Blog | AMcom | Inspired by tech, powered by people

Mercado Livre de Energia: vantagens e desvantagens

Escrito por Jonatas Jaqmam | 6/11/25 5:36 PM

Antes de analisarmos os desafios e oportunidades, é importante entender o conceito e quem pode participar deste modelo.

O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente onde os consumidores podem escolher de quem comprar energia elétrica, sem depender da distribuidora local.

Atualmente, temos dois modelos:

  • Ambiente de Contratação Regulada (ACR): onde residências e pequenos comércios compram energia de distribuidoras definidas;

  • Ambiente de Contratação Livre (ACL): onde empresas negociam diretamente com geradoras ou comercializadoras.

No ambiente ACR, a energia elétrica é fornecida aos consumidores por concessionárias já definidas em cada região. Nesta modalidade, estão enquadrados os chamados consumidores cativos, sendo estes, residências e pequenos comércios.

Já no ambiente ACL, estão enquadrados os chamados consumidores livres, consumidores que podem negociar diretamente com empresas geradoras e comercializadoras de energia. Aqui, os consumidores negociam livremente condições de compra, como preço, índices de reajustes, quantidade e flexibilidade, período de abastecimento e condições de pagamento.

E é justamente nesta modalidade que o Mercado Livre de Energia (MLE) ganha destaque.

Atualmente, os consumidores habilitados no ambiente ACL são apenas empresas conectadas à média e alta tensão, com demanda contratada igual ou superior a 500KW. Contudo, recentemente, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que permitirá que todos os consumidores de alta tensão, independentemente da demanda contratada possam entrar no modelo de Mercado Livre de Energia (MLE) a partir de 2024.Quer se aprofundar nos obstáculos que podem surgir? Leia também sobre os principais desafios da comercialização no Mercado Livre de Energia.

Vantagens do Mercado Livre de Energia

  • Liberdade de escolha: consumidores têm a liberdade de escolher o seu ou os seus fornecedores e negociar livremente e diretamente as melhores condições comerciais, além de escolher o tipo de energia gerada.
  • Economia: com a negociação livre com fornecedores, a possibilidade de melhores preços são um benefício para a economia com energia elétrica.
  • Previsibilidade de custos: melhor planejamento com custos, pois os consumidores podem firmar contratos bilaterais de curto, médio ou longo prazo.

Desvantagens do Mercado Livre de Energia

  • Complexidade de gestão: no mínimo, o consumidor vai precisar gerenciar dois contratos, um pela compra da energia e outro pelo serviço de distribuição, gerando um desafio de gestão de contratos.
  • Risco de preço: embora a concorrência e a livre negociação possam ajudar a conseguir melhores preços, também existe o risco de preços maiores caso o mercado de energia se torne caro.

Vale a pena para sua empresa?

Cada empresa precisa analisar seu perfil de consumo, sua capacidade de gestão e os riscos envolvidos. A decisão deve ser feita com base em análise técnica, regulatória e estratégica.

E aí, como a sua empresa tem avaliado essa possibilidade?

É preciso avaliar tudo isso, entendendo os desafios do Mercado Livre de Energia para fornecedores e consumidores. Podemos conversar melhor sobre isso e trocar insights sobre como a tecnologia e a transformação digital podem ajudar.