Portal do fornecedor
Implantação de Sustentação de Sistemas
Bematech: Projeto otimização do serviço de cobrança
App AmigU: Mais rapidez nas entregas de gás
O Boticário conta com desenvolvimento AMcom
RPA: otimizar custos, reduzir riscos e aumentar a produtividade
- Home
- Portfolios
Cenário
Uma das maiores empresas do país precisava centralizar e desburocratizar o relacionamento com mais de 80 mil fornecedores, que acessavam diversos sistemas para realizar suas atividades administrativas.
Consequentemente, o processo gerava desconforto aos usuários, pois era necessário utilizar até 6 plataformas e aplicativos diferentes, cada um com login específico, e arquitetura de informação própria para gestão de fornecedores.
Desafio do negócio
Nosso maior desafio foi centralizar o acesso às informações, unificando os portais e aplicativos utilizados pelos fornecedores. Precisávamos também otimizar a rotina de acesso, garantindo apenas um login por parte do usuário e unificar a gestão de usuários da empresa.
Solução
A AMcom foi escolhida para desenvolver e implementar o projeto de conexão entre seus sistemas e plataformas, garantindo mais usabilidade e agilidade para sua cadeia de suprimentos.
Resultados
Este foi um projeto conduzido com maestria, desenvolvido com carinho e dedicação, e planejado para atender as necessidades do nosso cliente e não poderia levar a resultados diferentes!
- Acesso unificado, reduzindo o número de logins de 6 para 1 e garantindo assim maior produtividade aos usuários;
- Aplicação com abrangência global;
Após o desenvolvimento, o projeto continua a ser suportado pela AMcom , que mantém um processo de evolução constante no cliente, com a implementação de novas funcionalidades e melhorias.
76 % De fornecedores ativos no sistema;
44% Aumento no acesso do aplicativo, por parte dos fornecedores.
+30K Documentos transferidos.
Cenário
Sustentação de sistemas para a maior exportadora de agronegócio brasileiro que opera em toda a cadeia produtiva: do campo à mesa do consumidor.
Com larga expertise de atendimento ao agronegócio, a AMcom auxiliou no processo de estruturação para a sustentação dos sistemas da companhia que tinha como necessidade transferir parte dos ativos de sua sede no vale catarinense para São Paulo-SP. O principal objetivo era aumentar o foco em questões de planejamento, arquitetura, relacionamento com o negócio e inovação. Para isso, a área de TI da companhia, em nível Brasil, teve por estratégia terceirizar o atendimento aos sistemas com a AMcom.
Desafio do negócio
A AMcom teve muitos desafios neste projeto, como integrar mais de 200 sistemas e realizar o atendimento a mais de 120 unidades, entre fábricas, moinhos, usinas, centros de distribuição, silos e instalações portuárias, que abrangem quase 8 mil usuários em todo o território nacional.
Realizar o controle do volume de demandas, adotar padrões de criticidade, gerar um catálogo de serviços e gerenciar um único canal de atendimento por SLA.
Além dos desafios citados, devido à criticidade da operação, todo o projeto deveria ser executado em 30 dias, sem que houvesse qualquer impacto aos negócios.
A estratégia utilizada
A AMcom elaborou um grande plano para implementar toda a sustentação de sistemas do cliente. O plano é baseado em 4 grandes pilares:
- Processos, pessoas e infraestrutura.
- O levantamento de GAPs foi essencial para a definição dos processos de atendimento.
- O time de profissionais englobou mais de 30 pessoas no início do projeto.
- A infraestrutura foi elaborada para suportar de forma sustentável.
Resultados
- Redução e controle de custos operacionais.
- Redução de custos de RH.
- Colaboradores com foco no core business.
- Maior visibilidade das demandas de suporte e indicadores de acompanhamento.
- Aumento na eficiência: maior qualidade e velocidade no atendimento.
- Inovação constante.
