A realidade brasileira no que diz respeito à mão de obra qualificada em tecnologia é preocupante. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom), só em 2025 o setor deve criar 800 mil vagas – enquanto isso, o país forma apenas 53 mil profissionais anualmente. A escassez de mão de obra em TI se reflete na dificuldade de captação, retenção e engajamento de talentos.
E neste contexto, com garantir mão de obra qualificada e suprir sua demanda de tecnologia? Veja neste post como novos formatos de contratação estão se consolidando para a resolução deste desafio.
Os principais desafios na gestão de times de TI
Como destacamos acima, a falta de profissionais especializados é uma das grandes dores do setor de tecnologia. Soma-se a isso o crescimento exponencial de novas soluções, especialmente em termos de inteligência artificial e machine learning, demandando novas skills para profissionais da área.
Para os CIOs, pesa ainda sobre o recrutamento o fato de que grandes empresas precisam de equipes multidisciplinares, embora a prioridade seja a contratação de profissionais ligados ao core business do negócio. Como a TI não é atividade-fim, a prioridade para contratações, inevitavelmente, fica em outras posições. Por fim, o profissional de tecnologia que integra este tipo de companhia não deve entender apenas de questões técnicas de programação, mas precisa de um olhar com viés de negócio, para adaptar as tecnologias emergentes às necessidades reais da empresa.
Quando se olha para o processo de recrutamento tradicional, há ainda fatores como a burocracia envolvida nas contratações e a alta rotatividade. Escalar projetos que, muitas vezes, demandam habilidades múltiplas, também torna-se difícil.
E é para resolver estes gargalos que o modelo Talent as a Service, ou TaaS, surgiu. Mais do que uma simples alocação de profissionais, esse tipo de serviço visa dar às empresas a oportunidade de ter times especializados sem a precaução comum da contratação de talentos. No modelo TaaS, há a contratação de um determinado volume de horas ou de profissionais a um preço fixo, de modo que é possível ajustar a entrega conforme o projeto de TI avança.
Por que o TaaS é a escolha certa para talentos em TI
Quando a empresa opta por contratar mão de obra especializa através do Talent as a Service, ganha em previsibilidade de custos, escalabilidade das entregas e mais flexibilidade diante das necessidades do negócio.
O TaaS oferece uma resposta direta e estratégica para o desafio da contratação em TI. Com ele, empresas podem acessar rapidamente times especializados e sob medida, em modelo de negócios B2B. A empresa contratada para fornecer a equipe especializada é também a responsável pelas demandas contratuais e de recursos humanos, recrutamento, seleção e toda a questão burocrática.
Para o contratante, é o modelo ideal de acesso a times multidisciplinares, dentro de um orçamento fixo, podendo avançar com novas equipes ao longo de projetos e necessidades específicas. Descubra como escolher o parceiro certo para a terceirização do seu TI.
O que é preciso avaliar antes da contratação do TaaS
Na prática, o TaaS estratégico, como é o oferecido pela AMcom, vai além da simples alocação de profissionais. Ele começa com um diagnóstico aprofundado das necessidades do seu negócio, considerando tanto aspectos técnicos quanto do próprio segmento de atuação da empresa.
A partir daí, há uma curadoria técnica especializada, garantindo que os profissionais indicados para as squads que irão atuar na empresa contratante estejam alinhados com os objetivos e a cultura da organização.
Além destes fatores, é importante que o CIO leve outras demandas em consideração ao contratar um projeto de Talent as a Service. As principais são:
A agilidade na alocação: é fundamental que o projeto proporcione SLAs que garantam previsibilidade e reduzam drasticamente o tempo entre a demanda e a entrega;
Flexibilidade de escopo: um serviço de TaaS eficiente deve proporcionar a composição de equipes sob demanda, com adaptações dos profissionais conforme os ciclos dos projetos, garantindo que especialistas atuem em cada etapa;
Gestão compartilhada: o acompanhamento contínuo da performance dos talentos e apoio consultivo durante toda a jornada é imprescindível para o sucesso do projeto;
Qualidade e eficiência: profissionais de alta performance e foco em resultados reais, com perfis de senioridade, fazem a diferença.
Além dos fatores acima, o Talent as a Service da AMcom também entrega resultados como a redução do tempo médio de alocação, o que garante a aceleração dos projetos e das entregas. O nível de produtividade das equipes e a melhoria qualitativa dos projetos também são ganhos deste serviço.
Empresas como um provedor líder em gerenciamento multicloud de operações, com mais de 850 clientes globais, já contam com nosso serviço de TaaS para impulsionar os negócios. Mais agilidade, otimização de entregas e segurança operacional estão entre os ganhos deste projeto.
Em comparação com modelos tradicionais, como a contratação CLT ou outsourcing convencional, o TaaS é mais vantajoso, especialmente por entregar a tríade flexibilidade, controle e performance. Com o TaaS, a liderança de TI ganha mais agilidade para atender às demandas do negócio e impulsionar a transformação digital da organização, mesmo diante da escassez de talentos no mercado.
Quer acelerar a alocação de talentos de TI com qualidade e controle? Fale com a AMcom e conheça o modelo TaaS. Descubra como essa abordagem pode transformar a operação de TI da sua empresa.
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