Antes de analisarmos os desafios e oportunidades, é importante entender o conceito e quem pode participar deste modelo.
O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente onde os consumidores podem escolher de quem comprar energia elétrica, sem depender da distribuidora local.
Atualmente, temos dois modelos:
Ambiente de Contratação Regulada (ACR): onde residências e pequenos comércios compram energia de distribuidoras definidas;
Ambiente de Contratação Livre (ACL): onde empresas negociam diretamente com geradoras ou comercializadoras.
No ambiente ACR, a energia elétrica é fornecida aos consumidores por concessionárias já definidas em cada região. Nesta modalidade, estão enquadrados os chamados consumidores cativos, sendo estes, residências e pequenos comércios.
Já no ambiente ACL, estão enquadrados os chamados consumidores livres, consumidores que podem negociar diretamente com empresas geradoras e comercializadoras de energia. Aqui, os consumidores negociam livremente condições de compra, como preço, índices de reajustes, quantidade e flexibilidade, período de abastecimento e condições de pagamento.
E é justamente nesta modalidade que o Mercado Livre de Energia (MLE) ganha destaque.
Atualmente, os consumidores habilitados no ambiente ACL são apenas empresas conectadas à média e alta tensão, com demanda contratada igual ou superior a 500KW. Contudo, recentemente, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que permitirá que todos os consumidores de alta tensão, independentemente da demanda contratada possam entrar no modelo de Mercado Livre de Energia (MLE) a partir de 2024.Quer se aprofundar nos obstáculos que podem surgir? Leia também sobre os principais desafios da comercialização no Mercado Livre de Energia.
Cada empresa precisa analisar seu perfil de consumo, sua capacidade de gestão e os riscos envolvidos. A decisão deve ser feita com base em análise técnica, regulatória e estratégica.
E aí, como a sua empresa tem avaliado essa possibilidade?
É preciso avaliar tudo isso, entendendo os desafios do Mercado Livre de Energia para fornecedores e consumidores. Podemos conversar melhor sobre isso e trocar insights sobre como a tecnologia e a transformação digital podem ajudar.