30%
Na redução de custos. Utilização das melhores práticas de mercado e padrões globais para a otimização de custos
100%
De cumprimento do SLA. Todos os chamados atendidos em tempo hábil.
Cenário
Projeto desenvolvido para a primeira empresa brasileira a fabricar mini impressoras em larga escala com faturamento anual de 425,5 milhões.
O objetivo deste projeto é a otimização do serviço de cobrança da Bematech através a automatização do processo, melhorando a efetividade e a velocidade do serviço.
A área de cobrança da Bematech enfrentava um imenso desafio: enviar e-mails preventivos de aviso de vencimento dos títulos em aberto e aviso de cobrança para títulos vencidos aos clientes.
O trabalho que era manual, considerava informações de sistemas ERP, o EBS e o HOTAL. As planilhas em excel formatavam as informações dos títulos, links de consulta das notas nas prefeituras, DANFEs das notas e os boletos de cobrança.
Todos estes itens realizados de forma manual, oneravam a equipe com grande volume de trabalho sem padronização e suscetível a erros humanos.
Desafio do negócio
Para alcançar o objetivo do projeto, a AMcom disponibilizou uma equipe de processos para levantar e documentar todos os procedimentos e controles realizados pela equipe de cobrança da Bematech que tinha uma série de sistemas e planilhas para controle das cobranças.
Também foi necessário propor uma solução técnica que buscasse informações dos sistemas legados e enviasse de forma automatizada e-mails de cobrança para os clientes, no qual foram desenvolvidas rotinas para extração de informações com Microsoft SQL Server Integration Services e a criação de um portal de controle de regras em .Net, além do uso do Microsoft Exchange para envio dos e-mails.
Resultados
O principal resultado alcançado foi uma aplicação automatizada que realiza todo o processo de cobrança proporcionando uma visão gerencial de fácil acompanhamento e com ganho de produtividade superior a 20%.
Facilidade para o cliente Bematech
Além de otimizar, centralizar e gerenciar o processo de cobrança da Bematech a aplicação desenvolvida ainda permite que o cliente realize o download das notas de serviços, DANFE e boletos de cobrança no próprio e-mail. Este benefício também proporciona ganho de produtividade para o cliente Bematech.
Personalização avançada
- Parametrização das configurações de envio de e-mails e cobrança de forma dinâmica.
Gerenciamento aprofundado
- Consulta de logs de envio de e-mails, criação de carteiras de cobrança e blacklist por operador.
Solução de problema
- Suprir a ausência de informações bancarias do ERP HOTAL.
Cenário
A Ultragaz, grande empresa do mercado brasileiro de distribuição de gás domiciliar, precisava criar uma solução para otimizar o processo e prazo de entrega dos pedidos de gás recebidos pelos canais digitais da Ultragaz.
Além disso, a solução precisava oferecer rastreabilidade para a operação e, por consequência, melhorar a experiência do cliente final, cuidando de um ponto crucial do processo de venda: a efetivação da entrega.
Desafio do negócio
Assim, a Ultragaz tinha um grande desafio! Além de entregar uma ótima experiência para seus consumidores, a empresa também estava preocupada em melhorar a produtividade dos seus entregadores.
Parte essencial do projeto era mostrar para o entregador que ele é peça fundamental do processo de venda e entrega, valorizando-o. Ou seja, um bom atendimento do entregador seria um diferencial da Ultragaz no mercado.
E foi em parceira com a AMcom que foi possível criar uma versão piloto deste projeto em menos de dois meses.
Solução
Juntas, a Ultragaz e a AMcom desenvolveram um aplicativo móvel chamado AmigU. O app é destinado ao entregador da Ultragaz e nele o entregador recebe as novas entregas a serem realizadas. Além disso, no app visualiza-se, de forma prática e rápida, o mapa da rota a ser seguida, bem como se tem uma prévia da fachada do local de destino. Essas funcionalidades ofereceram uma melhora nos processos de entrega, otimizando o tempo e trazendo mais segurança para o entregador.
