500 notas fiscais validadas por semana com automações em RPA para uma gigante do aço
Cenário
Uma das maiores produtoras de aço do mundo estava em busca de automatizar diversos processos para aumentar produtividade e otimizar custos e para isso, precisava aumentar o seu time de RPA. A empresa já tinha um departamento dedicado a este objetivo, pois sabe que a tecnologia traz uma grande oportunidade de crescimento. O Líder de TI da empresa afirma que “sabíamos que precisávamos deixar para os robôs as partes mecânicas e para as nossas pessoas as partes intelectuais e criativas”.
Assim, em busca de otimização de tempo, redução de custos e aumento de produtividade, formamos uma Squad dedicada para a automatização e melhoria de vários processos da empresa que facilitassem o dia a dia dos colaboradores. Nosso time foi composto por desenvolvedores que dominam a tecnologia de RPA em Automation Anywhere e mais alguns integrantes para a gestão do projeto e governança dos robôs. Inicialmente, quatro demandas foram mapeadas para tomada de ação pela squad.
Desafio do negócio
O principal desafio deste projeto não era apenas a automação dos processos, mas sim propor soluções inovadoras para a automatização destes.
Dessa forma, a AMcom criou um processo de desenvolvimento RPA específico para a empresa, com etapas focadas no melhor desempenho, em diferentes ferramentas e que utilizam diversos métodos de desenvolvimento. A empresa aprovou a metodologia criada e, a partir daí, demos sequência às automatizações que beneficiaram diversas áreas da empresa!
Solução
Algumas demandas já foram executadas. A seguir, demonstraremos a história completa, com resultados, de duas delas. Uma para a área Fiscal e outra para a área de Pedidos.
Resultados
A primeira automatização foi feita para a validação de notas ficais de uma grande montadora. O processo compara as NFs com o que ainda será faturado. Ou seja, diariamente, tudo que é vendido passará por essa checagem onde a automatização abrirá as NFs, uma a uma, e irá comparar com o faturamento. Este processo garante a assertividade no processo financeiro, à medida que auxilia a verificar e encontrar possíveis divergências, como datas e/ou valores.
Essa automatização ajudou a área a se tornar mais ágil, onde agora é possível analisar aproximadamente 500 NF por semana, o que antes era impossível. Desta forma, o time envolvido nestes processos ganha tempo para tarefas com maior valor agregado, além do aumento da produtividade, uma maior otimização de custos para a empresa.
Em outra automação, temos um processo de entrada de pedidos que foi automatizado dentro do Power BI. O processo está em fase final de desenvolvimento. Estima-se que a empresa ganhará em torno de 2h por dia de produtividade, resultando em aproximadamente 480h por ano. Assim, o time ganhará cerca de 480hr por ano para focar em atividades menos repetitivas, mais estratégicas e de criatividade! Além disso, essa automatização também beneficiará os gestores da empresa na tomada de decisões mais rápidas, uma vez que trará dados da situação atual em menos tempo. Com a automação, os robôs podem trabalhar durante a noite compilando os dados, por exemplo, deixando para o gestor as análises, que são a parte mais importante do processo.
Blog comments