Benefícios da Modernização de Aplicações: 6 motivos para investir agora

A era da aceleração tecnológica chegou. Nunca antes testemunhamos uma transformação digital tão rápida e profunda em um curto espaço de tempo. Neste cenário de constante inovação, sua empresa tem investido na modernização de aplicações?

Adaptar-se a este novo ambiente virtual é importante para se destacar dos concorrentes. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Google Cloud que entrevistou 2 mil negócios globais, somente 30% das empresas alcançaram a maturidade digital ideal.

Este dado evidencia que investir nesta solução não só coloca você à frente da concorrência, mas também oferece diversos outros benefícios. A seguir, explicaremos alguns deles. Vem com a gente!

O que é modernização de aplicações?

A modernização de aplicações envolve a atualização da infraestrutura da plataforma, da arquitetura interna e/ou das funcionalidades de aplicativos existentes. Assim, em vez de substituí-los, o objetivo é melhorar o desempenho e a eficiência na entrega do software atual de acordo com as metas do negócio.

Esse tipo de solução tornou-se essencial, uma vez que aplicações legadas representam desafios significativos, exigindo investimentos de tempo, recursos financeiros e manutenção constante. Tudo isso, acaba prejudicando a capacidade de inovação, flexibilidade e escalabilidade das empresas

Veja este episódio do AMcast em que exploramos os bastidores da modernização de aplicações.

6 benefícios da modernização de aplicações

Basicamente, a modernização de aplicações visa diminuir os custos, aumentar a eficiência dos serviços e proporcionar uma experiência aprimorada para o usuário. Portanto, ao investir neste tipo de solução, as empresas desfrutam dos seguintes benefícios:

1. Tecnologias alinhadas aos objetivos da empresa

A modernização não precisa necessariamente envolver uma nova tecnologia, mas ela deve fazer sentido para os resultados do negócio. 

Nesse contexto, a modernização de aplicações permite a utilização de tecnologias mais aderentes aos objetivos da empresa, possibilitando uma execução eficiente e uma melhor utilização dos recursos. Isso resulta em tempos de carregamento mais rápidos e um desempenho geral aprimorado.

2. Otimiza o aproveitamento de recursos

Em alguns casos, é viável aproveitar softwares e aplicações já existentes, fazendo ajustes para atender às necessidades atuais do negócio. Isso possibilita a integração de novas funcionalidades e tecnologias sem perder o valor do investimento inicial

Além disso, essa abordagem permite preservar a inteligência de negócio da aplicação, enquanto se adicionam melhorias significativas, seja em velocidade, desempenho e usabilidade.

3. Reduz investimentos desnecessários

Nem todas as novas tecnologias disponíveis no mercado são adequadas ou necessárias para os negócios. Portanto, analisar cuidadosamente as demandas específicas da empresa e alinhar as atualizações com esses requisitos minimizam os riscos de investimentos desnecessários. Afinal, a solução mais adequada depende do objetivo de cada organização.

4. Impulsionamento da automação de processos

Por meio da automatização de tarefas, as empresas aumentam a eficiência operacional e reduzem erros humanos. Ferramentas como Robotic Process Automation (RPA), por exemplo, podem ser integrados às aplicações modernizadas, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor.

5. Fortalece a segurança dos dados

A modernização de aplicações inclui a atualização de sistemas de segurança, aplicação de patches de segurança e conformidade com as regulamentações e normas atuais. Isso não só protege os dados sensíveis dos usuários, mas também fortalece a reputação da empresa em termos de confiabilidade e segurança.

6. Elimina custos de manutenção

A modernização simplifica a arquitetura e o código, tornando-os mais fáceis de entender e gerenciar. Além disso, essa simplificação resulta em menor incidência de erros e falhas, reduzindo a necessidade de intervenções corretivas e o tempo dedicado à resolução de problemas. 

Quer saber como começar hoje mesmo o processo de modernização de aplicações?

Se você tem interesse em desfrutar todos os benefícios da modernização de aplicações, conte com AMcom! Com mais de 27 anos de experiência e dezenas de cases de sucesso, nossa equipe de especialistas está pronta para impulsionar a inovação do seu negócio.

Entre em contato conosco e acelere a transformação digital da sua empresa!

Em resumo

O que é modernização de aplicações?

A modernização de aplicações envolve a atualização da infraestrutura da plataforma, da arquitetura interna e/ou das funcionalidades de aplicativos existentes Assim, em vez de substituí-los, o objetivo é melhorar o desempenho e a eficiência na entrega do software atual.

Quais são os benefícios da modernização?

Os principais benefícios da modernização de aplicações são:
1. Tecnologias alinhadas aos objetivos da empresa;
2. Otimiza o aproveitamento de recursos;
3. Elimina investimentos desnecessários;
4. Impulsiona da automação de processos;
5. Melhora a experiência do usuário;
6. Reduz o custo de manutenção.

Qual é o objetivo da modernização de aplicações?

O objetivo da modernização de aplicações é atualizar a infraestrutura de plataformas já existentes, a fim de diminuir os custos, aumentar a eficiência dos serviços e proporcionar uma experiência aprimorada para o usuário.

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.