SME – SGP ( SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA)

O SGP SME atende 40 mil usuários e auxilia importantes decisões

A educação no Brasil envolve muito mais do que a transmissão de conteúdos. Diversos são os fatores que impactam na aprendizagem dos bebês, das crianças e dos demais estudantes, já que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade, sejam elas de diversas naturezas.  

Uma pesquisa da Unicef, que cruza dados de diferentes áreas, revela que ao menos 32 milhões de crianças e adolescentes, o que representa 63% do total, vivem na pobreza. 

Diante da atual situação que se encontra a sociedade, são necessárias políticas públicas eficazes, que podem ser muito otimizadas com a inovação tecnológica.  

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, a maior da América Latina.  vem desenvolvendo um processo de modernização desde 2018, em busca de soluções, por meio de aplicações digitais, para   melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida na rede municipal, contribuindo com a ampliação do aprendizado dos bebês, das crianças e demais estudantes, integração com as famílias e o trabalho dos professores. 

Uma dessas aplicações é o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), que conta atualmente com aproximadamente 40 mil usuários do quadro dos profissionais de educação. Ele facilita a rotina escolar com concentração de informações pedagógicas, além de permitir que, com os dados coletados, sejam tomadas decisões mais assertivas para gerir a educação   na rede municipal da cidade de São Paulo e conceda transparência quanto a política pública implantada.  

Confira detalhes sobre o projeto e os seus principais resultados. 

Desafio

Modernizar o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), incluindo funcionalidades e tornando a ferramenta um instrumento de rápido acesso às informações pedagógicas e facilitador de registros, aderente às necessidades diárias dos usuários. Além disso, também seria importante que auxiliasse na gestão por parte da SME, no acesso a informações e transparência, facilitando a exportação de dados importantes para maior assertividade nas tomadas de decisões. 

Solução

O trabalho realizado junto à SME prioriza a inovação contínua dos processos. É por isso que antes de desenvolver qualquer nova solução, o time da AMcom realiza uma assessoria para entender o que realmente cada área precisa e como pode ser feita essa automação, pois algumas vezes, as questões podem ser resolvidas de forma mais simples com ferramentas já existentes.  

Assim, no princípio depois de realizado esse tipo de mapeamento, foi iniciada a construção de uma primeira versão, tomando como base o legado. A ideia era melhorar o que já existia e não estava sendo utilizado devido a problemas de usabilidade, velocidade e praticidade. Com isso, o primeiro passo foi desenvolver e modernizar a seção do Diário de Classe, para facilitar os lançamentos.   

Iniciado o uso do novo sistema e com mais pessoas utilizando, foi-se percebendo novas possibilidades. Um exemplo são as seções para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), setor este composto por uma equipe multidisciplinar que atende crianças e adolescentes em situações diversas de vulnerabilidade, incluindo a social. Ambos não compunham o sistema legado e ainda trabalhavam com registros em papéis e planilhas pouco automatizadas, sem integração com a secretaria e demais órgãos de interesse. 

Além disso, houve a inclusão de parte da Educação Infantil, a pré-escola, e inovação no sistema para que ele tenha capacidade para o restante, como também da Educação de Jovens e Adultos. Hoje, o sistema está sendo preparado para atender praticamente 100% da rede. 

  

Resultados

O principal ganho desse projeto é em relação à performance, transparência e acesso a informações … Sendo assim, e com base nas melhores práticas de usabilidade, os cerca de 40 mil usuários do sistema hoje são beneficiados com: 

  • Automação de processos 
  • Telas integradas com cálculo centralizado de frequência e registro de notas/conceitos 
  • Notificações com alertas 
  • Workflow de aprovação 
  • Emissão de relatórios gerenciais 
  • Otimização de gestão 
  • Transparência e acesso a informações  
     

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