Entenda as práticas de metodologias ágeis para formação e gestão de squads

O mercado está cada vez mais competitivo. As empresas têm buscado, constantemente, formas de aumentar produtividade e qualidade. Sendo assim, uma das soluções mais eficazes encontradas é a implementação de práticas de metodologias ágeis. 

Muito dessa crescente busca é resultado da pandemia. A crise sanitária acelerou a necessidade de transformação digital dos negócios. Ela afetou significativamente o formato de trabalho das organizações e como elas se adaptam às mudanças rápidas e imprevisíveis. Sendo assim, foi preciso repensar o formato de trabalho tradicional a partir da necessidade de trabalhar remotamente, encontrando maneiras mais ágeis e eficazes de lidar com a complexidade e as incertezas da economia. 

As práticas de metodologias ágeis oferecem uma abordagem flexível e iterativa. Elas permitem que as equipes se adaptem rapidamente às mudanças e priorizem as entregas mais importantes. Ou seja, garantem equipes produtivas e eficazes independentemente de crises que não estão sob o seu controle. Dados da consultoria Gartner, inclusive, apontam que líderes de engenharia de software que usam ferramentas e métodos para dar suporte ao trabalho ágil remoto verão 20% de ganhos em produtividade e 50% menos atrito.   

Quais são as práticas ágeis 

Com sua abordagem de flexibilidade e colaboração, as práticas de metodologias ágeis são aquelas que auxiliam as empresas a serem mais eficientes. A adoção está comumente associada à tecnologia, em especial à área de desenvolvimento. Afinal, a transformação digital e a necessidade de inovação contínua tem influenciado nesse resultado. E isso geralmente é realizado pela formação de times multidisciplinares, que são chamadas de squads. 

Porém, temos visto empresas implementando essas práticas também nos setores de backoffice. Isso porque todo o negócio precisa estar preparado para se adaptar à constante evolução das tecnologias e do mercado. O que impacta no lançamento de produtos e serviços como resposta às demandas dos clientes. Dessa forma, uma entrega de valor se torna prioridade, aumentando a fidelidade e a possibilidade de novas oportunidades. 

Como é formada uma squad 

Nesse sentido, a formação de squads surge como uma das principais maneiras de implementar práticas de metodologias ágeis nas empresas. As squads são formadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que trabalham juntos em um projeto comum. Cada squad é independente e tem autonomia para tomar decisões e realizar todas as atividades que sejam relevantes para alcançar os objetivos propostos.  

Os membros da squad atuam em colaboração, trocando conhecimentos e experiências. Isso permite que a solução seja pensada de forma mais completa e as soluções sejam entregues mais rapidamente. Então, a comunicação é facilitada por essa interação constante, o que evita atrasos e problemas causados por falta de informação. 

Confira os seis benefícios da formação de uma squad 

A formação de squads apresenta os mais diversos benefícios para as empresas. Por exemplo: 

  • Aumento da produtividade: com a colaboração entre os membros da equipe, as atividades são realizadas de forma mais eficiente. A metodologia ágil incentiva a melhoria contínua, com foco na eliminação de desperdícios e na maximização do valor entregue. Isso ajuda a aumentar a eficiência do processo de desenvolvimento, reduzindo o tempo e o custo necessários para entregar soluções de alta qualidade. 
  • Melhoria da qualidade: com equipes ágeis, a qualidade do software é uma prioridade constante, pois as equipes estão sempre buscando melhorias na qualidade do código, testes, integração e inovação contínua. Sendo assim, as chances de o sistema conter erros e bugs são minimizadas. Ou seja, a identificação e a correção de ocorrências são agilizadas, melhorando a experiência do usuário e a satisfação do cliente.  
  • Foco na entrega de valor: as equipes ágeis trabalham em ciclos curtos, geralmente de duas a quatro semanas. O objetivo é entregar valor em cada ciclo. Dessa forma, os executivos podem ver resultados tangíveis e relevantes em um curto período de tempo, o que ajuda a manter o foco na entrega de valor aos clientes. 

