Empresa de energia customiza método de práticas ágeis

Cenário

Imagine uma renomada empresa do setor de energia, que entre tantas atividades, responde pelo gerenciamento de 10 usinas hidrelétricas. O cenário complexo e altamente regulado, que envolve muitas normativas, políticas vigentes e um rígido código de conduta estabelecido pela própria empresa, demanda um compromisso que ultrapassa as entregas da empresa e de suas diversas áreas. Existem muitas questões relacionadas à geração, transmissão e distribuição de energia, obrigações legais e ambientais, assim como as preocupações e solicitações da sociedade em geral. 

Lidar com toda essa operação exige visão, agilidade e estratégia. Nesse sentido, a gerência responsável por três dessas hidrelétricas enxergou uma oportunidade de coordenar as atividades relacionadas a essas usinas com práticas ágeis. Isso fez ainda mais sentido porque, além da complexidade do trabalho realizado, os recursos humanos são limitados. 

Sendo assim, era preciso tirar essa ideia do papel de uma forma que realmente fornecesse maior visibilidade e direcionamento para as entregas dessa gerência, auxiliando a empresa a ser uma referência neste mercado extremamente desafiador, competitivo e em constante evolução.  

Desafio

Para iniciar o processo de maior visibilidade e eficiência das atividades da área relacionadas às usinas, a gerência decidiu implantar o método ágil no final de 2022. Essa decisão estratégica foi tomada em conjunto com a equipe de tecnologia da empresa, que desempenhou um papel fundamental nesse processo. Eles sugeriram a adoção de uma ferramenta específica e forneceram orientações sobre as melhores práticas. 

Contudo, cientes do potencial da sinergia entre a ferramenta e os métodos ágeis, em outubro de 2023, a gerência queria ampliar o conhecimento da equipe em relação a este assunto. Assim, em parceria com a AMcom, foi realizado um treinamento com o objetivo de aprimorar a utilização das práticas ágeis, especialmente a customização do método, visando responder as demandas específicas da área. 

Solução

Para enfrentar o desafio, a AMcom desenvolveu um treinamento personalizado, voltado para o realinhamento das práticas ágeis já em uso pela gerência responsável. O objetivo era proporcionar uma adaptação mais precisa da ferramenta escolhida às situações específicas da área, promovendo uma transparência maior de todo o fluxo de operações relacionadas às usinas. 

O treinamento foi um marco na busca por aprimoramento, mas também trouxe outros benefícios. Ele aprimorou e consolidou a visibilidade das entregas, permitindo que a equipe acompanhasse com clareza o estágio de execução de cada atividade. Além disso, capacitou a equipe a priorizar tarefas de maneira eficaz e a compreender a importância do envolvimento e das solicitações de outras áreas da empresa. 

Essa implementação não é apenas uma melhora operacional. Ela é um reforço da influência e do impacto que uma área tem para o desempenho da empresa como um todo. Essa capacidade de adaptação e inovação em um setor tão complexo como o de energia é uma importante vantagem competitiva, assegurando que a organização esteja cada vez mais preparada para enfrentar mudanças e crescer em um ambiente em constante evolução. 

Resultado

O treinamento para realinhamento das práticas ágeis entregou uma série de benefícios para a transformação operacional da empresa, itens muito importantes para quem realmente busca resultados tangíveis com a metodologia. Veja alguns exemplos: 

  • Descrição das entregas: a equipe entendeu melhor como descrever de forma clara e precisa o que está sendo entregue, eliminando repetições, dúvidas e facilitando a compreensão de todos os envolvidos. 
  • Gestão do tempo: a introdução do conceito de classes de entrega permitiu uma gestão mais eficaz do tempo, pois com a priorização, agora é possível alocar recursos de maneira mais estratégica, agregando valor ao processo. 
  • Visibilidade das atividades: com mais visibilidade do que está em andamento, se otimizou o fluxo de trabalho e eliminou barreiras na comunicação. 
  • Previsibilidade de entregas: com uma previsão das entregas, fica mais fácil fazer um planejamento assertivo e com antecedência, reduzindo contratempos e melhorando a confiabilidade das operações. 
  • Aprendizado mútuo: mais do que as habilidades individuais, o treinamento incentivou o aprendizado mútuo, com compartilhamento de experiências e incentivando o trabalho colaborativo. 

Além da eficiência operacional, um outro ganho responde estrategicamente ao propósito da empresa, que é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Todo esse aprimoramento técnico também tem desenvolvido a capacidade de equilibrar as entregas, o que ajuda a evitar sobrecargas de trabalho, construindo um ambiente saudável e que consegue se ajustar diante da alta demanda e da pressão do setor de energia. 

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Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.