AMS estratégico: implemente transformação digital conectada com as necessidades do seu negócio 

Com a evolução constante das tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e exigências cada vez maiores por agilidade, inovação e eficiência, os líderes de TI se veem diante de um grande desafio: como equilibrar a operação dos sistemas atuais com a necessidade de modernização e inovação contínua? É neste contexto que o serviço de Application Management Services (AMS) ganha um novo protagonismo. Muito além de um serviço de sustentação técnica, o AMS estratégico surge como um caminho seguro e inovador para apoiar o crescimento contínuo das empresas e suas tecnologias.   

Projetos de AMS que vão além da já conhecida sustentação de softwares contribuem para que CIOs e gestores de tecnologia coloquem em prática inovações sem comprometer as suas estruturas atuais. Saiba, neste post, como a AMcom pode apoiar seu negócio a performar em transformação digital, com a devida segurança que só um AMS estratégico oferece. 

O papel estratégico do AMS na transformação digital 

Tradicionalmente, os serviços de AMS eram associados à manutenção corretiva de sistemas. No entanto, esse modelo evoluiu. Hoje, o AMS estratégico atua como um parceiro de negócios, capaz de assumir a sustentação e, ao mesmo tempo, impulsionar a evolução contínua das aplicações corporativas. 

Essa abordagem amplia o impacto da TI dentro da organização, permitindo que CIOs e seus times direcionem esforços para projetos de inovação e aplicação de novas tecnologias. Enquanto isso, equipes especializadas cuidam da gestão das aplicações com foco em performance, segurança, inovação e alinhamento aos objetivos estratégicos da empresa. 

O AMS também contribui diretamente para a agilidade organizacional, respondendo rapidamente às mudanças do mercado e facilitando a integração de novas tecnologias — um diferencial competitivo essencial no mercado atual. 

Por que adotar um AMS estratégico em sua operação 

Mais do que manter a disponibilidade e atualização dos seus sistemas legados, o AMS estratégico traz equipes multidisciplinares para um olhar que abrange todo o negócio. Tecnologias que possam agregar valor às entregas e projetos de melhoria contínua conectados com a estratégia da empresa são vantagens desse tipo de serviço. Além disso, é importante salientar que a visão estratégica faz toda a diferença em negócios complexos, com regras de compliance e governança que impactam o setor. Criar, manter e evoluir soluções personalizadas é o caminho mais assertivo para que a tecnologia seja, de fato, um propulsor do crescimento da sua empresa.  

Entre os ganhos do AMS estratégico, podemos destacar: 

Inovação com segurança: ao incorporar práticas como DevSecOps, ou seja, Development, Security e Operations – desenvolvimento, segurança e operações de TI – há a integração dessa tríada para a criação de uma base robusta que garante a entrega de valor. Isso significa que novas funcionalidades, tecnologias emergentes ou melhorias nos sistemas podem ser implementadas com mais rapidez e menos riscos, sem comprometer a operação e garantindo segurança da informação à estrutura. 

Eficiência operacional: a padronização de processos, o monitoramento proativo e a governança aplicada ao ambiente de TI reduzem retrabalhos, previnem incidentes e permitem uma visão mais clara da performance das aplicações. Com isso, há redução de custos operacionais e aumento da produtividade dos times. 

Foco no Core Business: um dos principais ganhos para as empresas é a liberação da equipe interna de TI para atuar em projetos estratégicos. O CIO ou gestor de TI pode se concentrar em ações estratégicas conectadas com o negócio e o futuro da empresa, enquanto contam com equipes técnicas para manter os sistemas em plena operação e evolução tecnológica.  

Integração de iniciativas de TI: o AMS estratégico também se destaca pela entrega de valor em projetos integrados a outras frentes de transformação digital. Isso inclui desde projetos de inteligência artificial e machine learning, até a modernização de arquiteturas legadas com foco em microsserviços, APIs e cloud computing. Além disso, o modelo facilita a integração de diferentes plataformas e frentes de tecnologia, criando um alinhamento essencial para a tomada de decisão e a competitividade da empresa.  

Exemplos práticos do AMS estratégico da AMcom 

O time de especialistas da AMcom está conectado com as evoluções tecnológicas e proporciona uma conexão entre tecnologias e necessidades de negócios. Confira, aqui, como estamos transformando a realidade de grandes empresas através do nosso AMS estratégico: 

A maior transportadora do agronegócio no Brasil contou com a AMcom para garantir a segurança e melhoria contínua de seus sistemas. A companhia precisava transferir parte dos seus ativos de Santa Catarina para São Paulo, sem que a operação fosse interrompida. Integramos mais de 200 sistemas e realizamos o atendimento a mais de 120 unidades, entre fábricas, moinhos, usinas, centros de distribuição, silos e instalações portuárias, que abrangem quase 8 mil usuários em todo o território nacional. 

Com esta operação, a nossa equipe proporcionou o controle do volume de demandas, adotou padrões de criticidade, gerou um catálogo de serviços e gerenciou de forma centralizada os atendimentos, por SLA. Todo o processo foi executado em 30 dias, sem qualquer impacto aos negócios.  

O projeto gerou uma redução de 30% dos custos operacionais e proporcionou à equipe interna foco em ações estratégicas para o negócio.  

Esse exemplo deixa claro que a transformação digital exige mais do que tecnologia — exige estratégia. O AMS da AMcom representa exatamente isso: uma abordagem inteligente para gerir e evoluir os sistemas de forma alinhada aos objetivos do negócio. 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.