Superando os desafios globais com suporte da tecnologia 

Antes de tudo, você lembra quais eram as suas expectativas para 2020 e os desafios globais que precisou enfrentar? Pois é, parece pouco tempo, mas já se passaram mais de três anos. E, certamente, todos precisaram modificar sua estratégia e agora nem lembram mais como poderia ter sido aquele ano se uma crise sanitária não tivesse abalado todo o mundo. A pandemia da Covid-19 deixou como grande ensinamento a necessidade de estar pronto para se adaptar rapidamente a novos cenários.  

Portanto, se cogitamos isso por conta de situações que fogem totalmente do nosso controle, por que não previmos um plano de ação para desafios globais que nos acompanham ano após ano?  

De acordo com a 26ª Pesquisa Anual Global de CEOs, realizada pela PwC, as empresas atualmente estão expostas a sete ameaças. São elas: instabilidade macroeconômica, riscos cibernéticos, inflação, conflitos geopolíticos, mudanças climáticas, riscos sanitários e desigualdade social. O cenário atual de preocupações fica ainda maior pelo fato de que 73% desses líderes acreditam em uma desaceleração econômica iminente.  

Diante desses desafios globais, a tecnologia se revela uma aliada poderosa. São muitas as possibilidades para enfrentar essas ameaças e impulsionar a inovação necessária para alcançar objetivos estratégicos. E é justamente isso que vamos explorar nesse artigo.  

 

Leia também: 

Aplicativo de mensagens garante a comunicação em tempo real das instituições que atuam na operação do setor elétrico brasileiro 

Automação de processos financeiros gera mais de 190% de ROI 

 

Como os desafios globais impactam nos resultados do negócio? 

Listamos os principais desafios e os riscos associados a cada um deles, que podem impactar diretamente na lucratividade, reputação e satisfação dos clientes. Confira:   

 

Instabilidade macroeconômica:  

Ela se refere a flutuações e incertezas nas condições econômicas globais, incluindo aspectos como taxas de câmbio, políticas governamentais, níveis de emprego e inflação. Essa instabilidade pode ter um impacto substancial nos negócios.  

A volatilidade das taxas de câmbio, por exemplo, pode afetar diretamente as operações de importação e exportação das empresas, afetando seus custos de produção, margens de lucro e competitividade no mercado global. 

Já a incerteza política e regulatória, como reformas fiscais, alterações nas leis trabalhistas ou políticas comerciais estão ligadas diretamente aos planos de investimento, dificultando a tomada de decisão a longo prazo, levando a um ambiente de negócios mais arriscado e imprevisível. 

Além disso, a instabilidade macroeconômica pode resultar em períodos de recessão ou desaceleração econômica. E durante esses períodos, os consumidores tendem a reduzir seus gastos. Assim como investidores costumam adotar uma postura mais cautelosa, resultando em menor acesso a financiamentos e investimentos. 

 

Inflação: 

Em paralelo à instabilidade macroeconômica, temos a inflação. A elevação dos preços afeta diretamente as empresas e organizações, trazendo uma série de riscos e desafios significativos.  

Um dos principais é o aumento dos custos operacionais. À medida que os preços dos insumos e matérias-primas sobem, as empresas são pressionadas a ajustar seus preços de venda ou absorver os custos adicionais. Isso pode reduzir as margens de lucro e, em alguns casos, levar a prejuízos financeiros. A inflação também pode interferir negativamente em novos projetos, investimentos, expansão de operações ou contratação de novos funcionários. 

Outro risco é a diminuição do poder de compra dos consumidores, fazendo com que as empresas enfrentem uma desaceleração nas vendas e tornando mais difícil o atingimento de metas.  

 

Conflitos geopolíticos: 

Esses conflitos se referem a tensões e disputas entre países ou regiões em questões como comércio, política externa, recursos naturais e segurança. Como resultado, temos a instabilidade macroeconômica. Ou seja, um conflito geopolítico impacta diretamente nas moedas e mercados financeiros. E isso afeta as empresas que atuam em múltiplos mercados, reduzem investimentos estrangeiros e dificultam a captação de recursos. 

Além disso, há o risco de interrupção das cadeias de suprimentos. Disputas comerciais, embargos ou sanções podem levar ao fechamento de fronteiras ou restrições à importação e exportação de produtos. Isso tudo implica em uma redução na produção, queda nas vendas e impactos negativos na rentabilidade. Nesse sentido, também há a possibilidade de reduzir a demanda por serviços, reforçando que os conflitos geopolíticos são um dos maiores desafios globais, pois atingem todo e qualquer tipo de empresa. 

