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Por que investir em estratégias de UX

Por que investir em estratégias de UX 

Com o crescimento da jornada digital dos consumidores, cresce também o interesse das empresas em aprimorar a experiência do usuário (UX). Essa é uma oportunidade de gerar impacto real e retorno financeiro, especialmente se for considerada antes da concepção de um produto ou serviço digital.

A principal intenção da experiência do usuário é garantir que as pessoas consigam executar suas tarefas com facilidade e agilidade, e que fiquem com uma percepção positiva sobre o que foi feito. Se for ruim, provavelmente o usuário não volta a usar o produto ou serviço, e dificilmente o recomendará.

Neste ponto, é importante entender as diferenças entre UX e UI, para que cada papel seja compreendido corretamente dentro do processo de desenvolvimento.

 

Quais são os principais benefícios do UX?

De acordo com o relatório CX Trends 2022, 82% dos consumidores preferem marcas que proporcionam uma boa experiência. Além disso:

  • Reduz custos com suporte, porque o sistema fica mais intuitivo;

  • Cria interfaces funcionais e agradáveis;

  • Alinha expectativas dos usuários e da empresa;

  • Gera produtos mais duradouros e eficientes;

  • Estimula o uso constante e gera novas ideias de melhoria.

Além disso, é essencial lembrar que UX vai muito além do design visual. Como explorado no artigo "Designer UX não é filho só de designer", o trabalho com experiência do usuário envolve diferentes áreas da empresa e uma visão mais ampla sobre comunicação, processos e tecnologia.

Saiba agora por que investir em estratégias de UX  

Depois de falar sobre o que significa e as vantagens do UX, apresentamos dados que reforçam porque usar essa estratégia pode garantir maior ROI para seu investimento em tecnologia:

Reduz custos com suporte

Produtos e serviços digitais bem projetados com foco em UX têm menos erros e estão mais alinhados às necessidades dos usuários. Isso reduz falhas técnicas, reclamações e solicitações ao suporte. A facilidade de navegação e a clareza das informações tornam a experiência mais eficiente e autônoma.

Um estudo da McKinsey revela que empresas que abraçam o UX de forma efetiva geram 32% mais receita e 56% mais retorno para acionistas. Esses resultados são o dobro do alcançado por empresas concorrentes que não priorizam UX.

Aumenta taxas de conversão

De acordo com dados do Intechnic, comércios eletrônicos que investem em UX podem aumentar em até 400% a taxa de conversão de leads. Isso porque a usabilidade torna as funcionalidades mais claras, intuitivas e agradáveis, gerando mais confiança no momento da decisão de compra.

Por outro lado, quando um produto não tem estratégias de UX adequadas, a experiência negativa pode levar ao abandono rápido.

Melhora eficiência de fluxos e processos

Eliminar etapas desnecessárias em processos pode reduzir em até 50% o tempo de execução de tarefas, segundo levantamento do Nielsen Norman Group. Isso representa ganho de produtividade e otimização dos recursos da equipe.

Outro dado importante vem da Portent: o tempo ideal de carregamento esperado por um usuário é de até 2 segundos. Após isso, as chances de conversão diminuem rapidamente.

Gera usuários promotores da solução

Segundo a UK Customer Satisfaction Index, 95% das pessoas com alto nível de satisfação afirmam que recomendariam a marca. Isso mostra que um projeto bem planejado, que remove barreiras e entrega valor real, aumenta significativamente o nível de indicação espontânea.

Além disso, quando a experiência é positiva, o engajamento se amplia e os usuários se tornam promotores naturais da marca, contribuindo para a expansão da base de clientes sem custo adicional.

Essa visão ampliada reforça que UX não é só uma responsabilidade de designers. Como abordado no artigo "Designer UX não é filho só de designer", trata-se de uma estratégia multidisciplinar que envolve diversas áreas da empresa.

O que mais eu preciso saber sobre estratégias de UX 

A AMcom conta com especialistas em User Experience que já contribuíram com soluções digitais inovadoras para empresas de diferentes setores. Os projetos desenvolvidos geraram valor aos produtos e serviços, com otimização de tempo, aumento de produtividade e melhoria da experiência dos usuários.

Cada solução é personalizada, baseada em um estudo profundo das necessidades do negócio e dos usuários.

Entre em contato com nossa equipe e entenda como aplicar estratégias de UX no seu projeto digital.

 

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