AMS: desmistificando Application Management Services

Hoje, empresas de diversos setores utilizam aplicações para gerenciar suas demandas diárias, otimizando processos e melhorando a comunicação. Porém, a gestão dessas ferramentas exige uma expertise especializada. É aí que entram os Application Management Services (AMS), ou Serviços de Gerenciamento de Aplicativos.

Esse serviço oferece uma solução completa para a gestão de aplicativos, cobrindo desde a manutenção até a otimização contínua. Ao contar com uma equipe especializada em AMS, as empresas superam os desafios complexos associados à gestão de aplicações, garantindo que operem de forma eficiente e segura.

Neste artigo, exploraremos a fundo o papel dos Application Management Services, como eles beneficiam as empresas de diversos setores e como contratar uma equipe especializada. Excelente leitura!

O que é AMS?

Application Management Services (AMS) é um conjunto de serviços ligado ao ciclo de vida de uma aplicação. Tais serviços abrangem o gerenciamento, manutenção e suporte contínuo de softwares ou sistemas de informação.

Portanto, o AMS vai além da correção de problemas, focando também na otimização contínua e na adaptação das aplicações às novas demandas e desafios tecnológicos, assegurando que os recursos funcionem de maneira eficiente e estejam sempre atualizados.

Quais são as categorias de AMS?

O AMS pode ser dividido em 4 principais categorias:

1. Solicitações de serviço: a equipe de AMS pode orientar seu time a otimizar a configuração de suas aplicações, incluindo se necessário a configuração de um gerenciador de alarmes;

2. Incidentes: sua equipe de AMS cuidará de incidentes quando sua aplicação não estiver funcionando como esperado;

3. Tarefas rotineiras: para garantir que o seu sistema esteja em constante funcionamento com a última versão disponível, sua equipe de AMS cuidará de quaisquer atualizações necessárias relacionadas a usabilidade e segurança;

4. Aprimoramentos: sua equipe de AMS fará upgrades no sistema de forma a minimizar downtimes da sua aplicação, sempre que possível em horários não comerciais.

Como funciona uma equipe de Application Management Services?

Uma equipe dedicada de AMS é composta por especialistas que se encarregam de monitorar, manter e aprimorar continuamente as aplicações de uma empresa. Eles lidam com melhoria de desempenho, segurança e escalabilidade, garantindo que os sistemas funcionem de maneira eficiente e segura. 

Assim, enquanto seus aplicativos são mantidos e aprimorados por especialistas, sua empresa fica livre para se concentrar em seu negócio. 

Por que investir em uma equipe de AMS?

O investimento em uma equipe de AMS para cuidar das suas aplicações leva ao aumento na confiabilidade e eficiência, diminuição do tempo de inatividade e melhora a experiência do usuário. Confira outros benefícios abaixo:

Resultado de negócio

Além do aumento da performance das aplicações por meio de especialistas, uma boa equipe se torna um braço estratégico de TI (Tecnologia da Informação). Para isso, são elaborados planos de ação baseados em KPIs, de curto, médio e longo prazos ligados aos resultados diretos do seu negócio.

Amplitude e escalabilidade

Além do ganho na diversidade de operações com tecnologias, sua equipe trabalha para que o serviço amplie a escala facilmente, adaptando o pacote do AMS ao crescimento de seus negócios.

Inovação & Core Business

Pesquisas apontam que cerca de 1/3 do tempo dos desenvolvedores é destinado à manutenção e trabalhos em sistema legado, tirando o foco na criação de novos produtos e serviços digitais, testes de novas tecnologias e assim por diante.

Dessa forma, ao contar com uma equipe de AMS, você delega a responsabilidade de gerenciar tanto seu legado quanto suas aplicações essenciais. Isso libera tempo e recursos internos, possibilitando que sua empresa dedique mais energia à inovação, ao desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais, bem como às atividades estratégicas centrais do seu negócio.

Redução de custos e riscos

Uma equipe de AMS garante o pleno funcionamento das suas aplicações essenciais, reduzindo riscos associados a problemas técnicos. Além disso, tais ações tendem a direcionar o AMS para onde ele é mais essencial em cada jornada da sua empresa.

Em resumo, investir em uma equipe de AMS ajuda a maximizar o retorno dos seus investimentos em tecnologia!

Quais são as principais aplicações de AMS?

O AMS abrange várias atividades essenciais para garantir o funcionamento contínuo e eficiente das suas aplicações. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas diversas funcionalidades!

Suporte e manutenção de aplicativos e softwares

Um monitoramento proativo ajuda a identificar e resolver problemas antes que eles afetem os usuários finais.

Na ocasião de um problema se tornar aparente, sua equipe de AMS fornece um suporte técnico especializado para solucionar tal problema rapidamente e garantir a disponibilidade contínua.

Gestão de incidentes

O AMS oferece uma resposta rápida e eficaz a problemas que possam surgir nos seus aplicativos, respeitando os seus SLAs o máximo possível. São estabelecidos procedimentos claros e processos de escalonamento para lidar com quaisquer incidentes de forma sistemática.

Gestão de mudanças e atualizações

É crucial que todas as alterações nos seus aplicativos ou softwares sejam implementadas de forma controlada e eficiente. Para isso, sua equipe de AMS trabalha para:

  • Minimização dos riscos de interrupções nos serviços: processos padronizados são estabelecidos para avaliar, aprovar e implantar alterações;
  • Garantir a estabilidade do sistema: testes rigorosos são feitos para validar as mudanças antes de serem implementadas em ambiente de produção;

Melhoria contínua

Ao adotar uma abordagem proativa para a melhoria contínua, o AMS permite que as organizações acompanhem as mudanças nas necessidades dos usuários e do mercado. 

