Setor de energia no Brasil: oportunidades da transformação digital 

O mercado brasileiro de energia passa por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças regulatórias. E a digitalização, impulsionada pelo uso estratégico de dados, automação e inteligência artificial, está remodelando a forma como as empresas operam, promovem a eficiência e interagem com seus clientes.  

Neste cenário, Data & Analytics, soluções personalizadas de IA e serviços de Application Management Services (AMS) despontam como pilares estratégicos para a competitividade dos negócios. Neste post você confere um panorama do atual cenário do setor energético no país e as oportunidades que a tecnologia traz para impulsionar os negócios. Confira! 

Novas matrizes energéticas e modelos de consumo  

O Brasil é uma grande referência global em termos de geração de energia, especialmente porque cerca de 78% da matriz energética do país vem de fonte renovável. Nos últimos anos, além da já tradicional geração através de usinas hidrelétricas, ganhou destaque a energia solar. Esse mercado deve gerar 64,7 GW até o fim de 2025, um crescimento de 25% em relação a 2024. Além disso, esse modelo de geração impulsionou novas formas de comercialização e contribuiu para a abertura do chamado mercado livre de energia.  

Com um crescimento anual de 50% até agosto de 2024, o mercado livre de energia permite que o consumidor escolha de quem comprar sua energia. Esse novo modelo trouxe não só desafios regulatórios, mas operacionais. Agora, as empresas possuem mais concorrência e precisam se atentar ainda mais a questões como competitividade, eficiência operacional e relacionamento com o cliente.  

A digitalização desempenha um papel importantíssimo nessa mudança. Empresas que investem em tecnologia conseguem prever demandas com maior precisão, reduzir desperdícios e otimizar seus processos. 

Data & Analytics: o poder dos dados na tomada de decisão 

A grande quantidade de dados gerados diariamente no setor energético representa uma oportunidade valiosa para as empresas que sabem como utilizá-los estrategicamente. Por meio de Data & Analytics, é possível: 

  • Otimizar o consumo de energia: análises preditivas possibilitam um melhor gerenciamento da demanda, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional. 
  • Manutenção preditiva: o uso de sensores IoT combinado à análise de dados permite prever falhas em equipamentos antes que ocorram, reduzindo custos com manutenção corretiva. 
  • Maior segurança de colaboradores: iniciativas que viabilizam mais detalhes de trabalhos de risco, como os em altura, proporcionam otimização operacional, melhor comunicação com os profissionais e mais segurança na operação. 
  • Precificação inteligente: com base no comportamento do consumidor e nas variações do mercado, as empresas podem definir preços mais competitivos e estratégicos. 
  • Gestão integrada: a unificação de dados de diferentes fontes possibilita um controle mais preciso da produção, distribuição e consumo de energia. 

Empresas que adotam soluções avançadas de Data & Analytics conseguem transformar informações dispersas em insights valiosos, melhorando a tomada de decisão e fortalecendo sua posição no mercado. Além disso, a gestão estratégia de dados, através da integração de sistemas de gestão e de análise preditiva, traz às empresas novas possibilidades de relacionamento com o consumidor. 

Experiência do Cliente: um diferencial competitivo 

O consumidor de energia mudou. Hoje, ele busca mais do que apenas o fornecimento de eletricidade: espera transparência, personalização e eficiência no atendimento. Com o mercado livre e opções de energia solar com geração própria, as experiências foram ampliadas e as companhias devem estar atentas a elas, para manter e conquistar novos consumidores. A transformação digital possibilita melhorias significativas na experiência do cliente, como: 

  • Canais de atendimento inteligentes: o uso de IA para chatbots e assistentes virtuais melhora a comunicação e reduz o tempo de resposta para solicitações. Também proporciona o envio rápido de dados e documentos, tornando a rotina do cliente e sua experiência mais ágeis. 
  • Monitoramento do consumo em tempo real: aplicativos e plataformas digitais permitem que o cliente acompanhe seu consumo de energia, promovendo maior controle e economia. 
  • Faturamento simplificado: sistemas inteligentes podem personalizar faturas, oferecer alertas de consumo e apresentar informações de maneira mais clara e acessível. 
  • Relacionamento digital: o uso de plataformas omnichannel fortalece a interação entre empresas e clientes, melhorando a retenção e a satisfação. 

A personalização e a transparência no relacionamento são diferenciais para conquistar e fidelizar clientes, tornando a experiência mais fluida e intuitiva. 

Soluções tecnológicas personalizadas despontam 

Com a digitalização do setor energético, serviços especializados tornam-se fundamentais para garantir eficiência e inovação. A AMcom atua diretamente nesse processo, mantendo, desenvolvendo e evoluindo soluções personalizadas que atendem às principais demandas do mercado. Entre os serviços destacam-se: 

  • AMS (Application Management Services): serviços de suporte e evolução de aplicações garantem a estabilidade, segurança e otimização contínua dos sistemas utilizados pelas empresas do setor, reduzindo custos operacionais e aumentando a confiabilidade das operações. Equipes multidisciplinares e com experiência no setor proporcionam insights valiosos para evolução das operações. 
  • Data & Analytics: a análise inteligente de dados possibilita melhor previsibilidade e eficiência, ajudando as empresas a tomarem decisões estratégicas e aprimorarem sua performance. 
  • Soluções de inteligência artificial: IA aplicada ao setor energético permite a automação de processos, melhoria na gestão da demanda, previsão de falhas e um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes. 

O setor de energia está em constante evolução e a digitalização será um fator determinante para a competitividade das empresas. E a AMcom se posiciona como uma parceira essencial para empresas do setor energético que desejam transformar desafios em oportunidades e preparar-se para um futuro mais sustentável e digital. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos impulsionar a operação da sua empresa! 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.