 

Você está lendo: Superando os desafios globais com suporte da tecnologia 

 

Mudanças climáticas: 

As mudanças climáticas também estão entre os maiores desafios globais. Elas se referem às alterações no clima do planeta, associadas às emissões de gases de efeito estufa causadas pela atividade humana.  

Um dos riscos é o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, secas, inundações e ondas de calor. Eles podem interromper as operações das empresas, danificar infraestruturas, causar perdas de estoque e afetar a produtividade 

Outro risco é a escassez de recursos naturais. Além de serem fundamentais para a vida na Terra, como é o caso da água, a diminuição dessa disponibilidade pode elevar os custos de produção com a necessidade de encontrar alternativas mais sustentáveis.  

As mudanças climáticas também têm forte impacto nas pressões regulatórias e mudanças nas políticas governamentais. Muitos governantes estão implementando medidas de regulamentações ambientais mais rigorosas, incentivos fiscais e outras ações para que empresas se obriguem a ajustar suas práticas.  

 

Riscos sanitários: 

Recentemente, todas as empresas e organizações foram impactadas por uma crise sanitária sem precedentes. Uma das lições, como falamos, é de estar preparado para se adaptar a uma nova realidade em pouco tempo. Mas como fazer isso quando falamos de grandes corporações?  

Bom, já percebemos que elas afetam a saúde dos colaboradores, a continuidade das operações, a cadeia de suprimentos, a demanda do mercado e até a reputação da empresa. Portanto, nesse caso, o ideal é ter medidas proativas, protocolos e planos de contingência e resposta prevendo as mais diferentes crises.  

 

Desigualdade social: 

Ela também impacta empresas e organizações em várias frentes, como mercado consumidor restrito, instabilidade social e econômica, dificuldades na atração e retenção de talentos, riscos regulatórios e reputação. É por isso que temos visto crescer estratégias para promover a equidade, a inclusão e a responsabilidade social. 

 

Exemplos de tecnologias para minimizar o impacto dos desafios globais  

No mundo em constante evolução em que estamos inseridos, uma série de tecnologias podem ser aplicadas aos negócios com o objetivo de minimizar o impacto dos desafios globais. Em seguida, apresentamos algumas oportunidades tecnológicas para mitigar riscos: 

 

  • Inteligência Artificial (IA) e análise de dados: não se fala em outra coisa no momento. As inteligências artificiais estão em todos os debates e podem ser bem úteis quando aplicada na análise de dados econômicos e financeiros. Em outras palavras, elas ajudam a identificar tendências e padrões, que colaboram com a previsão de cenários econômicos e em uma tomada de decisão assertiva em meio à uma instabilidade macroeconômica. Além disso, aprendizados de máquina podem ser utilizados para otimizar processos operacionais, reduzindo custos e aumentando a eficiência. 

 

  • Tecnologias de energia limpa e sustentável: a energia solar e eólica são exemplos de energia renovável que utilizam a tecnologia a seu favor. Sistemas de gestão dessas fontes de energia são cada vez mais, sendo implementados para monitorar e otimizar da produção ao consumo. Isso tudo dá valor à atividade, fortalecendo ações que contribuem para minimizar os impactos das mudanças climáticas.  

 

  • Blockchain e Smart Contracts: essas tecnologias podem ser aplicadas para dar mais transparência e segurança nas transações comerciais. Os smart contracts, contratos digitais baseados em blockchain, dão possibilidade de automatizar e garantir a execução de acordos comerciais. 

 

  • Internet das Coisas (IoT): a conexão entre sensores e dispositivos facilitam a coleta de dados em tempo real capazes de auxiliar em diferentes frentes. Por exemplo, condições ambientais, cadeias de suprimentos, operações industriais, entre outros. E a análise desses dados possibilita uma gestão mais eficiente e assertiva, mitigando os riscos causados pelos desafios globais. 

 

  • Tecnologias de saúde digital: a preocupação com o bem-estar dos colaboradores ficou em evidência com a recente crise da Covid-19. E em muitos casos, a tecnologia foi utilizada para facilitar o acesso a serviços médicos, exames, rastreamento de contatos e monitoramento. Ou seja, tudo que auxiliasse para prevenir a disseminação de doenças em ambientes de trabalho, mantendo as atividades e a produtividade do negócio.  

 

Leia também: 

O que é assessment para automação de processos 

Entenda as práticas de metodologias ágeis  

Por que investir em estratégias de UX 

 

Quais desafios que as próprias tecnologias trazem aos negócios? 

