesma maneira ou na mesma extensão.” - Valentin Sribar , vice-presidente sênior de pesquisa da Gartner.


 
Os líderes executivos devem ajudar sua organização a encontrar seu equilíbrio técnico, mediante:

Pintando uma visão da indústria digital e definindo o escopo da mudança necessária para a empresa desempenhar seu papel pretendido no futuro: sugerimos pelo menos três horizontes - agora, próximo e longo prazo. Nos próximos dois a três anos, como os produtos e serviços começarão a se tornar mais digitais? Esta parte da jornada apresentará novas possibilidades e proposições de valor aos clientes. Também começará a incubar as capacidades organizacionais do futuro. Daqui a dois ou três anos, do que esses novos produtos e serviços digitais conectados se tornarão capazes em escala no mercado? Finalmente - qual é a visão depois que o setor se torna "inundado" nos produtos avançados, inteligentes e com capacidade digital do futuro?

Definir o ritmo certo, a sequência e a fase de mudança: estes devem basear-se na cadência antecipada de perturbações do setor e nos pontos fortes e fracos da empresa. Um dragão digital realmente entrará diretamente no seu setor? Talvez seja mais provável que a ameaça disso faça com que um de seus maiores concorrentes tradicionais "desbaste" e participe das possibilidades de reinvenção digital? Quais métodos de mudança estratégica poderiam ser mais úteis para acelerar sua jornada digital e talvez mantê-la longe o suficiente do núcleo tradicional para evitar conflitos? Assim, por exemplo, uma estratégia poderia ser esperar um pouco e adquirir startups digitais por seus talentos e capacidades.

Elaborar cuidadosamente a história e as mensagens para o conselho e para os investidores: pense duas vezes sobre declarar publicamente que sua empresa deseja ser uma "empresa de tecnologia" sem oferecer detalhes. Em vez disso, pense nas mensagens que descrevem um estado de equilíbrio técnico que é a combinação perfeita de tradicional e digital para competir no futuro.


Além das empresas, a sociedade também está se “digitalizando” rapidamente, ou seja, a interação entre pessoas, organizações e coisas é cada vez mais frequente. Graças a IA e IoT encontrar dados não é mais um desafio, saber como usá-los a seu favor sim, afinal boas decisões são essenciais para o sucesso das organizações. É inevitável incorporar mais tecnologias e automatizar essas decisões, no entanto o desafio aqui é a liderança humana acompanhar encontrando o TechQuilibrium entre os seres humanos e os sistemas de inteligência artificial (IA) que tomam decisões.
 

Compartilhe: