Muitas pessoas acreditam que UX é o trabalho de deixar uma interface bonita e atrativa para o usuário. Mas estamos aqui para lembrar que User Experience não é apenas digital, todo e qualquer tipo de experiência que um usuário tenha com um produto, equipamento ou dispositivo também conta como experiência do usuário.
Afinal, o que é UX?
O termo UX vem da expressão User Experience ou Experiência do Usuário. É tudo relacionado a sua experiência, seja com um produto ou serviço. E você não precisa nem estar perto do produto ou utilizando o serviço. Você pode, simplesmente, estar falando sobre ele para alguém. Imagine que surgiu um novo app de delivery durante a pandemia e você decidiu experimentar, independente da experiência que você está tendo, seja ela boa ou ruim, você vai dividi-la com sua família, amigos, parceiros.
A partir do momento que você compartilha a sua experiência com alguém, essa pessoa já cria uma experiência positiva ou negativa, sem mesmo ter utilizado o produto ou serviço. UX vai além do âmbito meramente visual, UX é essencialmente a percepção do usuário.
Como surgiu o termo UX?
No início de 1990, quando era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple, Don Norman cunhou o termo “UX”, pois ele acreditava que definições como Interface de Usuário e Usabilidade limitavam o entendimento sobre o que o trabalho dele representava.
Sendo assim, ele renomeou o seu cargo para “User Experience Architect Group”. No link abaixo você pode assistir a um vídeo de Norman explicando o que é UX na visão dele.
Link: https://youtu.be/9BdtGjoIN4E
Como aplicar?
O primeiro requisito para uma experiência de usuário excelente é atender às necessidades exatas do seu cliente ou usuário, em equilíbrio com o seu negócio. Em seguida vêm a simplicidade e a elegância que produzem produtos e serviços que são uma alegria para si próprios, uma alegria de usar.
A verdadeira experiência do usuário vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem que eles querem, ou fornecer recursos de lista de verificação. Para obter uma experiência de usuário de alta qualidade nas ofertas de uma empresa, deve haver uma fusão perfeita dos serviços com várias disciplinas, incluindo engenharia, desenvolvimento, marketing, gerência, RH e design.
Como assim? Todos os times podem aplicar UX?
Isso mesmo! O UX reverbera para outros setores da empresa. Isso é o que chamamos de cultura UX! Mesmo não sendo designer, você também pode aplicar UX. Para isso tenha em mente 3 perguntas base:
– Eu ofereço um serviço ou produto?
– Quem é meu usuário ou cliente?
– Como posso melhorar sua experiência?
Vamos usar como exemplo o time de DHO da AMcom
– Oferece um serviço – anúncio de vagas, condução do processo seletivo, contratação, treinamento do novo colaborador, acompanhamento do desenvolvimento do profissional…
– Usuários – candidatos e colaboradores da empresa.
– Como melhorar a experiência dos candidatos – encontrar as melhores formas de atração; facilitar a busca pelas vagas e torná-las mais atrativas; tornar o processo de contratação mais ágil.
– Como melhorar a experiência dos colaboradores – encontrar formas de engajar os colaboradores através de programas e ações que os motivem, reconheçam e apoiem; vivenciar diariamente a cultura da empresa; criar um ambiente acolhedor e colaborativo para o funcionário sentir que pertence.
Então UX não depende do designer?
Exatamente! Como foi explicado no início, UX quer dizer experiência do usuário, e todos nós podemos melhorar as experiências que propiciamos. Hoje, temos várias formas de aplicar UX, inclusive no nosso dia a dia. Por exemplo, nas nossas interações diárias com outras pessoas, nós oferecemos um serviço de comunicação, ajuda e atenção. Nossos usuários são:
– Empresa – time, colegas, líderes, porteiros, recepcionistas, pessoal da limpeza…
– Casa – familiares, porteiro, vizinhos, pets…
Podemos melhorar a experiência desses usuários sendo atenciosos, prestativos, oferecendo ajuda e nos comunicando de forma clara e assertiva para que eles compreendam.
Como você pode perceber, UX não está restrito ao design. Ele pode ser aplicado em qualquer área dentro da empresa e fora dela também. Que tal começar agora mesmo a melhorar a sua experiência e a das pessoas ao seu redor?
Abraço e até a próxima!
Autores: Thiago Honorato e Bruno Mescouto