Por que investir em estratégias de UX 

A crescente jornada digital dos consumidores tem elevado as buscas pelo termo User Experience. As empresas querem saber por que investir em estratégias de UX. E é isso que nós vamos responder neste artigo. Para começar, elas devem fazer isso pela oportunidade de gerar um impacto significativo nos negócios, garantindo que o retorno seja bem superior ao investimento. Em especial, quando esse trabalho é realizado antes do lançamento de um produto e/ou serviço digital.  

 Uma boa experiência do usuário, que é o que significa User Experience, está completamente atrelada à satisfação do usuário. E quanto mais satisfeito ele estiver, mais as empresas aumentam o engajamento, reduzem a taxa de abandono e, consequentemente, ampliam as taxas de conversões e a possibilidade de fidelização. Um investimento em estratégias de UX também pode resultar em economia nos custos de suporte e manutenção a longo prazo. 

 Quando falamos em User Experience, nos referimos a uma área de estudo e desenvolvimento que prevê todas as interações que um usuário tem com um produto e/ou serviço digital. Ou seja, é uma forma de antever a entrega final, evitando que se tenha problema da navegação até a usabilidade. 

Quais as vantagens do UX 

O relatório CX Trends 2022, que apresenta as principais tendências em relação ao atendimento ao cliente, afirma que 82% dos consumidores dão preferência a marcas que investem na experiência de consumo. Quando se faz isso, a exemplo das estratégias de UX, você está antecipando problemas que poderiam gerar muito retrabalho. Tanto no desenvolvimento quanto após lançar o produto e/ou serviço digital.  

 Isso porque o foco em UX resulta em interfaces intuitivas, atraentes e funcionais. Elas são projetadas a partir de pesquisas sobre as reais necessidades e expectativas dos usuários, ganhando protótipos, testes e validação das soluções. Inclusive, por isso, envolve diversas áreas, como desenvolvimento, marketing e design, a fim de criar uma solução realmente eficiente.  

 Todo esse trabalho, juntamente com o alinhamento das tendências do mercado, proporciona mais vida útil ao produto e/ou serviço digital. A construção de algo mais próximo da demanda faz com que ele esteja preparado para constantes aprimoramentos e, assim, permanece sendo utilizado por mais tempo. 

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Saiba agora por que investir em estratégias de UX  

Depois de falar sobre o que significa e as vantagens do UX, apresentamos dados que reforçam porque usar essa estratégia e como ela pode garantir um maior ROI do seu investimento em tecnologia. Confira: 

  • Reduz custos com suporte, pois o produto e/ou serviço digital tem menos erros e está mais aderente aos usuários.  

Isso acontece porque um produto e/ou serviço digital bem projetado com estratégias de UX tende a não ter problemas técnicos que acabam precisando de ajuda no suporte.  Assim como um alinhamento coerente com a demanda dos usuários implica em menos dúvidas e reclamações, pois eles encontrarão as informações que precisam com mais facilidade e rapidez.  E quando isso acontece, além de ampliar as chances de conversão, também é possível perceber um aumento nas receitas da empresa. Um estudo da McKinsey, por exemplo, revela que empresas que abraçam as estratégias de UX de forma efetiva em sua cultura geram 32% mais receita e 56% mais retorno para acionistas. Duas vezes mais em um período de cinco anos, se comparadas a empresas concorrentes que desvalorizam essa ideia. 

  • Aumenta taxas de conversão, fazendo o produto vender mais.  

De acordo com dados do Intechnic, comércios eletrônicos que investem em estratégias de UX têm um aumento na taxa de conversão de leads de 400%. Um dos motivos é a usabilidade do produto, o que facilita a navegação e deixa as funcionalidades mais claras e intuitivas para os usuários. Contudo, há também a possibilidade de as taxas de conversão aumentarem simplesmente porque a experiência positiva com o produto e/ou serviço digital faz com que os usuários fiquem mais confiantes e engajados para realizar uma compra ou utilizar o serviço. E o contrário também acontece. Quando um produto e/ou serviço digital tem estratégias de UX ruins (ou não tem), os usuários podem abandoná-lo rapidamente. 

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  • Melhora eficiência de fluxos e processos, gerando economia de tempo nas tarefas.  

A eliminação de passos desnecessários em um processo pode reduzir em até 50% o tempo de uma tarefa, conforme aponta um levantamento do Nielsen Norman Group. Por este motivo, investir em estratégias de UX é uma forma eficaz de otimizar tempo. Com esse trabalho prévio, é possível identificar e evitar problemas que os usuários enfrentariam ao interagir com o produto e/ou serviço digital. E como aponta um estudo da Portent, o tempo de carregamento que um usuário espera é de até 2 segundos. Depois disso, as chances de conversão vão diminuindo… 

  • Gera usuários promotores do produto e/ou serviço digital, que passam a divulgar essa solução de forma espontânea e sem custos. 

Dados da UK Customer Satisfaction Index afirmam que 95% das pessoas com alto nível de satisfação dizem recomendar a marca e/ou empresa. Ou seja, um projeto que realmente ajude os usuários e não imponha obstáculos para que eles possam realizar a atividade, melhora a satisfação. Com isso, as chances dele repetir ou indicar para outras pessoas, cresce. Esse engajamento também pode ser estimulado por outros elementos visualmente atrativos e interativos.  

Por isso é tão importante pesquisar e entender realmente o que o usuário precisa antes de iniciar o projeto. Uma equipe multidisciplinar consegue ter um olhar amplo sobre o produto e/ou serviço, criando algo que faça os usuários se sentirem motivados a continuar usando. Isso significa que um produto e/ou serviço digital com estratégias de UX facilitam a fidelização. Além da recomendação, porque quando os usuários têm uma experiência agradável e satisfatória com um produto e/ou serviço, eles muito provavelmente indicam para outras pessoas. 

O que mais eu preciso saber sobre estratégias de UX 

A AMcom possui especialistas na área de User Experience que tem contribuído com soluções digitais inovadoras para empresas como (exemplo de empresas que contrataram UX). Os projetos realizados ajudaram a agregar valor a produtos e/ou serviços, otimizando tempo, recursos e gerando mais produtividade. Todos foram desenvolvidos de forma customizada, após um período de estudo para conhecer as demandas do negócio e estabelecer o melhor caminho para a execução do trabalho. 

Contate a nossa equipe agora mesmo e entenda como fazer a aplicação de estratégias de UX no seu negócio. 

Experiência do usuárioUser ExperienceUX

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