Automação de processos financeiros gera mais de 190% de ROI

Cenário

A Urbano, uma das maiores e mais importantes empresas de alimentos do país, possuía uma grande quantidade de processos manuais e repetitivos. Muitos dos seus colaboradores efetuavam processos que não agregavam valor e que ainda despendiam muito tempo. Assim, a empresa entrou em contato com a AMcom para que juntos, realizássemos um levantamento para melhoria de alguns processos internos. empresa já havia investido na aquisição de RPA, e o processo de desenvolvimento era realizado exclusivamente internamente. 

A Urbano precisava então dar vazão a esse projeto e contou com a parceria da AMcom para realizar um levantamento, focando no estudo de processos automatizáveis, para 10 áreas da organizaçãoAssim, acompanhamos vários processos internos, conversamos com diversas equipes e por fim, saímos com uma lista de mais de 200 processos que poderiam ser robotizados. Assim iniciamos esta nova parceria! Inclusive, após o levantamento efetuado a nossa parceria continuou também para a parte de construção dos RPAs, sempre em parceria com a equipe interna da Urbano.  

Desafio do negócio

Com o advento da pandemia, muitos processos estavam lentos. Isso aconteceu devido as equipes reduzidas e então os colaboradores não davam conta de todos os processos.

Muitas vezesos processos eram simples, mas levavam muito tempo (como por exemplo a extração de relatórios). Além disso, esses processos acabavam tirando tempo de outras atividades mais estratégicas e necessárias para o negócio. Assim, a automatização dos processos se via necessária. 

Solução

E foi assim que estruturamos conjuntamente a nossa solução: transformar estes processos onerosos em soluções robotizáveis. 

Após conversarmos com diversas equipes, mais de 200 robôs foram mapeados (nos mais diversos setores). Nossa jornada de automatização na Urbano começa com o time financeiro da empresa, e assim surge um segundo levantamento, mas agora, dos processos financeiros. 

Em um processo de priorização para o negócio, foram definidos os primeiros robôs a serem implementados: 

  • Robô para processo de borderô de pagamentos de boletos e convênios: este processo automatiza o pagamento de boletos como os de luz, água e convênios de saúde, etc. De forma geral, este robô encontra e agrupa todos os títulos a pagar, primeiro separandoos que são boleto e depois cria um borderô que será enviado para o banco (dentro do próprio ERP da empresa, que utiliza o TOTVS).
  • Robô para processo de aglutinação de títulos em débito em conta: Este segundo processo automatiza então os outros tipos de pagamento, como depósitos e débito em conta.

Ambas as soluções utilizaram técnicas de RPA e RDA, foram desenvolvidas por meio da ferramenta Automation Anywhere e já apresentam resultados reais pra a Urbano.  

Resultados

Automação do processo de borderô de pagamentos de boletos e convênios: 
  • ROI (Percentual de retorno do investimento após 2 anos): 192,59%;
  • Payback (Tempo de retorno do investimento): 1,08  13 meses;
  • 0,25 FTE saving (redução de 25% de esforço humano em tarefas repetitivas, liberando-o para funções mais estratégicas). 
Automação do processo de aglutinação de títulos em débito em conta: 
  • ROI (Percentual de retorno do investimento em 2 anos): 186,95%;
  • Payback (Tempo de retorno do investimento): 1,15  14meses;
  • 0,30 FTE saving (redução de 30% de esforço humano em tarefas repetitivas, liberando-o para funções mais estratégicas). 

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CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

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Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.