É comum achar que o design é uma ferramenta utilizada apenas para melhorar produtos e criar soluções bonitas e atrativas para os usuários finais. Mas quem entende o valor do design dentro de uma empresa, consegue utilizar tudo o que um profissional de design pode fazer. Ou seja, consegue ir muito além de projetar fluxos de produtos e telas! Isso porque empresas que entendem o valor do profissional de design também entendem que este profissional é mais do que capacitado para auxiliar na melhora dos processos internos de qualquer área da empresa, tornando–a ainda mais eficiente.
Logicamente, essa é a maneira como a AMcom encara o design: como uma ferramenta altamente adaptável, que pode ser aplicada ao desenvolvimento de novos produtos, serviços, ferramentas e procedimentos.
Dessa forma, procuramos utilizar o design para trazer mais inovação para diversas áreas, sempre que possível. O processo é geralmente feito por meio de Sprints de Design. E é sobre isso que queremos falar hoje!
O que é uma Sprint de Design?
Mais conhecida como Design Sprint, a metodologia foi criada pelo Jake Knapp durante Google Ventures e é perfeita para lidar com projetos dinâmicos e de mudanças rápidas. A prática consiste em um processo de cinco dias para que se chegue à um resultado satisfatório para responder alguma questão crítica do negócio. Assim, a ideia é utilizar dinâmicas de imersão, ideação, práticas de design, prototipagem e testagem, durante esses 5 dias, para resolver um problema da organização.
Sabemos que no processo de digitalização, um dos principais desafios dos gestores é a adaptação das suas equipes para inovar de forma dinâmica. E é aí que a sprint de design pode entrar, auxiliando nesse processo. Assim, as equipes perdem a necessidade de esperar pelos times de desenvolvimento e produção para validar as ideias, indo diretamente para os testes com protótipos.
Isso porque ao se trabalhar com uma equipe multidisciplinar na Sprint de Design, os times acabam reduzindo debates intermináveis e colocando a mão na passa para testar a melhor ideia, por meio do lançamento de um MVP. E é aí que vemos o valor da sua aplicação: o processo de design sprint traz uma super vantagem para as empresas. Isso porque as organizações acabam idealizando e produzindo uma primeira versão de um produto, testando-o com possíveis usuários/clientes (coletando reações, inputs e insights para melhorias). Tudo isso antes de se comprometer com o desenvolvimento real do sistema/produto, ou seja, com pouquíssimo investimento.
Então por que devo usar a design sprint na minha empresa?
Nem sempre a sprint de design pode ser necessária. Porém, indicamos principalmente quando as organizações percebem que há atrasos muito grandes entre a conceptualização e a entrega do produto/serviço/sistema. Assim, a design sprint pode ser encarada como uma catalisadora, acelerando esse processo.
Aqui na AMcom, encaramos a sprint de design como uma abordagem moderna para a busca de produtividade do mundo corporativo atual. Assim, uma vez que design sprint utiliza equipes multidisciplinares e processos acelerados, entendemos que o processo é um motivador de crescimento, por meio da produtividade participativa. Inclusive, quando as áreas de inovação e desenvolvimento se apoiam no processo, e colaboram ativamente, os resultados são incríveis, uma vez que aumenta a eficiência dos negócios digitais de diversas formas!
Mas então qual é a diferença do processo da AMcom?
Para nós, toda sprint de design começa coma uma grande oportunidade, mas também como um imenso desafio. Na AMcom somos apaixonados por inovar, temos atenção em cada detalhe e mais do que isso: trabalhamos com muito respeito e abertura.
Então de início o nosso processo já acontece de forma muito leve, dinâmica e bem estruturado. Segundo o nosso especialista, Thiago Sobreira, “a nossa sprint de design se diferencia por ser mais flexível e super adaptável em questão de cronograma e número de participantes.“
Além disso, com a nossa vasta expertise no processo, nós sabemos que muitas vezes é difícil colocar todos os times em sintonia. Assim, se a evolução é peça-chave para o crescimento da sua empresa, talvez seja o momento de olhar com mais atenção para este tipo de processo, sempre em conjunto com quem sabe e faz acontecer! Dessa forma, fica mais fácil colaborar e elaborar, junto de toda a equipe, uma forma de implementar soluções com maior agilidade e qualidade na entrega.
Muito mais do que agilidade em novas soluções, o processo de Design Sprint traz uma cultura de inovação e colaboração para dentro da empresa. Isso porque, como já discutimos, o ponto central da metodologia é reunir um grupo multidisciplinar, englobando todas as áreas que participam do desenvolvimento. Esse grupo então, tende a ser preenchido com pesquisadores, designers, desenvolvedores, comunicadores, colaboradores chave das áreas de negócio e até mesmo o próprio usuário.
Mas afinal, quais são os benefícios da design sprint da AMcom para o meu negócio?
Segundo o Gartner, com a pandemia, a maioria das áreas de TI aumentou seu papel na entrega de estratégia e soluções para as áreas de negócio das organizações. Assim, ter um processo estruturado e com especialistas gera uma maior assertividade na validação e priorização de ideias e hipóteses de soluções, fazendo com que TI e áreas de negócio estejam em maior sinergia com a estratégia macro da organização. E tudo isso, claro, acaba aumentando produtividade e otimizando custos, uma vez que priorizar e validar acabam poupando custos futuros com soluções não tão alinhadas às expectativas e necessidades estratégicas.
Além de contar com um processo totalmente adaptável e customizável, a sprint de design da AMcom garante 4 entregas principais que vão além da solução desenvolvida.
- Experiência de usuário: nossos makers, especialistas em UX e UI, estão preparadas para mapear as jornadas dos usuários, de acordo com personas definidas, promovendo a melhor experiência na utilização dos sistemas desenvolvidos durante o processo.
- Otimização de custos: como já comentamos, o processo de sprint de design facilita a ideação, desenvolvimento e testagem de um MVP. Tudo isso, sem a necessidade de um comprometimento financeiro inicial alto.
- Inovação contínua: inovar já não é mais um diferencial, mas sim um requisito para se manter competitivo no mercado. Assim, a partir da finalização da sprint de design, é possível mapear a continuação da solução com todo o apoio e parceria da AMcom.
- Aumento de produtividade e receita: afinal, estamos aqui para isso também, como 100% do comprometimento para analisar as operações da sua empresa com proximidade e identificar e implementar as soluções desenvolvidas no processo, contribuindo para o aumento de produtividade da equipe e elevar a receita da sua empresa.
Além dessas 4 entregas, temos outras facilidades, inclusive, com oportunidades para processos feitos de forma remota, com toda a segurança que o momento exige! Mas essa história, de como levamos o processo de sprint de design para 100% remoto, vai ficar para uma próxima!
Quer conhecer um case prático de como aplicamos a sprint de design da AMcom? Confira aqui uma história do processo na área comercial!