Cenário
A Ultragaz, grande empresa do mercado brasileiro de distribuição de gás domiciliar, precisava criar uma solução para otimizar o processo e prazo de entrega dos pedidos de gás recebidos pelos canais digitais da Ultragaz.
Além disso, a solução precisava oferecer rastreabilidade para a operação e, por consequência, melhorar a experiência do cliente final, cuidando de um ponto crucial do processo de venda: a efetivação da entrega.
Desafio do negócio
Assim, a Ultragaz tinha um grande desafio! Além de entregar uma ótima experiência para seus consumidores, a empresa também estava preocupada em melhorar a produtividade dos seus entregadores.
Parte essencial do projeto era mostrar para o entregador que ele é peça fundamental do processo de venda e entrega, valorizando-o. Ou seja, um bom atendimento do entregador seria um diferencial da Ultragaz no mercado.
E foi em parceira com a AMcom que foi possível criar uma versão piloto deste projeto em menos de dois meses.
Solução
Juntas, a Ultragaz e a AMcom desenvolveram um aplicativo móvel chamado AmigU. O app é destinado ao entregador da Ultragaz e nele o entregador recebe as novas entregas a serem realizadas. Além disso, no app visualiza-se, de forma prática e rápida, o mapa da rota a ser seguida, bem como se tem uma prévia da fachada do local de destino. Essas funcionalidades ofereceram uma melhora nos processos de entrega, otimizando o tempo e trazendo mais segurança para o entregador.
As funcionalidades na entrega estão integradas ao Hub de pedidos da Ultragaz. Esse hub é responsável pela gestão de todas as vendas feitas nos canais digitais da empresa e realiza a roteirização automática dos pedidos. Isso acaba reduzindo processos manuais como o de distribuição dos pedidos, o de repasse aos entregadores e o da baixa do pedido.
Devido ao sucesso obtido em um projeto anterior do App Ultragaz destinado ao cliente, esta solução foi desenvolvida em Flutter, com o backend em Oracle Apex. Com base na experiência da construção do app para o cliente, trouxemos maior produtividade no desenvolvimento e na arquitetura do app dos entregadores. Por último, o desenvolvimento do design visual da aplicação também foi desenvolvido pelo nosso time e foi devido a esse esforço em conjunto que vários quesitos foram altamente elogiados pelo cliente!
Resultados
Mas todo esse projeto só foi possível por causa do uso assíduo das metodologias ágeis!
Na opinião dos nossos desenvolvedores, o framework utilizado no projeto gerou uma produtividade incrível para o time, possibilitando que conseguissem desenvolver recursos complexos em outras tecnologias, sem problemas. Além disso, acreditam que a documentação foi feita de forma extremamente detalhada e, uma vez que trabalhamos com widgets extremamente flexíveis, a imaginação da equipe (e do cliente) não tinha limites!
A primeira versão da solução (MVP) foi lançada em apenas 6 semanas. O projeto, que está em fase piloto, conta com 75 usuários ativos, sendo que a previsão futura é chegar em mais de 10 mil usuários.
Assim, como o projeto foi desenvolvido no modelo ágil, com sprints quinzenais, isso significa que a cada 15 dias é liberada uma nova versão da aplicação com novas funcionalidades e melhorias. Além disso, também fazemos uma reunião no início de cada sprint para analisar o resultado das entregas anteriores e definir o escopo da próxima entrega.
Para a Ultragaz os benefícios foram múltiplos!
- Eliminação de processos manuais para repasse e baixa dos pedidos recebidos;
- Maior controle da operação;
- Maior assertividade dos entregadores;
- Integração entre app do cliente e Whatsapp;
- Treinamentos sobre atendimento para os entregadores diretamente no app.
Além disso, o app também disponibiliza ao cliente final:
- visibilidade da localização do entregador;
- controle dos tempos reais de cada etapa do processo de entrega;
- dados do entregador, aumentando a segurança do cliente ao receber o entregador na sua casa.
- prazos de entrega mais curtos.
A solução também conta com um programa de premiação para os entregadores. Assim, o programa incentiva o bom atendimento e a pontualidade nas entregas, e com ele todos ganham: o cliente é melhor atendido, o entregador é recompensado e a Ultragaz percebe a melhora nos níveis de serviço!
- + 2.500 pedidos na primeira versão do app;
- Otimização do tempo de entrega, que agora é real time
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