Digitalização em Energia & Utilities: mais real do que se imaginou
Como a tecnologia tem ajudado a transformar o setor?
Como você bem sabe, empresas que geram, transmitem e distribuem energia e gás estão na vanguarda da inovação tecnológica. Essa é a realidade no Brasil: o segmento de Energia & Utilities é um dos que mais tem crescido, se modernizado, contribuído com boas práticas de ESG e investido (muito) em tecnologia.
Além disso, as empresas deste setor têm protagonizado um movimento forte de abertura de mercado livre de energia e gás. Iniciativas, estas, que impactam numa grande mudança de modelo de negócio e no uso de muita tecnologia. Desta forma, as tecnologias digitais vêm impactando e transformando as empresas de energia: na forma como agregam valor, atendem seus clientes, gerenciam custos, otimizam processos e capturam novas oportunidades. A rápida evolução deste mercado, segundo a PwC, está se dando, especialmente, por 4Ds: Descarbonização, Descentralização, Desagregação e Digitalização.
A tecnologia tem contribuído muito com a Digitalização, uma vez que a alta quantidade de sistemas e complexidade das operações desafiam as áreas de negócio e TI das empresas acelerarem a transformação digital. As principais tendências de mudanças são:
- Fornecedores aceleram a mudança de grandes plataformas para aplicativos que agregam valor.
- Plataformas de análise de dados, uma peça central para o crescimento e preservação da receita.
- Melhor gestão do consumo por meios digitais que permitirá uma maior economia dos clientes.
- A partir da análise dos dados, empresas readéquam e otimizam recursos existentes para aumentar a percepção de valor pelos clientes.
E é justamente isso que temos percebido e contribuído com clientes que atendemos, como a Engie, TAG, Ultragaz e ONS: um grande apetite por digitalização e projetos que geram valor. Como, por exemplo, neste cliente, que geramos maior produtividade e assertividade nos dados com uma solução 100% cloud.
E quando se fala em plataformas e aplicativos, a conexão com clientes finais é essencial. Por exemplo, este aplicativo, que ajudamos a Ultragaz a colocar no mercado para atender a uma demanda reprimida de GLP na maior cidade do país, durante a pandemia.
Não à toa que tecnologias como RPA (veja um case) por exemplo, aparecem nas primeiras posições das tecnologias mapeadas pelo Gartner como tendência para o setor de Energia & Utilities. Assim, ganhar agilidade e competitividade neste século digital tornou-se imperativo quando se fala de tecnologia.