As funcionalidades na entrega estão integradas ao Hub de pedidos da Ultragaz. Esse hub é responsável pela gestão de todas as vendas feitas nos canais digitais da empresa e realiza a roteirização automática dos pedidos. Isso acaba reduzindo processos manuais como o de distribuição dos pedidos, o de repasse aos entregadores e o da baixa do pedido.
Devido ao sucesso obtido em um projeto anterior do App Ultragaz destinado ao cliente, esta solução foi desenvolvida em Flutter, com o backend em Oracle Apex. Com base na experiência da construção do app para o cliente, trouxemos maior produtividade no desenvolvimento e na arquitetura do app dos entregadores. Por último, o desenvolvimento do design visual da aplicação também foi desenvolvido pelo nosso time e foi devido a esse esforço em conjunto que vários quesitos foram altamente elogiados pelo cliente!
Resultados
Mas todo esse projeto só foi possível por causa do uso assíduo das metodologias ágeis!
Na opinião dos nossos desenvolvedores, o framework utilizado no projeto gerou uma produtividade incrível para o time, possibilitando que conseguissem desenvolver recursos complexos em outras tecnologias, sem problemas. Além disso, acreditam que a documentação foi feita de forma extremamente detalhada e, uma vez que trabalhamos com widgets extremamente flexíveis, a imaginação da equipe (e do cliente) não tinha limites!
A primeira versão da solução (MVP) foi lançada em apenas 6 semanas. O projeto, que está em fase piloto, conta com 75 usuários ativos, sendo que a previsão futura é chegar em mais de 10 mil usuários.
Assim, como o projeto foi desenvolvido no modelo ágil, com sprints quinzenais, isso significa que a cada 15 dias é liberada uma nova versão da aplicação com novas funcionalidades e melhorias. Além disso, também fazemos uma reunião no início de cada sprint para analisar o resultado das entregas anteriores e definir o escopo da próxima entrega.
Para a Ultragaz os benefícios foram múltiplos!
- Eliminação de processos manuais para repasse e baixa dos pedidos recebidos;
- Maior controle da operação;
- Maior assertividade dos entregadores;
- Integração entre app do cliente e Whatsapp;
- Treinamentos sobre atendimento para os entregadores diretamente no app.
Além disso, o app também disponibiliza ao cliente final:
- visibilidade da localização do entregador;
- controle dos tempos reais de cada etapa do processo de entrega;
- dados do entregador, aumentando a segurança do cliente ao receber o entregador na sua casa.
- prazos de entrega mais curtos.
A solução também conta com um programa de premiação para os entregadores. Assim, o programa incentiva o bom atendimento e a pontualidade nas entregas, e com ele todos ganham: o cliente é melhor atendido, o entregador é recompensado e a Ultragaz percebe a melhora nos níveis de serviço!
- + 2.500 pedidos na primeira versão do app;
- Otimização do tempo de entrega, que agora é real time
Cenário
O Boticário é considerado a maior rede de franquias de beleza do mundo, com mais de 7 mil colaboradores e mais de 4 mil pontos de vendas em 1750 cidades
Desafio do negócio
Um dos grandes desafios foi adequar o formato do novo contrato do BNDES franquias para o cálculo da correção monetária fosse efetuado pelo Sistema Financing. As alterações permitiriam à comissão por comprometimento de crédito e IOF ser deduzida do valor do repasse do franqueado.
O sistema legado apresentou erros e problemas de desenvolvimento, exigindo a necessidade de construção de um caderno de testes completo e com evidências de funcionamento de todas as entregas.
Benefícios
- Garantia da integridade de informações, já que o sistema financeiro d’O Boticário é que agora garante as questões legais.
- Transparência das informações, já que houve a construção de telas que trazem informações adicionais antes não exibidas.