Benefícios da formação de uma squad

  • Maior flexibilidade: a autonomia das squads também as tornam mais flexíveis e altamente adaptáveis. Nesse sentido, elas se ajustam rapidamente às mudanças nas demandas do mercado e nas solicitações do cliente. Com isso, os executivos também têm mais flexibilidade em como usam a tecnologia para responder às necessidades dos negócios. 
  • Ambiente colaborativo: com as squads, há uma equipe de especialistas trabalhando em total colaboração com o time de negócios. Enquanto a equipe de tecnologia entende melhor as necessidades do negócio, ela pode entregar soluções que atendam às necessidades específicas da empresa. 
  • Melhoria do clima organizacional: o ambiente mais colaborativo e dinâmico dos projetos ágeis aumenta a motivação e o engajamento do time. Além disso, a formação de squads torna a empresa mais inovadora e ágil, pois as decisões são tomadas de forma mais rápida e eficiente. 

Como fazer a gestão de uma squad 

As squads geralmente são auto-organizadas. Isso quer dizer que a equipe é responsável por tomar as próprias decisões e estabelecer o melhor formato de trabalho. Quem define a priorização das tarefas e os objetivos do projeto é o gerente de produto (Product Owner). Ele atua como uma ponte entre a equipe e o cliente. Há também o Scrum Master, quem garante que as práticas de metodologias ágeis estão realmente sendo adotadas. É uma espécie de facilitador e coach, que desperta o senso de colaboração, facilita a comunicação e remove o que possa estar impedindo a evolução do projeto. 

Diariamente, as squads se reúnem para compartilhar o que fizeram no dia interior, o foco do dia atual e se há algum impedimento. Também há o planejamento de cada ciclo, quando são definidas as ações a serem realizadas no período e cada um se compromete a finalizá-las dentro do prazo. Sendo assim, essa etapa é muito importante para que o gerente de produto possa aprovar ou não o aprimoramento do projeto que está sendo realizado. 

Essa autonomia e responsabilidade é o que têm feito as squads ganharem espaço nas empresas conectadas à evolução da tecnologia. 

Conheça os valores das práticas de metodologias ágeis 

Esses quatro valores são os princípios que norteiam a abordagem ágil para o desenvolvimento de software e gestão de projetos. Cada um deles tem um significado específico e serve como guia para as squads: 

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: aqui é valorizada a importância de as pessoas estarem em primeiro lugar, reconhecendo que o sucesso do projeto depende de comunicação e colaboração. Por isso, se faz necessária a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e estimulante, que incentiva a participação ativa dos membros da equipe e promova a troca de ideias e feedbacks construtivos.  
  2. Software funcionando mais que documentação abrangente: isso quer dizer que o importante é entregar um sistema funcional e de qualidade em um curto espaço de tempo. A metodologia ágil deixa a burocracia de lado e prioriza a entrega de funcionalidades tangíveis, por meio de processos iterativos e incrementais. Assim, a equipe pode avaliar o progresso e ir fazendo ajustes quando julga necessário. 
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: nada mais é do que parceria. Ou seja, compreender as reais necessidades e expectativas do cliente. E então, entregar soluções de maneira eficaz. As práticas de metodologias ágeis valorizam a participação ativa do cliente em todo o projeto, assegurando a tomada da decisão final e fornecendo feedbacks constantes para a equipe. 
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano: novamente, ser flexível e adaptável a mudanças. Esse formato de trabalho reconhece que mudanças são inevitáveis para uma constante evolução. Por isso, incentiva a equipe a se adaptar rapidamente aos novos requisitos e necessidades do cliente.  

Adote práticas de metodologias ágeis e acelere a transformação digital da sua empresa. Converse com um de nossos especialistas. 

agilidadegestão de squadsmetodologias ágeissquad

Deixe seu comentário

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.