Vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia

Olá! Sou Jonatas Jaqmam, Gerente de Negócios na AMcom. Há anos, atuo diretamente em grandes negócios do setor energético. Neste artigo, explorarei insights sobre o Mercado Livre de Energia (MLE). Boa leitura!

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia (MLE) é um modelo de mercado onde o consumidor escolhe o fornecedor de sua energia elétrica. Ou seja: o consumidor não terá mais uma única opção de escolha, a qual é a distribuidora local. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, 37% do consumo total de eletricidade no Brasil já é pelo MLE.

Modelos de negociação de energia

No Brasil, existem dois modelos de negociação de energia:

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

No ambiente ACR, a energia elétrica é fornecida aos consumidores por concessionárias já definidas em cada região. Assim, estão enquadrados os chamados consumidores cativos, sendo estes, residências e pequenos comércios.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Neste ambiente, estão enquadrados os chamados consumidores livres, que podem negociar diretamente com empresas geradoras e que comercializam energia. Dessa forma, os consumidores negociam preço, índices de reajustes, quantidade e flexibilidade, período de abastecimento e condições de pagamento. E é justamente nesta modalidade que o Mercado Livre de Energia (MLE) ganha destaque.

Primeiramente, os consumidores habilitados neste ambiente foram empresas da média e alta tensão, com demanda contratada igual ou superior a 500KW. Entretanto, desde janeiro de 2024, consumidores de média e alta tensão (grupo A) também estão habilitados. Mas, é necessário o consumo de energia ser partir de R$10 mil.

Quais as vantagens?

Bom, as vantagens desse ambiente são:

      • Liberdade de escolha: consumidores escolhem o seu ou os seus fornecedores de energia. Ou seja, podem negociar livremente e diretamente as melhores condições comerciais, além de escolher o tipo de energia gerada.

      • Economia: com a negociação livre com fornecedores, a possibilidade de melhores preços é um benefício para a economia com energia elétrica.

      • Previsão de custos: melhor planejamento com custos, pois os consumidores podem firmar contratos bilaterais de curto, médio ou longo prazo.

    Quais as desvantagens?

    Por outro lado, existem algumas desvantagens a serem analisadas, como:

        • Complexidade de gestão: o consumidor vai precisar gerenciar dois contratos, um pela compra da energia e outro pelo serviço de distribuição. Certamente, isso gera um desafio de gestão de contratos.

        • Risco de preço: apesar da facilidade de negociação, existe o risco de preço alto caso o MLE se torne.

      Tecnologia impulsiona o comércio no Mercado Livre de Energia

      Dentro das operações em empresas de energia, vejo iniciativas de inovação resultando em maior eficiência e menores custos de produção.

      A Modernização de Aplicações tem aumentado a eficiência das operações do setor de energia. O uso da tecnologia é importante para monitorar e controlar remotamente a produção, distribuição e consumo de energia em tempo real.

      Além disso, Data & Analytics também tem seu destaque. Vem possibilitando a simulação da produção, previsão da demanda e ajustes em tempo real. Isso tem viabilizado a criação de novos modelos de negócios baseados em tecnologia.

      E é claro, a Inteligência Artificial não fica de fora. Ela tem sido eficiente na segurança das operações e na experiência dos usuários, sendo eles consumidores finais e áreas de negócio.

      Conclusão

      O Mercado Livre de Energia promove vantagens e oportunidades para consumidores e fornecedores. Com a liberdade de escolha dos consumidores, os fornecedores precisam estar preparados para atuar da melhor forma e manter-se competitivos. Para isso, atender a crescente demanda de forma eficiente e promover uma boa experiência de usuário é fundamental.

      Saiba mais como a tecnologia tem transformado o setor de energia. Explore soluções inovadoras quem impulsionam os negócios deste setor em um whitepaper exclusivo.

      Obrigado pela sua leitura! Caso queira conversar sobre esse tema, na AMcom eu tenho coworkers especialistas no assunto. Agende uma conversa.

      CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

      O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

      Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

      Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.