Tecnologia garante governança e maior performance em documentos e comunicações para a área de compliance de multinacional

Nos últimos anos, o cenário de abertura de capital tem sido marcado por oscilações significativas, reforçando o ambiente volátil e desafiador que é inerente ao mercado financeiro. O ano de 2022, em particular, marcou um ponto de inflexão com a ausência de novas empresas ingressando no mercado de ações após dois anos de um crescimento que não era registrado há mais de 20 anos.   

Contudo, a trajetória pós-abertura de capital nem sempre é favorável. Uma análise das empresas que realizaram IPO durante a pandemia, realizada pela EQI Research, revela que 85% delas se encontram em situação deficitária, com o valor de ações abaixo do preço de estreia. Essa dinâmica traz uma reflexão profunda sobre os fatores determinantes para o sucesso de uma IPO e, consequentemente, para a manutenção de um desempenho financeiro robusto no mercado de ações.  

Uma pesquisa da consultoria global EY destaca que praticamente todos os investidores globais (99%) estão atentos aos relatórios, divulgações e posicionamentos executivos relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social e governança. Ou seja, o mercado atual valoriza não apenas o desempenho financeiro, mas também a postura ética e a contribuição positiva da empresa para a sociedade e o meio ambiente.  

E é nesse contexto que uma comunicação transparece auxilia na construção de uma relação de confiança entre a empresa se seus stakeholders, demonstrando uma visão a longo prazo e a capacidade de gerenciar riscos.  

Ou seja, a abertura de capital demanda uma estrutura sólida de governança corporativa, sendo a transparência na comunicação um elemento-chave do processo. Informações claras, precisas e rastreáveis não apenas solidificam a confiança dos investidores, mas também ampliam o potencial de crescimento, melhoram o histórico financeiro e posicionam a empresa de maneira favorável em relação ao ambiente regulatório e à concorrência.  

Atenta a todo esse movimento, uma grande empresa do setor de energia reviu seus processos e adotou uma solução para padronizar o envio de diversos documentos oficiais, se destacando no mercado pela transparência, além da disciplina financeira e foco na eficiência operacional. 

Desafio

As áreas de Comunicação Corporativa, Compliance & Governança de uma grande empresa do setor de energia, com capital aberto, estava com dificuldade em controlar tanto a comunicação interna quanto os documentos oficiais emitidos para outras entidades, pois cada área realizava e arquivava esse processo de um jeito. A falta de padronização e controle poderia gerar problemas para a Governança Corporativa, impactando na transparência sobre as operações da empresa e aumentando os riscos de não conformidade regulatória.  

Solução

Em 2020, o time da AMcom assumiu a manutenção deste sistema, que já havia sido atualizado de uma tecnologia antiga para Sharepoint customizado. O time a manteve e evoluiu na medida do possível. Pouco tempo depois, prevendo que haveria limitações e conhecendo as novas necessidades das áreas de negócio, propôs uma Modernização de Sistemas. 

Desta forma, foi desenvolvida uma solução por meio do Power Platform e Power Apps, um conjunto de ferramentas de automação e desenvolvimento de aplicativos que permite criar soluções personalizadas para melhorar a eficiência dos negócios. Além isso, a nova solução também é integrada com mais de 8 sistemas satélites, que provêm as informações e dados de forma atualizada real time, o que garante governança nos dados. 

Em empresas com capital aberto, essa rastreabilidade das comunicações é muito importante para que documentos específicos cheguem a certos destinatários, assegurando o repasse e o conhecimento de determinadas informações, o que reforça a preocupação com a transparência de todas as ações organizacionais. 

Resultados

Atualmente, os mais de 1.500 usuários que emitem comunicações a diversos stakeholders externos, contam com um canal único de comunicação, que reflete a maturidade organizacional, a estrutura jurídica e a gestão sólida da empresa por meio de:  

  • Confiabilidade nas informações, que são pré-carregadas e de fontes sempre atualizadas 
  • Maior performance e volumetria com a nova arquitetura 
  • Integração com plataforma de assinatura digital, para documentos jurídicos 
  • Geração de documentos padronizados, com controle de edição, destinatários e remetentes 
  • Facilidade de auditorias e conformidade regulatória;  
  • Eficiência e agilidade na criação e no envio de comunicações; 

Assim, a empresa atende às exigências das partes interessadas e dos órgãos regulatórios, mas também fortalece seu compromisso com práticas responsáveis e eficientes, alinhadas a condutas adequadas de governança e comunicação corporativa. 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.