Seus aplicativos são mantidos sempre atualizados e alinhados com as melhores práticas da indústria. Pesquisas detalhadas de desempenho e a análise de dados sobre o uso dos seus aplicativos geram insights valiosos para otimização e melhoria contínua de todo o seu ecossistema.

Gestão de serviços de aplicativos baseados na nuvem

O uso de aplicativos em nuvem tornou-se lugar comum nos dias de hoje. O AMS fornece monitoramento em tempo real da infraestrutura, identificando problemas de desempenho, disponibilidade ou segurança.

Além disso, também ajuda na configuração e otimização dos recursos, garantindo que os aplicativos operem de forma eficiente e econômica, potencialmente aumentando sua margem de lucro!

Quais indicadores o AMS monitora?

Uma equipe de AMS garante o pleno funcionamento das suas aplicações essenciais de uma empresa.
O AMS fornece monitoramento em tempo real da infraestrutura das aplicações.

Alguns dos indicadores monitorados em um AMS são:

  • RCA: Redução de causa raiz, para eliminar recorrência e redução de incidência;
  • TMA: Tempo médio de atendimento de um chamado;
  • SLA: Service Level Agreement, como foco em performance;
  • NPS: Net Promoter Score, com foco em melhorar a experiência do usuário;
  • Reopened: Indicador de qualidade que demonstra o % de chamados reabertos;
  • Aging: Tempo de vida de um chamado;
  • MTBF: Mean Time Between Failure, com foco em manter as operações;
  • MTTR: Mean Time To Repair, o tempo médio para reparar uma indisponibilidade

Como contratar uma solução de AMS?

Entendi a importância de uma solução de AMS para minha empresa. Qual o próximo passo?

Antes de mais nada, é preciso avaliar as necessidades da sua empresa. Ou seja, quais são suas dores no que tange a gestão de aplicações? Alguns exemplos dessas dores, dentre outras são:

  • Desonerar seu time interno com as atividades de sustentação e manutenção para focar no seu negócio;
  • Melhorar o senso de urgência em problemas de produção (proatividade);
  • Aumentar a satisfação das áreas de negócio;
  • Time com flexibilidade em tecnologias;
  • Assertividade nas estimativas e honrar com os prazos de entrega;

Respondida essa pergunta, pesquise e avalie potenciais fornecedores baseado na sua experiência, especialização e reputação no mercado. Dentre os pontos a levar em conta na sua decisão podemos ressaltar:

  • Escalabilidade e adaptabilidade: conforme seu negócio cresce, também deve crescer a qualidade e variedade dos recursos oferecidos pelo seu parceiro. Certifique-se de que o parceiro escolhido possui capacidade para lidar com as suas aplicações em diferentes níveis de maturidade;
  • Modelo de negócio/contrato: cada fornecedor atua com um modelo de negócio variado, desde um pacote de horas/mês até um preço fixo que permite um número específico de solicitações/mês;
  • Ponto de contato eficiente: seu parceiro ideal deve fornecer um ponto de contato único que facilite a resolução de problemas, como um gerente de contas fixo.

Como funciona o serviço de AMS da AMcom?

O serviço de AMS da AMcom é focado em melhorar os seus resultados de negócio. Nosso framework consiste em 5 etapas principais, amparadas por 1 etapa satélite essencial:

1. Avaliação

Na primeira etapa, entendemos suas prioridades de negócio, tecnologia e os principais indicadores impactados. Trabalhamos para definir o seu business case através de:

  • Mapeamento do seu ecossistema;
  • Mensuração do impacto das aplicações nas áreas de negócio e seus indicadores;
  • Priorização dos indicadores de AMS relacionados ao seu negócio.

2. Planejamento

O próximo passo é a definição do modelo de serviço, escopo e soft landing. Nosso framework de AMS consiste em:

  • Design de processos e ferramentas;
  • Políticas e metodologias;
  • Gestão, governança e indicadores.

3. Transição

Nesta etapa, entramos na execução do plano de transição para o modelo de serviço e atendimento acordados. Estabelecemos KPIs de Transição, amparados por:

  • Implementação do modelo;
  • Transição do conhecimento;
  • Capacitação do time.

4. Operação

Na etapa de operação, temos o modelo de serviço e atendimento em atividade. Entregamos valor para sua organização focando em:

  • Estabilizar o modelo de serviço e atendimento aos usuários;
  • Monitorar e medir o desempenho e a governança;
  • Identificar melhorias essenciais;
  • Gerenciar o catálogo de serviço.

5. Otimização e inovação

Na última etapa elaboramos um plano de evolução do serviço e das suas aplicações tendo sempre em mente duas ações: priorizar e recomendar trilhas de modernização e identificar oportunidades de transformações.

Etapa satélite: melhoria contínua

Durante todo o processo, mantemos em mente um de nossos principais valores, a melhoria contínua. Nossos processos são amparados por monitoramento de KPIs e Plano de gestão de incidentes (RCA, Treinamento, Base de conhecimento, etc).

Venha conhecer nossa solução de AMS em mais detalhes, entre em contato com o nosso time de especialistas!

Em resumo

O que é AMS?

Application Management Services (AMS) é um conjunto de serviços ligado ao ciclo de vida de uma aplicação. Tais serviços abrangem o gerenciamento, manutenção e suporte contínuo de softwares ou sistemas de informação.

Por que contratar um AMS?

O investimento em uma equipe de AMS para cuidar das suas aplicações leva à:
– Aumento na confiabilidade e eficiência;
– Diminuição do tempo de inatividade;
– Melhora a experiência do usuário.

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.