Equipe Marketing AMcom
O modelo híbrido de trabalho e o nomadismo digital já começavam a ganhar destaque no mercado de trabalho mesmo antes da pandemia do Covid-19. Contudo, foi a partir da pandemia que uma mudança repentina, acelerada e significativa, na dinâmica da força de trabalho transformou o mercado. O home office foi a saída encontrada para que empresas dos mais diversos setores continuassem operantes, enquanto garantiam a saúde e a segurança dos colaboradores.
Desde então, o modelo de trabalho remoto segue presente e moldando o futuro do trabalho. Uma projeção do Gartner aponta que até 2024, cerca de 30% de todos os funcionários que estão trabalhando de forma remota atualmente, passarão a trabalhar de forma remota permanentemente. O home office veio para ficar, e tem se consolidando, principalmente, dentro do mercado de TI. De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, 42% das empresas que optaram pelo retorno 100% presencial têm perdido colaboradores, e 39% dos profissionais não aceitariam uma proposta de emprego no modelo totalmente presencial.
Quais os benefícios percebidos?
A modalidade de trabalho remoto traz consigo a possibilidade de usar o tempo perdido no trânsito para dormir um pouco mais, praticar uma atividade física ou dar mais atenção aos filhos; reuniões presenciais se transformaram em chamadas de vídeo concisas e diretas; a redução de interrupções e distrações que aconteciam com frequência no escritório, contribuiu com o aumento da produtividade, e a qualidade de vida melhorou consideravelmente. Dentre as principais vantagens citadas por colaboradores e empresas estão:
– Maior flexibilidade e otimização do tempo
– Maior produtividade
– Mais qualidade de vida
– Redução dos níveis de stress
– Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Inclusive, viajar ou trabalhar em coworkings, o que proporciona trocas de experiências e ampliação da rede de contatos.
Adaptação das empresas ao futuro do trabalho
Para as organizações, apesar do aumento da produtividade, da redução dos custos e da possibilidade de encontrar talentos em todo o país e até mesmo fora dele, é possível que seja necessário realizar mudanças na cultura organizacional e investir em ferramentas que darão suporte para que os líderes possam realizar o gerenciamento das equipes em um mundo híbrido.
Aliás, o primeiro passo é preparar as lideranças para essa nova forma de gestão, visando o desenvolvimento da liderança situacional, para que os líderes possam adaptar seu comportamento gerencial às necessidades de cada liderado. Ao entender que cada pessoa é única e que cada um deve ser liderado de forma a considerar sua forma de aprendizado, contexto pessoal e nível de maturidade profissional.
E no dia a dia, a liderança deve sempre:
– Realizar cerimônias, dar e ouvir feedbacks, estabelecer responsabilidades e prazos, delegar tarefas e fazer o follow-up das atividades com regularidade, para que todos tenham visibilidade e clareza sobre as etapas dos projetos que estão em execução. Essa abordagem cria um senso de responsabilidade em cada colaborador que, por sua vez, se apropria das suas próprias entregas e entende que elas irão contribuir com o resultado geral do time.
– Realizar atividades de Team Building que abram espaço para que os times se conheçam, descontraíam e criem um senso de pertencimento. A ideia é que os colaboradores sintam que mesmo distantes fisicamente, estão próximos e possuem uma rede de acolhimento e apoio.
– Entender o contexto familiar do colaborador e utilizar ferramentas como o Termômetro Emocional para acompanhar o humor de cada um, são grandes aliados na hora de adotar estratégias que contribuam para a saúde mental das equipes.
– Auxiliar cada profissional a criar horário e rotinas para separar as atividades domésticas das profissionais, garantindo assim que ele faça pausas ao longo da jornada, sem perder o foco nas tarefas do trabalho, mas perder a noção da hora de parar.
Como a AMcom encarou as mudanças?
Na AMcom, a decisão de oferecer os modelos presencial, híbrido e 100% remoto foi tomada a partir do entendimento de que cada profissional possui uma forma diferente de desenvolver, aplicar e potencializar suas habilidades e competências. Essa possibilidade de escolha possibilitou um maior controle aos colaboradores sobre seu dia a dia e ambiente de trabalho, de forma a favorecer a extração do melhor que cada um tem a oferecer para o time.
A adoção dessa estratégia só reforçou o quanto valorizamos as pessoas e as colocamos no centro das nossas decisões. Nesse processo, a nossa cultura organizacional se fortaleceu ainda mais e foi sentida, inclusive, nos reconhecimentos GPTW que recebemos nos últimos anos. Neste ano, recebemos o selo GPTW pelo terceiro ano consecutivo, conquistamos a 26ªposição no ranking, entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e ficamos entre as 140 Melhores Empresas de TI. Tudo isso vem para ressaltar que, independentemente do modelo e trabalho adotado, é possível propiciar uma experiência satisfatória e humanizada para cada colaborador.
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