Ganhos de produtividade em vários pontos do sistema, principalmente por conta das importações.
Um ponto de destaque importante no projeto é que consideramos margem de erro zero desde o início do trabalho. Dessa forma, a AMcom estabeleceu como prioridade um envolvimento constante com o grupo O Boticário. Esse envolvimento resultou em interações entre os times para validação de requisitos de forma presencial, que estabeleceram laços de confiança perpetuados durante todo o projeto, garantindo a execução com excelência.
Resultados
- Abstração da inteligência de cálculos e integração com o sistema financeiro d’O Boticário.
- Implementação das melhorias diversas solicitadas, que resultaram em ganhos significativos de produtividade.
- 83% de redução de tempo – a atividade de fechamento de cobrança que era realizada em 4 horas mensais passou para 40 minutos.
Cenário
Uma das maiores produtoras de aço do mundo estava em busca de automatizar diversos processos para aumentar produtividade e otimizar custos e para isso, precisava aumentar o seu time de RPA. A empresa já tinha um departamento dedicado a este objetivo, pois sabe que a tecnologia traz uma grande oportunidade de crescimento. O Líder de TI da empresa afirma que “sabíamos que precisávamos deixar para os robôs as partes mecânicas e para as nossas pessoas as partes intelectuais e criativas”.
Assim, em busca de otimização de tempo, redução de custos e aumento de produtividade, formamos uma Squad dedicada para a automatização e melhoria de vários processos da empresa que facilitassem o dia a dia dos colaboradores. Nosso time foi composto por desenvolvedores que dominam a tecnologia de RPA em Automation Anywhere e mais alguns integrantes para a gestão do projeto e governança dos robôs. Inicialmente, quatro demandas foram mapeadas para tomada de ação pela squad.
Desafio do negócio
O principal desafio deste projeto não era apenas a automação dos processos, mas sim propor soluções inovadoras para a automatização destes.
Dessa forma, a AMcom criou um processo de desenvolvimento RPA específico para a empresa, com etapas focadas no melhor desempenho, em diferentes ferramentas e que utilizam diversos métodos de desenvolvimento. A empresa aprovou a metodologia criada e, a partir daí, demos sequência às automatizações que beneficiaram diversas áreas da empresa!
Solução
Algumas demandas já foram executadas. A seguir, demonstraremos a história completa, com resultados, de duas delas. Uma para a área Fiscal e outra para a área de Pedidos.
Resultados
A primeira automatização foi feita para a validação de notas ficais de uma grande montadora. O processo compara as NFs com o que ainda será faturado. Ou seja, diariamente, tudo que é vendido passará por essa checagem onde a automatização abrirá as NFs, uma a uma, e irá comparar com o faturamento. Este processo garante a assertividade no processo financeiro, à medida que auxilia a verificar e encontrar possíveis divergências, como datas e/ou valores.
Essa automatização ajudou a área a se tornar mais ágil, onde agora é possível analisar aproximadamente 500 NF por semana, o que antes era impossível. Desta forma, o time envolvido nestes processos ganha tempo para tarefas com maior valor agregado, além do aumento da produtividade, uma maior otimização de custos para a empresa.
Em outra automação, temos um processo de entrada de pedidos que foi automatizado dentro do Power BI. O processo está em fase final de desenvolvimento. Estima-se que a empresa ganhará em torno de 2h por dia de produtividade, resultando em aproximadamente 480h por ano. Assim, o time ganhará cerca de 480hr por ano para focar em atividades menos repetitivas, mais estratégicas e de criatividade! Além disso, essa automatização também beneficiará os gestores da empresa na tomada de decisões mais rápidas, uma vez que trará dados da situação atual em menos tempo. Com a automação, os robôs podem trabalhar durante a noite compilando os dados, por exemplo, deixando para o gestor as análises, que são a parte mais importante do processo.
Posts relacionados
6 min de leitura
4 min de leitura
9 min de leitura