8/23/2018 6:34:01 PM

Web scraping, o poder dos dados como diferencial para o seu negócio

web scraping tecnologia inovação

Em um mundo onde quase 200.000 páginas são adicionadas todos os dias à internet, a necessidade por informação filtrada e selecionada aumenta a cada dia

Em um mundo onde quase 200.000 páginas são adicionadas todos os dias à internet, a necessidade por informação filtrada e selecionada aumenta a cada dia, e um coadjuvante ganha notoriedade e espaço no mercado de data science.

O Web Scraping ou web harvesting é o processo de extrair e organizar grandes quantidades de dados de forma automatizada, usando “raspagem” de páginas de internet através de scripts e robôs automatizados. Basicamente é a técnica de extrair informações de dados não tabulares e não estruturados e transforma-los em informação organizada e padronizada com saídas únicas, como CSV ou Excel, por exemplo.

A utilização da técnica tem se tornado comum por grandes empresas de vários setores e pode potencialmente desempenhar um papel crucial em aspectos críticos do negócio, como monitoramento de preços e análise de concorrentes.
O web scraping funciona bem em todos os setores, como mercado financeiro, e-comerces, blogs, empresas de marketing entre outros modelos de negócio. As  suas aplicabilidades também são muitas, como comparação de preços online, rastreio de mudança de sites, integrações de informações para relatórios financeiros, dados meteorológicos, pesquisa e comportamento na web etc.

Diferencial para os Recrutadores - os setores de recursos humanos - RH, por exemplo, podem usar essa ferramenta para obter competitividade durante o processo de recrutamento e até mesmo utilizar a técnica para coletar e filtrar os dados de diferentes sites de empregos de uma só vez. 

Varejo ou Indústria - Os sites de vendas de produtos ou até mesmo fabricantes também podem se beneficiar, capturando dados sobre as descrições de produtos e possíveis problemas que seus consumidores enfrentam sobre os seus produtos apenas usando as informações e opiniões do próprio usuário final disponível em redes sociais, sites de avaliação, páginas e fóruns.

Otimização para o Jornalismo - O uso de web scraping também está associado a estudos na área de mineração de textos e artigos que foram digitalizados. O próprio jornalismo investigativo necessita da coleta de dados que normalmente não são publicados de forma que a análise seja permitida.

Otimização de negócios - Saber coletar, organizar e distribuir estes dados de forma clara e eficiente é a chave para um marketing direto e assertivo, facilitando o monitoramento de concorrentes, extração de preços, assim gerando uma análise de mercado mais eficiente ajudando na definição de estratégias para expansão dos negócios.

Como todas as outras coisas, o web scraping também é utilizado para fins ilegais, incluindo a utilização de informações protegidas por direitos autorais ou dados sensíveis como informações de previdência social para fins de venda de informações a financeiras.

Como você viu, as aplicações são incontáveis, o resultado é imediato e a implementação das técnicas pode ser complexa, porém quando executado a fim de cumprir os objetivos estratégicos os resultados podem levar a uma alavancagem do seu negócio. A AMcom conta com uma área de inovação e cientistas de dados que podem ajudá-lo a analisar as possibilidades de aplicação de inteligência no negócio e gerar um grande diferencial competitivo, clique aqui para entrar em contato.


Por José H. Westarb Júnior - Analista de Sistemas 

Compartilhe: