Exemplos práticos de como impulsionar projetos de tecnologia no seu negócio 

Investir em tecnologia não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para se manter competitivo. Atualmente, são muitas as maneiras de como impulsionar projetos de tecnologia de um negócio, sendo que os resultados alcançados serão sempre proporcionais ao investimento feito. De tempo, esforço e financeiro. 

Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os investimentos e gastos com TI representam 9% do faturamento das empresas brasileiras. E conforme um outro estudo, da plataforma Cortex, há uma correlação entre investimento e faturamento: empresas com melhores índices tecnológicos são as que mais faturam. 

É por isso que os projetos envolvendo a TI devem ter um significado muito maior do que digitalizar processos, atender às demandas do mercado ou promover uma boa experiência aos clientes. Eles devem estar atrelados ao planejamento estratégico. Tecnologias relevantes são aquelas usadas como meio para a criação de soluções que agreguem valor ao negócio. 

Nesse artigo, você vai entender o que precisa ser feito para colocar os projetos de tecnologia no centro do negócio. Além de descobrir uma série de oportunidades para potencializar a eficiência, produtividade e lucratividade da empresa. 

 

Passo a passo de como impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio 

 

1. Descoberta das necessidades: 

Antes de dar início a qualquer projeto tecnológico, é preciso que você avalie as reais necessidades da empresa e entenda quais os recursos tecnológicos atenderiam essas demandas. Para isso, faça um levantamento de todos os processos internos, identifique gargalos e analise o que seria o ideal. A partir de então, liste os recursos disponíveis, como automação, análise de dados avançadas e outras soluções. Isso ajudará a direcionar seus investimentos de forma estratégica e eficiente. 

Foi o que aconteceu com uma grande empresa do setor Financeiro. Por meio de uma Discovery Sprint, os gestores descobriram a possibilidade de otimizar a jornada do usuário em 43%, conquistando assertividade para a construção de uma solução e protegendo o investimento.  

Essa abordagem é uma prática ágil, que valida um projeto em cinco dias. Ela é indicada quando não existe informação suficiente sobre as necessidades e dores da empresa, voltada para a exploração e entendimento do problema antes de criar uma estratégia. 

 

2 . Definição de metas: 

Estabeleça metas concretas para seus investimentos em tecnologia. Há alguns caminhos que você pode seguir. Você pode desejar o aumento da eficiência operacional, a melhora da experiência do cliente, a expansão para novos mercados ou o aprimoramento da segurança cibernética. Metas bem estabelecidas não apenas orientam seus esforços, tempo e investimento. Mas também fornecem uma maneira mensurável de avaliar o sucesso de suas iniciativas. 

 

3. Elabore um plano de investimento: 

Depois de saber quais as reais necessidades da empresa e as metas prioritárias para atendê-las, elabore um plano detalhado do seu investimento em tecnologia. Mas faça isso orientado pelo orçamento disponível, prazos e recursos. Se preciso, divida o plano em etapas para permitir uma implementação mais assertiva, em que você pode fazer um monitoramento do progresso e os ajustes necessários para que o projeto seja realmente eficaz. 

Durante a pandemia, uma grande empresa do setor alimentício precisava encontrar formas de driblar a redução da equipe. Por meio de um assessment, foram descobertos mais de 200 processos que poderiam ser automatizados, em 10 áreas diferentes. Para dar início a uma jornada de automação robótica de processos (RPA), a empresa escolheu duas atividades da área financeira.  

A primeiro era voltada para pagamento de boletos e a segunda aglutina títulos em débito em conta, automatizando outros tipos de pagamento. Depois de ambos os projetos em execução, os processos reduziram em mais de 25% o esforço humano em tarefas repetitivas e resultaram em um ROI de cerca de 190%.   

 

4. Parcerias estratégicas:  

Parceiros tecnológicos podem unir o acesso a conhecimentos especializados com inteligências multidisciplinares e tecnologias relevantes para cocriar soluções inovadoras e que realmente impactem na estratégia do negócio. Considere parceria com empresas de desenvolvimento de softwares customizados e entenda como impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio, aproveitando experiências de mercado e acelerando resultados.  

Foi assim que uma agroindústria otimizou em 75% o cadastramento de clientes. A área de TI da empresa disponibilizou uma API responsável por tornar a automação mais simples, mais barata e mais segura, além de aumentar consideravelmente o desempenho de execução do robô.  

Então, os colaboradores passaram a se dedicar em atividades mais estratégicas, como relacionamento com os clientes e a venda dos serviços. Antes, eles dedicavam cerca de duas horas diárias para a atualização ou realização de novos cadastros no sistema. 

 

5. Melhoria contínua: 

Depois de todo esse planejamento e decisões estratégicas, é preciso fazer o monitoramento das soluções tecnológicas implementadas. Monitore de perto seus impactos e resultados. Análise dados e métricas relevantes para avaliar o sucesso em relação às metas definidas. Esteja preparado para ajustar sua abordagem conforme necessário para otimizar o desempenho e aumentar o retorno sobre o investimento. 

 

6. Cultura de inovação:  

Quanto mais você está disposto a fazer investimentos e entender como impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio, mais as pessoas estarão com o olhar voltado para a inovação. Promova essa cultura, incentivando os colaboradores a compartilhar ideias e buscar soluções para melhorias em suas áreas. Estabeleça um ambiente onde a experimentação e a adaptação sejam valorizadas, onde a tecnologia seja vista como um meio de agregar valor às entregas e não temida como uma concorrente. 

Um exemplo dos resultados que esse acompanhamento traz vem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). Eles deram início a um projeto de modernização do Sistema de Gestão Pedagógica. A ideia era incluir funcionalidades e tornar a ferramenta mais aderente às necessidades diárias dos usuários, para que a plataforma permitisse um acesso rápido às informações pedagógicas e facilitasse os registros. 

Iniciado o uso do novo sistema e com mais pessoas utilizando, se percebeu novas possibilidades. Como as seções para outras áreas que não compunham o sistema legado e ainda trabalhavam com registros em papéis e planilhas pouco automatizadas, sem integração com a secretaria e demais órgãos de interesse. Além da inclusão de parte da pré-escola e inovação para que o sistema tenha capacidade para atender praticamente 100% da rede de ensino paulistana. 

 

Quais abordagens podem impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio 

Há uma série de abordagens que podem ser adotadas pelas empresas para impulsionar os projetos de tecnologia. As práticas de metodologias ágeis são um exemplo. Elas permitem que as equipes se adaptem rapidamente às mudanças e priorizem as entregas mais importantes. 

Quando combinadas com as ferramentas ou recursos mais indicados para determinado projeto, os resultados podem ser surpreendentes. É importante seguir o que foi planejado, avaliando cuidadosamente as opções existentes e estudando maneiras de adaptá-las às necessidades da empresa. Assim, é certo que a empresa estará bem-posicionada para enfrentar os desafios futuros. 

 

Confira algumas oportunidades: 

 

1. Automação de processos:

 

Uma combinação entre a automação robótica de processos e a inteligência artificial alivia a carga de trabalho manual, ampliando a eficiência, reduzindo erros inerentes do fator humano e liberando a equipe para atividades que requerem habilidades mais criativas, analíticas e estratégicas. Isso reflete em uma melhora na operação diária, contribuindo para a vantagem competitiva e o crescimento sustentável da empresa. 

Embora ainda tenha um indicador tímido, os processos de automação estão sendo vistos como parte da estratégia empresarial, com citação direta de 20,5% das empresas brasileiras de grande porte, conforme estudo do IDC. Além disso, a inteligência artificial vem ganhando espaço no orçamento, aparecendo com o terceiro maior potencial. 

Com isso, a expectativa é que uma fusão de inteligência e automação traga novas capacidades para apoiar os negócios nos próximos anos.   

 

2. Análise de dados:  

A análise de dados revela padrões de comportamento, tendências de negócios e oportunidades estratégicas. Com isso, a empresa ganha insights valiosos sobre o mercado, que possibilitam o direcionamento de decisões e estratégias de investimento, fazendo com que as empresas aloquem recursos de maneira mais precisa e eficaz. 

Um levantamento da consultoria Gartner mostra que a análise de dados é a tecnologia preferida pelos CIOs brasileiros nos últimos dois anos. De 2022 para 2023, ela apresenta um leve crescimento (de 61% para 64%). A modernização de aplicações é a que mais cresceu nesse sentido, passando de 35% para 50%.  

As duas podem estar totalmente ligadas. Afinal, é justamente a partir da análise de dados que as empresas têm insights para modernizar suas tecnologias. 

 

3. Internet das Coisas (IoT):  

Outra forma de captar dados é por meio da IoT, que se refere à interconexão de dispositivos, objetos e máquinas à Internet. Esses equipamentos coletam, armazenam e trocam entre si e softwares informações que contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva. Em resumo, a IoT deixa os nossos objetos do dia a dia “inteligentes”. Por exemplo, estamos falando de sensores conectados a dispositivos móveis e wearables (dispositivos vestíveis) até eletrodomésticos, veículos e equipamentos industriais. 

Uma área que tem explorado muito esses sensores é o agronegócio. Isso porque eles conseguem coletar uma variedade de dados importantes para a agricultura de precisão, como temperatura, umidade, localização geográfica, consumo de energia, entre outros. Até 2026, a agricultura de precisão deve crescer US$ 20 bilhões (cerca de R$ 110,2 bilhões), de acordo com dados da Market and Markets. 

 

4. Cloud computing:  

O cloud computing oferece vantagens como flexibilidade, escalabilidade, eficiência operacional, redução de custos e facilidade de implementação de novos serviços. E tudo isso reunido gera uma vantagem competitiva, pois permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e foquem no core business. 

Entre as tecnologias prioritárias elencadas no levantamento do Gartner, estão as Cloud Platfroms. Em um ranking com as tecnologias que mais receberão investimentos neste ano, sendo citada por 56% dos CIOs brasileiros. 

 

5. Cibersegurança:  

Essa deve ser uma das maiores prioridades para quem deseja impulsionar projetos de tecnologia. A proteção dos ativos digitais preserva a integridade e confidencialidade de dados, mas também a reputação da empresa e toda a questão financeira que pode discorrer de um ataque cibernético. 

No ano passado, os ataques de ransomware atingiram 68% das empresas brasileiras, um aumento de quase 24% em relação ao período anterior. Esse tipo de ciberataque consiste no bloqueio de acesso aos dados, exigindo um resgate para restaurá-los. E o tempo de resgate chama ainda mais a atenção. Cerca de 30% das empresas precisaram esperar até seus meses para recuperar backups. 

Portanto, além de proteger dados sensíveis, manter a confiança dos stakeholders e, especialmente, estar de acordo com as regulamentações, o um desenvolvimento de código seguro dá continuidade as operações do negócio. 

 

6. Plataformas de colaboração e comunicação:  

Elas desempenham um papel fundamental para melhorar a eficiência da equipe nesse novo contexto que vivemos, com empresas atuando globalmente. Existem algumas opções no mercado, mas a função de todas é permitir uma colaboração mais fluida e em tempo real entre os colaboradores. Essas ferramentas facilitam a troca de informações, promovem decisões mais rápidas e eficazes, além de construir um ambiente de trabalho moderno e altamente conectado com as necessidades atuais das empresas. 

A mesma pesquisa da Cortex citada lá no início, também listou as ferramentas mais utilizadas para digitalizar os processos das empresas. O Microsoft Teams e o Office 365 estão entre as mais citadas para comunicação e produtividade. Talvez porque a plataforma Microsoft 365 tenha mais de 258 milhões de licenças empresariais pagas em todo o mundo, conforme levantamento da Venture Beat.  

Isso já coloca essas empresas à frente, pois a plataforma é uma das mais completas quando se fala de aplicativos baseados na nuvem. Todos os recursos têm como foco o trabalho colaborativo simultâneo e a segurança das informações. 

 

7. Integração de sistemas e APIs: 

Depois de conhecer tantas abordagens existentes para impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio, é preciso entender a importância de integrações e adoção de APIs. A partir delas, é possível otimizar as operações da empresa e garantir o aproveitamento máximo dos sistemas.  

Elas evitam que as equipes realizem os mesmos trabalhos em aplicativos diferentes, tornam os fluxos de trabalho mais otimizados com a concentração em ações mais estratégicas, melhoram a precisão e consistência dos dados com todos os sistemas conectados, possibilitam uma tomada de decisão baseada em dados e fatos, entre outros. 

 

Comece agora mesmo a impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio 

Faça como 53% dos líderes brasileiros, que estão buscando formas de aperfeiçoar os negócios para atender às exigências futuras, conforme pesquisa da PwC. E o futuro é tecnológico. 

A consultoria Gartner indica três ações para você executar agora pensando nos resultados de amanhã: 

 

1 .Contar com líderes que criem essa conscientização sobre as oportunidades de alinhar os recursos tecnológicos empresariais às estratégias e entregas de valor; 

2. Selecionar continuamente novas tecnologias capazes de dar suporte aos objetivos estratégicos do negócio; 

3. Se manter atento a novas iniciativas e tendências, construindo equipes multifuncionais e desenvolvendo a colaboração. 

 

Para que tudo isso seja possível sem tirar o foco do core do negócio, considere incluir especialistas em tecnologia para cocriar soluções digitais. Na AMcom, unimos tecnologias relevantes e inteligências multidisciplinares para transformar os negócios de grandes empresas.  

Converse com os nossos especialistas e descubra oportunidades de como impulsionar os projetos de tecnologia no seu negócio. 

Deixe seu comentário

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AMcom expressa a forma de atuação da empresa em todos os seus negócios, orientando o modo pelo qual seus colaboradores e terceiros devem se comportar e agir em relação aos temas nele abordados.

Ele reúne as principais diretrizes éticas, normas internas e o dever de conformidade com leis e normas externas, especialmente aquelas voltadas ao combate à corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, ao assédio e a toda e qualquer prática irregular.

Ele dispõe, ainda, de regras relacionadas aos comportamentos desejados na empresa e que devem ser adotadas por todos, e estimula que seja utilizado o Canal de Denúncia imediatamente caso haja qualquer violação ao código.