Sicoob Unicoob

Cenário

Atuando sob o maior sistema cooperativo do Brasil, o Sicoob Unicoob é um sistema cooperativo de crédito presente em 140 municípios em 4 estados (Paraná, Santa Catarina, Pará e Amapá). No total, são então 19 cooperativas financeiras, 237 pontos de atendimento e mais de 3 mil colaboradores.

 

Para suportar a gestão do seu fundo de recursos dedicado à abertura e à manutenção de Pontos de Atendimento (PA) de cooperativas filiadas, a Central Sicoob Unicoob decidiu automatizar seus processos. Isso garantiu sua estratégia de expansão, que é pautada na abertura de agências.

Objetivos

O principal objetivo do projeto foi a criação de um sistema que disponibilizasse as funcionalidades necessárias para gerenciamento e controle do FAP Sicoob Unicoob com:

  • Automatização dos procedimentos operacionais do FAP.
  • Gerenciamento de liberações de aportes (subsídios), reembolsos e devoluções através de uma ferramenta automatizada.

O FAP (Fundo de Abertura de Ponto de Atendimento) tem como objetivo fomentar a abertura e manutenção de Pontos de Atendimento (PA) das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Unicoob, disponibilizando recursos financeiros para suporte das despesas administrativas. Ou seja, o FAP é o sistema que permite a gestão de cadastro e demanda de novas unidades cooperadas à Sicoob Unicoob.

 

Desafios

Um dos principais desafios foi transformar todo o conhecimento de processos e negócios sobre o FAP, que era gerido de forma manual, utilizando planilhas em Excel e sistemas não integrados. Assim, por se tratar de um processo manual, a gestão era morosa e suscetível a falhas.


Exigências

Além das várias atividades, por tratar de informações estratégicas de expansão, o novo sistema deveria garantir a integridade das informações tratadas. Além disso, o sistema tinha o objetivo de agilizar o acesso às informações gerenciais, auxiliando a gestão do fundo na tomada de decisões.


Resultados

O principal resultado do projeto FAP foi garantir a gestão eficiente dos aportes e reembolsos do fundo de abertura de ponto de atendimento.


Benefícios Estratégicos

Com um sistema robusto e integrado, os principais benefícios estratégicos alcançados pelo FAP foram: o aumento no indicador de projetos entregues no prazo e a extração de dados mais eficaz para o BI FAP.

Lado a Lado

A equipe AMcom direcionou o time de análise por mais de 3 dias in loco na estrutura da Sicoob Unicoob para validação de todos os requisitos que garantiram o sucesso do projeto. Além disso,  um kick-off foi realizado pessoalmente.

Departamento de TI Estruturado

Todo o processo para a realização do projeto FAP foi agilizado por uma equipe de TI interna muito dedicada, especializada e estruturada. Todas as informações enviadas para levantamento do projeto foram extremamente detalhadas. Esse processo acabou facilitando muito o entendimento.

40% Mais agilidade

O projeto garantiu um salto de 40% na agilidade de administração do FAP.

 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.