Automatização no ERP SAP agiliza em 75% o cadastramento de produtores rurais em uma agroindústria

Cenário

Quando falamos em empresas de agronegócio, logo imaginamos a atuação no campo. Contudo, o que vem registrando crescimento na produtividade do setor é a mão de obra aliada ao constante avanço tecnológico, como a automatização no ERP SAP. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a agropecuária é a única atividade que tem demonstrado força em 26 anos, comparado ao setor da indústria e serviços.

A riqueza do campo brasileiro e a exposição como um dos maiores exportadores de alimentos do mundo coloca o país na mira da concorrência internacional, exigindo que as empresas e entidades ligadas ao setor trabalhem em oportunidades de diferenciação. Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul (MS) apontam que 68% do crescimento da agricultura vem de tecnologia.

É justamente para contribuir com essa busca por novidades, que as agroindústrias brasileiras têm provocado transformações tecnológicas em toda a cadeia produtiva. Um exemplo vem, inclusive, do Centro-Oeste, onde uma empresa do setor buscou auxílio da AMcom para melhorar o processo de cadastramento de clientes.

Diariamente, quatro colaboradores trabalhavam cerca de duas horas nesta atividade, totalizando 65 cadastros novos ou atualizados por semana. Uma tarefa que tinha um certo padrão repetitivo e que, por isso, poderia muito bem ser automatizada. A expectativa, além de agilizar a execução da tarefa e minimizar erros, também era liberar a equipe para focar em atividades que realmente precisam da atuação de pessoas. Como o relacionamento com clientes e a negociação das ofertas.

 

Desafio

Uma grande empresa do setor de agronegócio precisava agilizar o processo de cadastramento de produtores rurais e torná-lo independente do fator humano.

Solução

Depois de alguns levantamentos, foi sugerida a automatização do processo para que um robô passasse a fazer a validação das informações e o cadastro de produtores rurais no ERP SAP. Para realizar parte do processo de cadastramento, a área de TI da empresa disponibilizou uma API responsável por tornar a automação mais simples, mais barata e mais segura, além de aumentar consideravelmente o desempenho de execução do robô.


Resultados

O projeto trouxe diversos ganhos para a empresa em questão, otimizando tempo e recurso. Com a automatização, o cadastramento de produtores rurais não fica mais restrito à disponibilidade de um profissional, pois ele roda 24 horas em todos os sete dias da semana. Ela também agilizou o processo, já que ficou muito mais prático fazer o cruzamento de dados, reduzindo em até 75% o tempo de realização desta tarefa. E, a partir dessas melhorias, os colaboradores da empresa puderam colocar foco no que realmente importa para o crescimento do negócio: o relacionamento com os clientes e a venda dos serviços.

· Alta disponibilidade: processo roda 24×7

· Otimização de tempo: o robô realiza o processo em até 75% menos tempo

· Aumento de produtividade: colaborador pode focar seus esforços no relacionamento com o cliente e na venda dos serviços

Tecnologias utilizadas

Para realizar a automatização no ERP SAP, a equipe da AMcom utilizou três tecnologias:

1. SAP

2. Desk Manager

3. Automation Anywhere

1. SAP

SAP é um software de gestão empresarial (ERP) que traz uma das melhores práticas do mercado, podendo ser integrada a vários sistemas satélites, independentemente da área de atuação e da tecnologia. Um ERP ajuda na administração de todas as áreas da empresa, o que facilita a automatização de diversos processos.

Estima-se que, no Brasil, 33% do mercado de software no país seja SAP, ficando à frente nas categorias de análise de dados, business intelligence, inteligência artificial, integração com ERP, CRM e outras ferramentas de apoio aos negócios. Uma pesquisa do Gartner indica que as organizações que adotarem integrações com essa tecnologia multiplataforma de ponta a ponta superarão a concorrência em 80% na velocidade da implementação de novos recursos ainda em 2023.

A SAP multiplataforma de ponta a ponta promove benefícios como eficiência, inovações de negócios, agilidade e insights, gerando valor com a automatização.

2. Desk Manager

Desk Manager é uma solução em SaaS que tem o objetivo de controlar e organizar chamados, otimizando a gestão de atendimentos. Possibilita a integração com ferramentas que tenham como base de conhecimento business intelligence, comunicação interna e externa.

Esse tipo de tecnologia traz benefícios como disponibilidade e mobilidade, atualização, customização e integração. Gartner mostra que os gatos com SaaS continuam a crescer entre 15% e 20%. Porém, isso acontece porque, na maioria dos casos, a TI das empresas não tem conhecimento de todos os aplicativos. Por isso, para uma maior segurança de controle e habilitação, é fundamental o trabalho conjunto entre a equipe interna e a equipe contratada.

Neste caso, a equipe de tecnologia dessa agroindústria liberou um API para que a equipe da AMcom fizesse todas as configurações necessárias e o processo de cadastramento realmente funcionasse.

3. Automation anywhere

É uma das principais soluções mundiais para a automatização robótica de processos (RPA). Essa tecnologia é uma das mais indicadas para tornar o processo de tarefas tradicionalmente morosas, mas que possuem um padrão e são repetitivas, em algo mais prático e rápido.

O relatório publicado pela Research Nester sobre o mercado de automatização de processos indica que o investimento em RPA deve ter um crescimento anual composto de 30,08% até 2027. E, de acordo com Gartner, deve haver uma maior orquestração entre essa e outras tecnologias, para que os negócios ganhem em eficiência, eficácia e agilidade.

Como a demanda da agroindústria foi atendida

O trabalho com essa empresa do setor do agronegócio, que tinha como objetivo melhorar o processo de cadastramento, se deu em dois momentos. Inicialmente, houve a contratação da disponibilidade do time de especialistas da AMcom para definir e planejar as melhores soluções tecnológicas para o negócio, através do serviço de consultoria. E depois, por meio da fábrica de software, foram criadas e implementadas aplicações customizadas, integradas e multitecnológicas. Ou seja, foi desenvolvida uma solução que atendesse a demanda.

Sobre a AMcom

Fundada em 1997, a AMcom atua do core ao digital com o objetivo de entregar agilidade e competitividade, gerando escabilidade estratégica e tecnológica. Na AMcom, através de seis direcionamentos claros, a equipe é preparada para facilitar a transformação dos negócios. A agilidade faz parte do dia a dia, pois as necessidades dos clientes estão em primeiro lugar. Há flexibilidade para moldar processos e modelo de trabalho. Existe proximidade para que se tenha sinergia em ajudar as empresas a

repensarem o modo como operam, levando em conta a particularidade de cada um. Trabalha-se com escalabilidade para atender de forma rápida, com os profissionais necessários e no tempo que o cliente precisa. Colocamos atenção nos detalhes e temos um olhar estratégico com todo o negócio, não somente com o projeto, garantindo todos os esforços tecnológicos e engajamento das pessoas para uma solução de sucesso. Praticamos a simplicidade para responder de forma clara e direta, prezando relações transparentes e que resultem em soluções digitais funcionais e que agreguem valor aos negócios.

E na sua empresa, há algum levantamento sobre os processos que poderiam ser automatizados?

A AMcom pode te auxiliar com este diagnóstico. Fale com os nossos especialistas e garanta alta performance para os seus projetos.

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O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.