Apesar disso, as tecnologias podem trazer alguns desafios também. Nesse sentido, as preocupações mais comuns são a segurança, a proteção de dados e a dependência dos recursos tecnológicos. 

A segurança e a proteção de dados estão atreladas aos riscos cibernéticos, que incluem ataques de hackers, roubo de informações, violações de privacidade e interrupção de serviços. Já uma dependência excessiva pode deixar as empresas vulneráveis por conta de falhas técnicas ou indisponibilidade dos serviços. 

No entanto, tudo isso é possível de prever e prevenir. Apoio de especialistas, códigos seguros desde o princípio do desenvolvimento e o uso de tecnologias modernas são um caminho. Assim como a construção de planos de contingência, backups, melhorias e inovação contínua das soluções. 

 

Você está lendo: Superando os desafios globais com suporte da tecnologia 

 

Como grandes empresas estão superando os desafios globais? 

Confira exemplos de grandes empresas brasileiras que investiram em tecnologia como forma de mitigar os impactos dos desafios globais: 

 

  • Aplicativo de mensagens: o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desenvolveu, junto com o time da AMCom, um aplicativo de mensagens que garante a comunicação em tempo real entre cerca de 200 usinas geradoras de energia de fontes intermitentes. Até então, esse processo diário era feito por telefone. Com a solução, as decisões sobre a paralisação, redução ou aumento da geração de energia passaram para o app. Isso tornou a tomada de decisão mais ágil e eficiente. 

 

  • Portal do uniforme e material escolar: outro exemplo vem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Cliente da AMcom desde 2018, vários projetos já foram realizados visando usar a tecnologia como meio para melhorar a aprendizagem e a experiência de pais, alunos e professores. Com o portal, mais de 1 milhão de famílias foram beneficiadas, assegurando a aquisição de uniformes e de materiais adequados para cada fase escolar. 

 

  • Entrega de gás durante a pandemia: os times da Ultragaz e da AMcom formaram uma squad única para agilizar a conclusão de um novo aplicativo para entrega de gás. Com as restrições sanitárias, em 2020, houve um exponencial aumento da demanda reprimida por GLP residencial, em que a digitalização se tornou essencial para acesso a gás residencial na maior cidade do país. Assim, em 30 dias aconteceu o lançamento do app para a grande São Paulo, que teve mais de 450 mil downloads. 

 

  • Monitoramento da saúde dos colaboradores: falando em pandemia, uma grande empresa do setor de energia desenvolveu painéis de BI para monitorar a situação da Covid-19 nas suas unidades. Mais de 900 colaboradores foram monitorados e mais de 5,6 mil testes foram realizados. Isso ajudou a gestão da empresa, especialmente o time de Recursos Humanos, a prevenir o contágio, proteger a equipe e tomar decisões preventivas e assertivas com maior velocidade.  

 

  • Automatização de processos financeiros: ainda na pandemia, a Urbano detectou atividades simples, mas que levavam tempo para serem executadas. Depois de mapear a possibilidade de 200 robôs, a empresa iniciou sua jornada com a automatização de dois processos financeiros. O primeiro é voltado para pagamento de boletos e o segundo robô aglutina títulos em débito em conta, automatizando outros tipos de pagamento. Depois de ambos os projetos, esses processos reduziram em mais de 25% o esforço humano em tarefas repetitivas e resultaram um ROI de cerca de 190%. 

 

Por onde sua empresa deve começar? 

Esses cases podem servir como inspiração e fornecer insights práticos para que os líderes superem os desafios globais. Contudo, o mais indicado é contar com apoio de especialistas para identificar as oportunidades para a sua empresa, pois existem muitas tecnologias disponíveis para auxiliar nas mais diferentes situações. Esse auxílio faz com que o seu investimento seja mais assertivo, com soluções implementadas de forma adequada. 

Outro motivo para contar com especialistas é a base de conhecimento aprofundada e focada, experiência em implementações bem-sucedidas e acesso a tecnologias de ponta. Se aliada às lideranças, colaboradores e equipes técnicas, é possível colocar a tecnologia a favor dos objetivos do negócio. Algo fundamental para todos: uma solução eficiente, segura e estratégica. 

Em resumo, para enfrentar os desafios globais é preciso unir pessoas especialistas, tecnologia e estratégia. Com essa conexão é possível transformar processos, resultados, negócios e vida. 

Contate os nossos especialistas e desenvolva a solução ideal para a sua empresa. 

 

businessnegóciosTecnologiaTendências

Deixe seu comentário

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.