Sistema de Gestão Pedagógica – SME

Cenário

O SGP (Sistema de Gestão Pedagógica) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo existe desde 2014.

A nossa jornada nessa história começa em 2018, quando a AMcom assumiu um contrato e realizou oficinas com os professores e gestores para entender os problemas, dores e efetuar o mapeamento das melhorias necessárias.

 

O sistema é responsável pela gestão das atividades pedagógicas, gerenciando toda a cadeia de atividades do professor e da escola. Isso quer dizer que o sistema auxilia no diário de classe (que compreende cadastro de aulas, registro de frequência e lançamento de provas e notas), no planejamento das aulas (sempre alinhado ao currículo da cidade), no fechamento das notas, na geração do boletim e até mesmo no conselho de classe que é realizado por meio da ferramenta.

Desafio do negócio

A aplicação antiga não suportava mais a carga exigida e estava em fase de esgotamento, era lento e contava com diversas funcionalidades que não conseguiam ser utilizadas ou implementadas, devido à estrutura em que foi criada.

Então um dos nossos primeiros desafios era superar um enorme gap tecnológico existente no sistema antigo.

Solução

Uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 20 profissionais da AMcom e da SME, foi estruturada e optou-se então por criar um novo sistema, totalmente do zero.

Este novo sistema foi então, construído com uma visão ao longo prazo, baseado nas melhores práticas do momento, mas também considerou os aprendizados com a solução anterior e também mapeou as dores dos usuários atuais.

Como a SME de SP é a maior secretaria municipal de educação da América Latina, a primeira versão do nosso sistema foi construída para atender aproximadamente 430 mil alunos (quase metade da rede municipal) a partir do ano letivo de 2020, substituindo o sistema anterior. Nesta primeira versão homologada, eram atendidos os ensinos: fundamental, médio e EJA.

Mas a solução não parou por aí! Com entregas constantes, novas versões já foram liberadas e outras estão em andamento, sempre baseadas em práticas inovadoras de desenvolvimento ágil.

O escalonamento da aplicação sempre esteve em mente. Dessa forma, preocupados com a melhoria da performance, nossa solução continuou buscando novas frentes de evolução para que o sistema também incluísse a educação infantil, aumentando consideravelmente o número de alunos alcançados. Esse crescimento no número alunos atendidos nos faz evoluir constantemente a ferramenta para sempre garantir a melhor experiência para os usuários.

Além disso, várias funcionalidades para o PAP (Projeto de Apoio Pedagógico) também foram implementadas para auxiliar os professores, mapeando a entrada de alunos na recuperação e avaliando suas respectivas evoluções. Além disso, diversos outros relatórios foram disponibilizados e ajudam cada escola a entender o seu cenário e propor ações específicas.

 

Resultados

Finalmente, dentre tantos módulos, a solução entregue para a SME auxilia professores a melhorarem suas aulas, facilitando planejamentos como também atua como embasamento para gestores das escolas tomarem melhores decisões baseado nos dados da rede.

A SME também tem benefícios com o sistema, uma vez que planeja as ações a serem implementadas (como capacitação de professores e melhorias na escola) baseado nos dados retirados do sistema.

Até o fim de 2020, também será lançado um aplicativo para as famílias consultarem o boletim online dos alunos e ficarem por dentro de tudo que acontece na SME e na escola. A expectativa é de + de 500 mil usuários para esta solução.

Confira alguns outros resultados:

  • Arquitetura mais moderna, com diversas automações de processos;
  • Criação do calendário de aulas dos professores, para o ano inteiro, é realizada em segundos;
  • Cálculos de frequência centralizados;
  • Planejamentos agora podem ser replicados entre turmas de forma automática;
  • A Sondagem, um módulo que faz parte do sistema, ganhou prêmio de inovação de SP.

 

+3M

Milhões de aulas lançadas no sistema, apenas em 2020.

+35K

35 mil usuários, aproximadamente, nas 561 escolas atendidas 

Deixe seu comentário

Tags

Modernização de aplicações
Transformação digital e hiperautomação

Tecnologia

.Net
Banco PostgreSQL
React

Indústria

Public Services

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.