Reforçando a governança e a qualidade na agroindústria com Inteligência Artificial

A AMcom implementou recentemente uma solução de reconhecimento facial baseada em Inteligência Artificial para uma renomada companhia global do setor de alimentos. O sistema integra-se ao software de gestão de recebimento de cargas, já desenvolvido e mantido pela AMcom, agregando valor às práticas de governança e segurança da empresa.

reconhecimento facial

Uma nova era de verificação na agroindústria

O projeto traz um nível adicional de confiabilidade e governança nos processos de recebimento e classificação de grãos. A aplicação utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados de deep learning para realizar reconhecimento facial preciso. Com isso, dispensa o uso de câmeras especializadas. Por meio da câmera de um computador convencional, o sistema captura e analisa detalhes faciais únicos dos profissionais, gerando vetores de comparação que garantem dupla verificação em etapas cruciais.

Essa inovação garante que cada recebimento seja validado e associado diretamente ao profissional responsável, gerando evidências visuais que fortalecem as práticas internas de segurança e responsabilidade.

Resultados tangíveis em governança e qualidade

Grãos classificados erroneamente podem gerar grandes prejuízos ao se misturarem no estoque. O novo sistema garante que cada etapa seja realizada por um profissional habilitado, com uma camada extra de segurança e evidências visuais que fortalecem nossa governança interna.

Atualmente, cerca de 400 caminhões por dia são processados pela companhia, onde cada carga passa por uma rigorosa classificação da qualidade dos grãos. A solução com IA funciona como uma assinatura digital em tempo real, atrelando cada etapa de validação ao colaborador responsável. Isso não apenas melhora a rastreabilidade e a precisão do processo, mas também reduz os riscos de erros que podem comprometer a qualidade do estoque e os produtos finais.

Flexibilidade e inovação ao alcance de todos

Além de ser uma solução totalmente integrada ao software de gestão existente, também pode ser aplicado de forma independente em outros cenários que demandem reconhecimento facial. Seu diferencial está na acessibilidade: o sistema não exige equipamentos de alto custo e mantém alto desempenho mesmo em condições desafiadoras, como ambientes com pouca iluminação.

A flexibilidade da solução abre portas para aplicações em diversas indústrias, desde controle de acesso em instalações até validações em processos críticos. O desenvolvimento desta solução levou em consideração fatores como acessibilidade e eficiência, para que empresas possam adotar a tecnologia de IA sem grandes barreiras de entrada.

Um salto em segurança e eficiência

Com a solução, a AMcom entrega mais do que uma tecnologia de ponta: oferece uma solução estratégica que eleva os padrões de governança, responsabilidade e qualidade. Ao integrar inovação e praticidade, a empresa demonstra sua capacidade de atender demandas complexas e contribuir significativamente para o sucesso de seus clientes no mercado global.

Tags

Data, Analytics & AI

Tecnologia

inteligência artificial

Indústria

Agribusiness

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.